Whatsapp icon Whatsapp

Mudanças climáticas

Escassez de água potável, aumento das inundações e do nível do mar, além da insegurança alimentar, serão consequências das mudanças climáticas.
O aumento na temperatura média do planeta pode desencadear longos períodos de estiagem no futuro.
O aumento na temperatura média do planeta pode desencadear longos períodos de estiagem no futuro.

Mudanças climáticas, como o próprio termo indica, referem-se a mudanças no clima que estão ocorrendo em todo o planeta e que apresentam efeitos que já podem ser vistos em várias de suas partes. Extinção de várias espécies, derretimento das geleiras e aumento do nível do mar são apenas algumas das consequências desencadeadas pelo aumento da temperatura global. A seguir, falaremos mais a respeito das mudanças climáticas e de como estas podem afetar a vida dos seres humanos e outros organismos do planeta.

Aquecimento global

Observe como a ação do homem pode intensificar o efeito estufa.
Observe como a ação do homem pode intensificar o efeito estufa.

O aquecimento global nada mais é do que uma intensificação do chamado efeito estufa. Esse efeito é um fenômeno natural e importante para a Terra, pois permite que o planeta fique aquecido, entretanto, a sua intensificação é prejudicial.

O efeito estufa acontece, pois na atmosfera há a presença de gases, chamados de gases de efeito estufa, que garantem que parte do calor que chega ao planeta fique retido. O aumento desses gases leva a uma maior retenção de calor e, portanto, ao aumento da temperatura (veja figura seguinte).

Quando falamos em aquecimento global estamos referindo-nos a um aumento anormal da temperatura média do nosso planeta. Para ter-se uma ideia, a temperatura média global de superfície aumentou aproximadamente 0,74 ºC nos últimos 100 anos, e pesquisas indicam que esse aumento está muito relacionado à ação do ser humano, que, ao longo dos anos, aumentou suas emissões de gases do efeito estufa, como o gás carbônico.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Segundo o Greenpeace, as emissões de gases do efeito estufa aumentaram ao longo dos últimos 10 anos mais rapidamente que durante todo o período entre 1970 a 2000. Isso significa que, se não controlarmos as nossas emissões de gases, enfrentaremos, provavelmente, consequências devastadoras.

Preocupados com as mudanças no clima que estão ocorrendo no mundo, vários governantes e instituições traçam metas e planos a fim de evitar que as consequências sejam ainda mais graves.

Leia também: Problemas ambientais brasileiros: descubra quais são os principais

O seres humanos são grandes responsáveis pelo aumento de gases de efeito estufa na atmosfera.
O seres humanos são grandes responsáveis pelo aumento de gases de efeito estufa na atmosfera.

Consequências das mudanças climáticas

O Painel Intergovernamental sobre Mudanças Climáticas (Intergovernmental Panel on Climate Change - IPCC) é um órgão das Nações Unidas que tem como função fazer avaliações de informações científicas sobre as alterações climáticas. Periodicamente, o painel publica relatórios que mostram dados importantes sobre as mudanças climáticas e suas consequências.

No Quinto Relatório de Avaliação do IPCC, por exemplo, o órgão deixou claro que, se medidas urgentes não forem tomadas para estabilizar as emissões dos gases até 2100, o aumento da temperatura global excederá 2 ºC dos níveis pré-industriais. Esse aumento poderá ser catastrófico.

Os maiores castigados pelas mudanças climáticas serão provavelmente os países tropicais, tais como o Brasil. Segundo os relatórios do IPCC, poderão ocorrer uma série de inundações, em virtude da intensificação das tempestades, e períodos longos de estiagem. Nessas duas situações, a pecuária e a agricultura poderão ser prejudicadas, assim como a sobrevivência de diversas espécies.

Leia também: 10 dicas importantes para preservar o meio ambiente

O derretimento das geleiras provocará aumento do nível do mar.
O derretimento das geleiras provocará aumento do nível do mar.

Além disso, algumas regiões poderão sofrer com a grande quantidade de chuvas, o que ocasionará deslizamentos constantes de terra e aumento das enchentes. Outro ponto alarmante diz respeito às áreas costeiras, que sofrerão com o aumento do nível do mar, graças ao degelo das geleiras ocasionado pelo aumento da temperatura média do planeta.

As áreas secas do planeta sofrerão ainda mais com a falta de água. Sendo assim, a água potável, que já é escassa em algumas regiões, poderá ser motivo de mortes e de disputas políticas. Além disso, com o aumento da seca, a ocorrência de incêndios poderá ser mais frequente, ocasionando perda de biodiversidade e ameaçando a vida da população.

Diante desse quadro tão assustador, não é difícil concluir que diversas espécies de plantas e animais entrarão em extinção. Fato esse que já é possível observar nos dias atuais. Além disso, a produção de alimentos poderá diminuir, uma vez que qualquer mudança climática afeta diretamente o cultivo de diversas espécies. Com isso, ocorrerá uma dificuldade de acesso à alimentação, não somente aliada à baixa produção mas também pela possível elevação dos preços.

