2. Biologia
  3. Ecologia
  4. Canibalismo

Canibalismo

O canibalismo é uma relação ecológica intraespecífica desarmônica em que um indivíduo mata e alimenta-se de outro de sua mesma espécie.

O canibalismo é uma relação ecológica que pode ser classificada como intraespecífica desarmônica. Isso quer dizer que, em casos de canibalismo, organismos de uma mesma espécie relacionam-se, de modo que algum dos envolvidos é prejudicado.

→ Como podemos explicar o canibalismo?

O canibalismo pode ser definido como uma relação ecológica intraespecífica desarmônica, na qual determinado organismo mata e alimenta-se de outro da mesma espécie. Esse comportamento é bem descrito em cativeiros e também em locais onde as espécies passam por momentos de estresse. Um bom exemplo é o caso do urso polar, no qual houve um aumento do canibalismo na espécie em decorrência do aquecimento global. Entretanto, é importante destacar que, em algumas espécies, é um comportamento usual. Veja alguns casos:

⇒ Canibalismo sexual: nesse tipo, observa-se que a fêmea alimenta-se do macho antes da cópula (durante a corte), durante a cópula ou imediatamente após a cópula. Quando esse processo ocorre antes da cópula, geralmente impede a fecundação, o que muitos pesquisadores acreditam ser uma forma de a fêmea evitar o acasalamento. Quando ocorre durante ou depois, provavelmente a fêmea, ao comer o macho, está assegurando a obtenção de nutrientes necessários para o processo de reprodução. Esse comportamento é comum em artrópodes, tais como aranhas, escorpiões e insetos.

Um exemplo extremamente conhecido de canibalismo sexual ocorre com o louva-a-deus. Nessa espécie, a fêmea alimenta-se do macho para conseguir nutrientes essenciais para garantir o sucesso reprodutivo, aumentando, por exemplo, o número de ovos produzidos. É interessante mencionar ainda que, nesse grupo de animais, o macho consegue copular mesmo depois de decapitado, e existem indícios de que esse ato auxiliaria na liberação de espermatozoides.

Outro exemplo importante diz respeito a algumas espécies de aranha. Durante o ato sexual, os machos de algumas espécies do gênero Latrodectus (viúva negra) têm seus órgãos copulatórios feridos, o que leva à morte do animal. A fêmea, então, alimenta-se do macho, que deve morrer em razão da perda de hemolinfa.

⇒ Canibalismo intrauterino: esse tipo interessante de canibalismo ocorre com tubarões. Na espécie de Carcharias taurus (tubarão mangona), por exemplo, observa-se que os filhotes devoram uns aos outros ainda no interior do útero. Alguns estudos sugerem que esse tipo de canibalismo é uma forma de garantir uma única paternidade, uma vez que os filhotes remanescentes normalmente são de um mesmo pai.

O canibalismo sexual é observado, por exemplo, nos louva-a-deus

O canibalismo é uma relação ecológica que pode ser classificada como:

a) intraespecífica e neutra.

b) intraespecífica e harmônica.

c) intraespecífica e desarmônica.

d) interespecífica e harmônica.

e) interespecífica e desarmônica.

Muitas pessoas confundem canibalismo com predação, entretanto, diferentemente do canibalismo, na predação temos:

a) uma relação harmônica.

b) uma relação desarmônica.

c) uma relação neutra.

d) uma relação intraespecífica.

e) uma relação interespecífica.

Relações ecológicas
Você sabe o que são as relações ecológicas? Descubra o que são e os tipos existentes, além de conferir uma lista com exemplos e exercícios resolvidos sobre o tema.
Canibalismo humano no Brasil em 1557, segundo a descrição de Hans Staden
Canibalismo
Canibalismo, o que é canibalismo, casos de canibalismo na história, o canibalismo perante a sociedade, o canibalismo no mundo.
O urso polar está sendo afetado pelo degelo das calotas polares
Aquecimento global e a biodiversidade
Entenda a relação entre o aquecimento global e a biodiversidade e conheça alguns exemplos de como as mudanças climáticas podem afetar os seres vivos.