Whatsapp icon Whatsapp

Composição química de ácidos nucleicos

Quais compostos químicos fazem parte desta estrutura?
Quais compostos químicos fazem parte desta estrutura?

A composição química de ácidos nucleicos conta com a presença de ácidos, açúcares e bases. A melhor definição, portanto, seria a de que são macromoléculas (de elevada massa molecular) presentes em todas as células vivas e que constituem a base química da hereditariedade.

Existem dois tipos de ácidos nucleicos: o RNA (ácido ribonucleico) e o DNA (ácido desoxirribonucleico), ambos formados por unidades menores, os nucleotídeos.

Os nucleotídeos por sua vez possuem três constituintes fundamentais, são eles: ácido fosfórico, pentoses e bases nitrogenadas. Vejamos as características químicas de cada um desses componentes:

Ácido fosfórico: derivado do elemento fósforo (P) que confere aos ácidos nucleicos as suas características ácidas.

Pentoses: açúcares formados por cinco carbonos (desoxirribose e ribose).

Bases nitrogenadas: bases de anel duplo (purínicas) - adenina e guanina, e bases de anel simples (pirimidínicas) - timina, citosina e uracila.

O armazenamento e transmissão da informação genética é responsabilidade dos ácidos nucleicos, portanto são as biomoléculas mais importantes do controle celular, pois contêm a informação genética.

Veja mais!
Ácidos nucleicos
– uma visão biológica do assunto. 

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Por Líria Alves
Graduada em Química

Publicado por Líria Alves de Souza

Artigos Relacionados

Glicose e diabetes
Carboidrato, glicose, hipoglicemia, dextrosol, soro glicosado, melitus, insipidus, hiperglicemia, deficiência de insulina, pâncreas, metabolismo da glicose, produção do hormônio insulina, diabético, alterações neurológicas e circulatórias, hormônio antidiurético, disfunção na glândula hipófise.
Hidrocarbonetos
Aprenda mais sobre os hidrocarbonetos, bem como suas propriedades, aplicações, nomenclatura, além de exercícios.
Radicais livres
Entenda o que são os radicais livres, como eles são formados, sua nomenclatura, função no organismo e por que eles são tão indesejáveis.
Solubilidade dos Compostos Orgânicos
Você sabe por que o etanol consegue se misturar tanto em água como em gasolina? Isso é explicado pelos fatores que determinam a solubilidade dos compostos orgânicos.
video icon
Professor ao lado do escrito "Qual a diferença entre discurso e texto?".
Português
Qual a diferença entre discurso e texto?
Todo texto é um discurso. Mas e o contrário? Todo discurso é um texto? Nesta aula vamos acabar de vez com essa confusão e deixar bem claro quem é quem no universo textual.