Não podemos esquecer-nos também de que a saúde humana pode ser afetada gravemente com as alterações climáticas. Problemas tais como insolação, alergias, doenças transmitidas por mosquitos (como a dengue e a malária), desnutrição e fome podem ser intensificados devido ao aumento da temperatura global.

Mudanças climáticas poderão levar a problemas de abastecimento.
Mudanças climáticas poderão levar a problemas de abastecimento.

Vale salientar ainda que, segundo o IPCC, mesmo que as emissões de gases do efeito estufa diminuam, a Terra continuará sofrendo com os danos residuais e terá que aprender a lidar com o aumento gradual da temperatura.

Apesar de serem inevitáveis alguns dos problemas relatados, a diminuição da emissão de gases de efeito estufa é necessária para que a intensidade desses problemas seja diminuída. Além disso, é fundamental que todos os países estejam juntos para tomar decisões que poderão ajudar as populações a enfrentarem todos os problemas que estão por vir.

Leia também: Tratados internacionais sobre meio ambiente: conheça as propostas de cada um

Acordo de Paris

O Acordo de Paris é um documento, assinado em 2015 por 195 países, que tem como objetivo principal a tomada de medidas para lidar com as alterações climáticas. Esse acordo firma o compromisso entre os países de lutar para que o aumento da temperatura média do planeta fique abaixo de 2 ºC dos níveis pré-industriais.

Para garantir o sucesso do acordo, cada país participante construiu seus próprios compromissos. No caso do Brasil, por exemplo, o país comprometeu-se a reduzir as emissões de gases de efeito estufa em 37% abaixo dos níveis, de 2005 até 2025. Para garantir que essa meta seja alcançada, o país comprometeu-se ainda a aumentar a participação de bioenergia sustentável na sua matriz energética e a realizar restaurações de mais de 10 milhões de hectares de florestas.

De acordo com a ONU, para que possamos limitar o aumento da temperatura global para abaixo de 2 ºC, é essencial que o mundo transforme seus sistemas de energia, indústria, transporte, alimentos, agricultura e silvicultura. Percebemos, portanto, que os esforços não são pequenos e que há a necessidade de que todas as nações abracem essa causa, a fim de garantirmos um planeta melhor para a nossa e as futuras gerações.

