Whatsapp icon Whatsapp

Constituição dos ácidos nucleicos

Muitas pessoas não sabem ao certo a constituição dos ácidos nucleicos, desconhecendo, assim, as diferenças básicas entre o DNA e o RNA.
O DNA, ou ácido desoxirribonucleico, é um tipo de ácido nucleico
O DNA, ou ácido desoxirribonucleico, é um tipo de ácido nucleico

 Os ácidos nucleicos são substâncias orgânicas ácidas descobertas inicialmente no núcleo celular. Essas moléculas podem ser de dois tipos: DNA ou RNA. DNA é a sigla usada para indicar o ácido desoxirribonucleico; RNA, por sua vez, é a sigla de ácido ribonucleico.

Os ácidos nucleicos são formados por nucleotídeos, que são compostos por um ácido fosfórico, um açúcar e uma base nitrogenada (observe esquema a seguir). Esses nucleotídeos estão unidos um ao outro por ligações fosfodiéster estabelecidas entre um açúcar e um fosfato.


Observe o esquema de um nucleotídeo.

O DNA e o RNA diferenciam-se graças ao açúcar e às bases nitrogenadas encontradas em seus nucleotídeos. O ácido fosfórico, por sua vez, é igual nos dois ácidos nucleicos existentes.

O açúcar presente nos ácidos nucleicos é uma pentose, que pode ser uma desoxirribose ou uma ribose. A desoxirribose é a pentose presente no DNA, que, por isso, recebe o nome de ácido desoxirribonucleico. O RNA contém a ribose e, por isso, é denominado de ácido ribonucleico.

Outra diferença entre ácidos nucleicos são as bases nitrogenadas, que podem ser de cinco tipos diferentes: adenina, guanina, citosina, timina e uracila. A timina é uma base exclusiva do DNA, enquanto a uracila aparece apenas no RNA. As outras três bases (adenina, citosina e guanina) ocorrem em ambos os ácidos nucleicos.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)


Analise a estrutura das diferentes bases nitrogenadas.

Costuma-se dividir as bases nitrogenadas em dois grupos: as bases púricas (adenina e guanina) e as pirimídicas (citosina, timina e uracila). Essas últimas são formadas por apenas um anel de carbono e nitrogênio. Já as bases púricas apresentam dois anéis de carbono e nitrogênio. (Observe o esquema acima)

Além de todas essas diferenças em sua composição, o DNA e o RNA diferenciam-se por sua estrutura. Enquanto no DNA observamos uma dupla fita em hélice, no RNA observa-se apenas uma cadeia que pode enrolar-se sobre si mesma.

A respeito da síntese dos ácidos nucleicos, o DNA se destaca pela sua capacidade de autoduplicação. Esse processo é conhecido como replicação do DNA e se caracteriza por ser semiconservativo, pois o DNA formado nesse processo é composto por uma fita recém-formada e outra pertencente ao DNA usado no processo (conheça detalhadamente o processo de replicação de DNA clicando aqui!)

A síntese de RNA também ocorre a partir de uma molécula de DNA, que é usada como molde em um processo conhecido como transcrição. Nesse processo, a principal enzima responsável por desencadear a reação é a chamada RNA-polimerase.

Aprenda um pouco mais sobre o processo de transcrição clicando aqui!

Publicado por Vanessa Sardinha dos Santos
Assista às nossas videoaulas

Artigos Relacionados

Cloroplasto
Clique aqui e conheça os cloroplastos, organelas presentes em células vegetais e das algas. Saiba quais são suas funções e como é sua estrutura
Composição química de ácidos nucleicos
Conheça a base química da hereditariedade.
Estrutura dos ácidos nucleicos
Conheça os ácidos nucleicos, seus tipos, estrutura e constituição.
Molécula de RNA
A molécula que media o controle gênico, proporcionando a síntese das proteínas.
Replicação do DNA
Um mecanismo de duplicação semiconservativa das informações genéticas.
Teoria Celular
Você já ouviu falar a respeito da teoria celular? Clique aqui e descubra por que essa teoria é tão importante para a Biologia!
Ácidos Nucleicos
Saiba mais sobre o ácido desoxirribonucleico (DNA) e o ácido ribonucleico (RNA).
video icon
"Nietzsche e os sentidos da vida" escrito sobre fundo cinza ao lado da imagem do filósofo Nietzsche
Filosofia
Nietzsche e os sentidos da vida
Nietzsche pode ser alçado como um daqueles teóricos que deu dicas de como viver com base em sua erudição? Ele mesmo, não. O que ele nos deixou foi uma crítica sobre diversos modos de vida, além de ter apontado uma espécie de psicologia do sujeito. Nós, contemporâneos, é que, na busca por sentido de viver em um modo de vida sem sentido, volta e meia retomamos a filosofia de Nietzsche para não ficarmos loucos. Assista a este vídeo e entenda!

Outras matérias

Biologia
Matemática
Geografia
Física
Vídeos
video icon
Pessoa com as pernas na água
Saúde e bem-estar
Leptospirose
Foco de enchentes pode causar a doença. Assista à videoaula e entenda!
video icon
fone de ouvido, bandeira do reino unido e caderno escrito "ingles"
Gramática
Inglês
Que tal conhecer os três verbos mais usados na língua inglesa?
video icon
três dedos levantados
Matemática
Regra de três
Com essa aula você revisará tudo sobre a regra de três simples.