2. Biologia
  3. Biologia celular
  4. Células
  5. Constituição dos ácidos nucleicos

Constituição dos ácidos nucleicos

Muitas pessoas não sabem ao certo a constituição dos ácidos nucleicos, desconhecendo, assim, as diferenças básicas entre o DNA e o RNA.

Os ácidos nucleicos são substâncias orgânicas ácidas descobertas inicialmente no núcleo celular. Essas moléculas podem ser de dois tipos: DNA ou RNA. DNA é a sigla usada para indicar o ácido desoxirribonucleico; RNA, por sua vez, é a sigla de ácido ribonucleico.

Os ácidos nucleicos são formados por nucleotídeos, que são compostos por um ácido fosfórico, um açúcar e uma base nitrogenada (observe esquema a seguir). Esses nucleotídeos estão unidos um ao outro por ligações fosfodiéster estabelecidas entre um açúcar e um fosfato.

Observe o esquema de um nucleotídeo.

O DNA e o RNA diferenciam-se graças ao açúcar e às bases nitrogenadas encontradas em seus nucleotídeos. O ácido fosfórico, por sua vez, é igual nos dois ácidos nucleicos existentes.

O açúcar presente nos ácidos nucleicos é uma pentose, que pode ser uma desoxirribose ou uma ribose. A desoxirribose é a pentose presente no DNA, que, por isso, recebe o nome de ácido desoxirribonucleico. O RNA contém a ribose e, por isso, é denominado de ácido ribonucleico.

Outra diferença entre ácidos nucleicos são as bases nitrogenadas, que podem ser de cinco tipos diferentes: adenina, guanina, citosina, timina e uracila. A timina é uma base exclusiva do DNA, enquanto a uracila aparece apenas no RNA. As outras três bases (adenina, citosina e guanina) ocorrem em ambos os ácidos nucleicos.

Analise a estrutura das diferentes bases nitrogenadas.

Costuma-se dividir as bases nitrogenadas em dois grupos: as bases púricas (adenina e guanina) e as pirimídicas (citosina, timina e uracila). Essas últimas são formadas por apenas um anel de carbono e nitrogênio. Já as bases púricas apresentam dois anéis de carbono e nitrogênio. (Observe o esquema acima)

Além de todas essas diferenças em sua composição, o DNA e o RNA diferenciam-se por sua estrutura. Enquanto no DNA observamos uma dupla fita em hélice, no RNA observa-se apenas uma cadeia que pode enrolar-se sobre si mesma.

A respeito da síntese dos ácidos nucleicos, o DNA se destaca pela sua capacidade de autoduplicação. Esse processo é conhecido como replicação do DNA e se caracteriza por ser semiconservativo, pois o DNA formado nesse processo é composto por uma fita recém-formada e outra pertencente ao DNA usado no processo (conheça detalhadamente o processo de replicação de DNA clicando aqui!)

A síntese de RNA também ocorre a partir de uma molécula de DNA, que é usada como molde em um processo conhecido como transcrição. Nesse processo, a principal enzima responsável por desencadear a reação é a chamada RNA-polimerase.

Aprenda um pouco mais sobre o processo de transcrição clicando aqui!

O DNA, ou ácido desoxirribonucleico, é um tipo de ácido nucleico

Os ácidos nucleicos podem ser de dois tipos: DNA ou RNA. Essas duas moléculas, apesar de distintas, são formadas por um mesmo composto, que apresenta variação em seus constituintes de uma molécula para outra. Que nome recebe esse composto?

a) aminoácido.

b) desoxirribose.

c) nucleotídeo.

d) ribose.

e) ácido graxo.

Tanto o DNA quanto o RNA são ácidos nucleicos, isto é, substâncias orgânicas formadas por nucleotídeos. O DNA e o RNA diferenciam-se por suas bases, sendo a_______ uma base exclusiva do DNA. Marque a alternativa que completa adequadamente o espaço acima.

a) Uracila.

b) Adenina.

c) Citosina.

d) Guanina.

e) Timina.

O DNA é um acido nucleico que se relaciona com a hereditariedade
DNA
Saiba mais sobre o DNA (ácido desoxirribonucleico), um ácido nucleico que garante a transmissão da informação genética de um indivíduo para outro.
Transcrição (Transcription) é o processo em que uma molécula de RNA é formada a partir de uma molécula de DNA
Transcrição
Amplie seus conhecimentos sobre a transcrição, um processo em que uma molécula de DNA serve como molde para a criação de uma molécula de RNA.
Os ácidos nucleicos foram, a princípio, identificados no núcleo das células
Estrutura dos ácidos nucleicos
Conheça os ácidos nucleicos, seus tipos, estrutura e constituição.
De acordo com a teoria celular, todos os seres vivos são compostos por células
Teoria Celular
Você já ouviu falar a respeito da teoria celular? Clique aqui e descubra por que essa teoria é tão importante para a Biologia!
O esquema da cadeia polinucleotídica (dupla fita complementar).
Replicação do DNA
Um mecanismo de duplicação semiconservativa das informações genéticas.
O duplo filamento complementar da molécula de DNA.
Ácidos Nucleicos
Saiba mais sobre o ácido desoxirribonucleico (DNA) e o ácido ribonucleico (RNA).
Cloroplastos em células vegetais.
Cloroplasto
A composição de organelas que realizam a fotossíntese.
O filamento simples da molécula de RNA.
Molécula de RNA
A molécula que media o controle gênico, proporcionando a síntese das proteínas.
Quais compostos químicos fazem parte desta estrutura?
Composição química de ácidos nucleicos
Conheça a base química da hereditariedade.