Whatsapp icon Whatsapp

Ana Bolena

Ana Bolena foi rainha consorte da Inglaterra entre 1533 e 1536 por ser a esposa de Henrique VIII. Foi condenada por alta traição e adultério, sendo decapitada por isso.
Pintura de Ana Bolena, rainha consorte da Inglaterra entre 1533 e 1536.
Ana Bolena foi rainha consorte da Inglaterra entre 1533 e 1536.

Ana Bolena foi uma nobre inglesa que ficou conhecida por ter sido a segunda esposa de Henrique VII, mantendo-se casada com o rei entre 1533 e 1536. Nesse período ela foi a rainha consorte da Inglaterra. O casamento de Ana Bolena com Henrique VIII foi polêmico e motivou o rompimento da Inglaterra com a Igreja Católica.

Bolena gerou uma filha com Henrique VIII, chamada Elizabeth. Entrou em desgraça porque o rei Henrique VIII esperava que ela gerasse um herdeiro (do gênero masculino), o que não aconteceu. Por isso foi acusada de alta traição, incesto e adultério, sendo decapitada em Londres em 1536.

Leia também: Maria Antonieta — a rainha da França que foi decapitada no contexto da Revolução Francesa

Resumo sobre Ana Bolena

  • Ana Bolena foi um nobre inglesa que se tornou rainha consorte da Inglaterra.

  • Nasceu em uma família nobre de pouca expressão e foi educada na corte francesa.

  • Tornou-se dama de Catarina de Aragão, a primeira esposa de Henrique VIII.

  • O rei Henrique VIII se interessou por Ana Bolena a partir de 1526 e os dois se casaram em 1532.

  • O casamento de Henrique VIII com Ana Bolena motivou o rompimento nas relações da Inglaterra com a Igreja Católica.

  • Foi decapitada em 1536, depois de ser condenada por alta traição e adultério.

Biografia de Ana Bolena

Primeiros anos de Ana Bolena

Ana Bolena nasceu em Norfolk, na Inglaterra, em 1501. A data de nascimento precisa é desconhecida e não se tem certeza se ela de fato nasceu em 1501, uma vez que existem historiadores que apontam que ela pode ter nascido em 1507. Ela era filha de Tomás Bolena e de Elizabeth Howard, possuindo também dois irmãos.

A família de Ana Bolena pertencia à nobreza, embora não tivesse tanto prestígio assim. A condição social da família de Ana Bolena permitiu que ela tivesse uma educação refinada, sendo enviada para a Bélgica e depois para a França, onde teve contato com a corte francesa, aprendendo a como se comportar nesse ambiente.

Ana Bolena foi alfabetizada, sabendo ler e escrever, sendo ensinados a ela diversos conteúdos, como gramática, aritmética e história, além de terem sido ensinadas a ela diversas habilidades domésticas – conhecimento que era considerado desejável a uma mulher do século XVI.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Retorno de Ana Bolena para a Inglaterra

Em 1522, a família de Ana Bolena exigiu que ela retornasse para a Inglaterra. O retorno de Ana Bolena aconteceu porque seu pai, Tomás Bolena, cogitava casá-la com James Butler, filho de Piers Butler. O casamento foi cogitado para resolver uma disputa de terras na Irlanda que era travada por Tomás e Piers.

A ideia de casar Ana Bolena não avançou, então ela passou a fazer parte da corte de Henrique VIII, o rei da Inglaterra. Ela foi dama de companhia da princesa Maria, irmã do rei, e depois se tornou dama de Catarina de Aragão, rainha consorte da Inglaterra. Outra possibilidade infrutífera de casamento se deu quando Bolena se interessou por Henry Percy, mas a família do jovem não quis casá-lo com a jovem.

A vida de Ana Bolena foi drasticamente alterada quando o rei Henrique VIII passou a notá-la e começou a demonstrar interesse pela jovem. Os historiadores apontam que isso teria acontecido por volta de 1526. Ana Bolena entendia todos os riscos da situação e não aceitava os cortejos do rei.

Ela não quis ser amante do rei e também não aceitava os seus presentes, deixando claro que só aceitaria algo se casando com Henrique VIII. O rei, casado com Catarina de Aragão, estava insatisfeito com o seu casamento porque sua esposa não gerava um herdeiro do gênero masculino. Por isso, Henrique VIII passou a cogitar anular o seu casamento.

Casamento secreto de Ana Bolena

Pintura retratando Ana Bolena caçando com Henrique VIII.
Ana Bolena caçando com Henrique VIII.

Henrique VIII encontrou uma justificativa e fez uma solicitação ao papa Clemente VII para que ele anulasse o seu casamento. Entretanto, o papa não aceitou anular o casamento de Henrique VIII com com Catarina de Aragão, deixando o rei furioso. Essa situação resultou numa quebra nas relações permanentes da Inglaterra com a Igreja Católica.

O rei rompeu relações com a Santa Sé, fundando a própria igreja (chamada Igreja Anglicana), tornando-se o chefe supremo da nova igreja. Assim, ele teve condições de anular seu casamento. Catarina de Aragão foi afastada da corte em 1531, e em 1533 foi oficializada a anulação do casamento.