Publicado por Vanessa Sardinha dos Santos
Assista às nossas videoaulas

Artigos Relacionados

A natureza fornece os recursos necessários para a nossa sobrevivência.
04 de outubro – Dia da Natureza
Entenda por que o Dia da Natureza é comemorado em 04 de outubro e a importância da criação dessa data. Neste texto abordaremos ainda a importância da natureza para o ser humano, os impactos negativos do homem no meio ambiente e medidas que podem ser realizadas no nosso dia a dia para reduzir esse impacto.
21 de março - Dia Internacional das Florestas
Conheça mais sobre o Dia Internacional das Florestas. Saiba quem criou essa data. Confira as principais funções das florestas para o planeta e a humanidade.
22 de abril – Dia da Terra
Você sabe como surgiu o Dia da Terra? Descubra por que essa data foi criada e conheça alguns problemas ambientais enfrentados na atualidade clicando aqui!
Acordo de Paris pretende conter o aumento do aquecimento global.
Acordo de Paris
Entenda mais sobre o Acordo de Paris, firmado mundialmente com o intuito de reduzir o aquecimento global. Veja com o nosso texto quais são os objetivos propostos no Acordo de Paris e quais são as metas que devem ser alcançadas. Saiba também quais são os países que não assinaram o acordo.
A poluição atmosférica é responsável por vários problemas respiratórios e cardiovasculares
Agentes poluidores do ar
Conheça os principais agentes poluidores do ar e os riscos da poluição atmosférica para a nossa saúde.
Os animais peçonhentos utilizam um órgão de seu corpo para inocularem o veneno em suas vítimas
Animais peçonhentos
Clique aqui e conheça mais sobre os animais peçonhentos e qual a diferença entre peçonhentos e venenosos.
O aquecimento global, em algumas previsões, pode provocar graves problemas socioambientais
Aquecimento Global
Entenda a definição de aquecimento global, quais são as suas causas e consequências, bem como as principais críticas que esse modelo recebe.
O urso polar está sendo afetado pelo degelo das calotas polares
Aquecimento global e a biodiversidade
Entenda a relação entre o aquecimento global e a biodiversidade e conheça alguns exemplos de como as mudanças climáticas podem afetar os seres vivos.
O aspecto seco do ecossistema Caatinga.
Caatinga
Um bioma brasileiro castigado pelo regime climático.
Os deslizamentos de terra são gerados pelo deslocamento de massa. [1]
Deslizamento de terra
Entenda o que é um deslizamento de terra, bem como suas causas e consequências para as sociedades humanas e para o meio natural.
O agravamento do efeito estufa é provocado pela emissão de gases provenientes, principalmente, da ação humana.
Efeito Estufa
Entenda mais sobre o fenômeno natural conhecido como efeito estufa, responsável por manter a temperatura média no planeta, possibilitando a existência de vida na Terra.
As enchentes são um fenômeno recorrente em nível mundial.[1]
Enchentes
Saiba quais são as principais causas naturais e humanas das enchentes. Veja também as consequências geradas pelo transbordamento dos rios no espaço geográfico.
As enchentes são fenômenos recorrentes no território brasileiro.[1]
Enchentes no Brasil
Saiba quais são as principais causas e consequências das enchentes que ocorrem no Brasil. Veja também uma lista das maiores enchentes já registradas.
A falta de água compromete os solos e a produção de alimentos
Escassez hídrica e segurança alimentar
A falta de água pode ser uma ameaça generalizada no acesso aos alimentos? Entenda a questão da escassez hídrica e segurança alimentar!
As focas são animais que apresentam pescoço curto e corpo fusiforme arredondado.
Foca
Quer saber mais sobre as focas? Clique e descubra as principais características desses incríveis mamíferos aquáticos. Conheça também suas espécies.
Iniciativa da WWF, a Hora do Planeta é uma campanha que conscientiza sobre a necessidade de adoção de medidas sustentáveis de desenvolvimento.
Hora do Planeta 2019
A Hora do Planeta é um movimento muito conhecido e em 2019 ocorrerá no dia 30 de março. Aproveite essa data para conhecer melhor essa ação e seu objetivo.
Banner com convite para participação na Hora do Planeta.
Hora do Planeta 2022
Clique aqui e entenda o que é a Hora do Planeta. Compreenda a importância desse movimento global e saiba as novidades da Hora do Planeta 2022.
Como exemplo dos impactos ambientais negativos, podemos citar a poluição e a morte de animais
Impactos Ambientais
Você já pensou a respeito de como a ação do homem afeta o planeta? Clique aqui e saiba mais a respeito dos impactos ambientais pela ação do homem!
O ciclo do elemento químico nitrogênio.
Nitrificação e Desnitrificação
Saiba mais sobre o elemento químico nitrogênio e o ciclo dos compostos: amônia, nitrito e nitrato.
Os biociclos abrangem os ecossistemas terrestres e aquáticos
Os biociclos da Terra
Conheça mais sobre os biociclos que classificam todos os ecossistemas terrestres.
Observe a vista da cidade de São Paulo e a clara poluição do ar
Poluição do ar
Descubra o que é poluição do ar e os riscos que ela pode causar à saúde.
A poluição do ar é um problema extremamente grave que traz muitas consequências à saúde humana
Poluição do ar e a saúde humana
Conheça os perigos da poluição do ar para a saúde humana e entenda o que é poluição interna e externa.
Por que devemos nos preocupar com as mudanças climáticas?
Saiba por que devemos nos preocupar com as mudanças climáticas e como suas consequências têm afetado o mundo, colocando em risco à existência de muitas espécies.
O Protocolo de Kyoto representa um tratado firmado por países com metas de redução de emissão de gases de efeito estufa.
Protocolo de Kyoto
Saiba um pouco mais sobre o Protocolo de Kyoto, os países que assinaram esse tratado mundial, incluindo o Brasil, e seus principais objetivos.
A Rio + 20 será realizada entre os dias 13 e 22 de junho de 2012
Rio+20
Clique aqui e saiba mais sobre a Rio+20, evento que reunirá diversos líderes de Governos e membros da sociedade civil.
As energias renováveis podem ser usadas como forma de desenvolvimento sustentável
Sustentabilidade
Compreenda o que é sustentabilidade e a importância da criação de medidas que diminuam o impacto nocivo do homem no ambiente.
A emissão de gases é pauta nas discussões dos tratados internacionais
Tratados Internacionais sobre meio ambiente
Tratados Internacionais sobre o meio ambiente, O que são os Tratados Internacionais sobre o meio ambiente, Onde ocorrem os Tratados Internacionais sobre o meio ambiente, Em quais anos ocorrem os Tratados Internacionais sobre o meio ambiente, Qual a importância dos Tratados Internacionais sobre o meio ambiente.
video icon
Biologia
Bacterioses: Doenças causadas por bactérias
Bacterioses são doenças muito comuns, por sempre estarem presentes nas populações humanas, mas nem todas as bactérias são maléficas, elas são seres microscópicos unicelulares e que estão presentes na água e nos alimentos, e várias bactérias vivem dentro do nosso corpo, precisamos muito delas. Contudo, como essas bactérias ruins acabam encontrando nosso organismo e nos causando mal?

Outras matérias

Biologia
Matemática
Geografia
Física
Vídeos
video icon
Sigmund Freud
Filosofia
Sigmund Freud
Nessa videoaula você conhecerá mais sobre a vida e estudos do "pai" da psicanálise.
video icon
Thumb Brasil Escola
Literatura
Realismo fantástico
Trazemos uma análise sobre realismo fantástico. Assista já!
video icon
Thumb Brasil Escola
Química
Funções orgânicas
Tire um tempo para entender melhor o que são as amidas.