Entretanto, Henrique VIII e Ana Bolena já haviam se casado mesmo sem a anulação do casamento do rei com Catarina. Bolena e Henrique VII realizaram um casamento secreto, casando-se em 14 de novembro de 1532. O casamento fez de Ana Bolena a rainha consorte da Inglaterra. Logo depois, Ana Bolena engravidou do rei Henrique VIII, criando a expectativa de que um herdeiro seria gerado.

Acesse também: O que é o anglicanismo?

Como foi a morte de Ana Bolena?

Pintura retratando a execução de Ana Bolena.
Execução de Ana Bolena.

A boa fase de Ana Bolena com o rei logo passou. Isso porque ela gerou apenas uma filha ao rei (chamada Elizabeth). O fato de nenhum herdeiro ter nascido de Ana Bolena fez com que ela caísse em desgraça. Ana Bolena, além de tudo, era uma figura impopular entre a população e a corte da Inglaterra.

O resultado disso é que o rei passou a se envolver com outra mulher, chamada Jane Seymour – dama da rainha consorte. Henrique VIII se livrou de Ana Bolena acusando-a de alta traição, adultério e incesto, fazendo com que ela fosse presa em maio de 1536. Ela permaneceu presa na Torre de Londres, sendo julgada e condenada à morte.

Ana Bolena foi executada por decapitação no dia 19 de maio de 1536. Os relatos contam que ela estava serena no dia de sua execução.

Veja também: Maria Stuart — a rainha da Escócia de 1542 até 1567 decapitada em 1586 a mando de Elizabeth I

Representações de Ana Bolena na cultura popular

Ana Bolena é uma figura de repercussão na história, principalmente porque o seu casamento gerou o rompimento da Inglaterra com a Igreja Católica e o surgimento da Igreja Anglicana. Exatamente por isso, tornou-se comum que Bolena fosse retratada na cultura popular. Entre algumas aparições de Ana Bolena na cultura popular estão:

  • The famous history of the life of King Henry VIII, peça teatral de William Shakespeare e John Fletcher.

  • Murder Most Royal, novela escrita por Jean Plaidy.

  • A Man for All Season, filme de 1966.

  • The Tudors, série de televisão.

Algumas curiosidades sobre Ana Bolena

  • Antes de Ana Bolena se envolver com Henrique VIII, sua irmã, Maria Bolena, tinha sido amante do rei.

  • Ana Bolena falava francês com perfeição.

  • Ana Bolena era, muito provavelmente, reformista.

  • O irmão de Ana Bolena, George, foi decapitado dois dias antes pela mesma acusação de incesto.

Fontes

BRUNATO, Ingredi. O auge e a queda de Ana Bolena, mulher que fez o rei romper com a Igreja Católica. Disponível em: https://aventurasnahistoria.uol.com.br/noticias/paulo-rezzutti/o-auge-e-a-queda-de-ana-bolena-mulher-que-fez-o-rei-romper-com-a-igreja-catolica.phtml.

BUONO, Vinícius. 10 curiosidades sobre Ana Bolena, retratada em nova série da Netflix. Disponível em: https://aventurasnahistoria.uol.com.br/noticias/almanaque/dez-curiosidades-sobre-ana-bolena-uma-das-mais-famosas-e-controversas-rainhas-inglesas.phtml.

CARTWRIGHT, Mark. Anne Boleyn. Disponível em: https://www.worldhistory.org/Anne_Boleyn/.

DOMINGUES, Joelza Ester. Execução de Ana Bolena, Inglaterra. Disponível em: https://ensinarhistoria.com.br/linha-do-tempo/execucao-de-ana-bolena-inglaterra/.

Publicado por Daniel Neves Silva

Artigos Relacionados

Anglicanismo
Reforma Protestante, Reforma Anglicana, anglicanismo, Henrique VIII, Ana Bolena, Catarina de Aragão, papa Clemente VII, Carlos V, Sacro Império Romano Germânico, Elizabeth I, Ato de Supremacia, Segundo Ato de Supremacia.
Guerra das Rosas
Saiba os motivos que ocasionaram a Guerra das Rosas. Entenda o porquê do nome desse conflito. Acompanhe as disputas pelo poder inglês entre os York e os Lancaster.
Guerra dos Cem Anos
Guerra dos Cem Anos, França, Inglaterra, Carlos IV, Eduardo III, Carlos IV, região de Flandres, Filipe de Valois, Batalha de Creci, João, o Bom; de Btretigny, Joana d’Arc, batalha de Calais.
Maria Stuart
Saiba mais sobre a vida de Maria Stuart ao acessar este texto. Veja detalhes sobre sua infância, seus casamentos e os motivos de sua morte precoce.
video icon
"Matemática do Zero | Classificação de triângulos" escrito sobre fundo azul
Matemática do Zero
Matemática do Zero | Classificação de triângulos
Nessa aula veremos que um triângulo pode ser classificado quanto às medidas dos lados (isósceles, equilátero e escaleno) e quanto às medidas dos ângulos (acutângulo, retângulo e obtusângulo).