Você está aqui
  1. Mundo Educação
  2. Biologia
  3. Ecologia
  4. Aquecimento global e a biodiversidade

Aquecimento global e a biodiversidade

O aquecimento global está afetando diretamente a biodiversidade, pois as mudanças climáticas causadas por esse fenômeno podem prejudicar o desenvolvimento de muitas espécies.

Todos os seres vivos estão adaptados a viver em seu habitat, local onde encontram os elementos necessários, como os alimentos, para a sua sobrevivência. Alterações nesse ambiente podem colocar em risco várias espécies e, até mesmo, levar a extinções. Atualmente, é perceptível como o aquecimento global é um fator que interfere na biodiversidade.

→ O que é o aquecimento global?

O aquecimento global é o aumento da temperatura média do planeta por causa da intensificação do efeito estufa. Essa elevação é causada, sobretudo, pelo acúmulo de alguns gases, como o gás carbônico e o metano, que são encontrados normalmente na atmosfera, mas que, na atualidade, apresentam níveis elevados por causa da queima dos chamados combustíveis fósseis.

→ Quais as relações entre o aquecimento global e a biodiversidade?

Com o aumento da temperatura média do planeta, várias alterações podem ocorrer. Entre as modificações mais perceptíveis, podemos citar o derretimento das calotas polares e o consequente o aumento do volume de água nos oceanos, o aumento dos desertos, as mudanças nos regimes de chuvas, o aparecimento de tempestades e inundações, bem como o aumento de casos de formação de furacões, tufões e ciclones. Percebemos, portanto, que o aquecimento global representa muito mais que um simples aumento da temperatura e está relacionado com as mais variadas mudanças climáticas.

Todas essas modificações no clima podem interferir na biodiversidade, uma vez que todas as espécies estão adaptadas a um determinado ambiente. Ao modificar esse ambiente, influenciamos diretamente na sobrevivência dessas espécies, pois podemos causar a morte de algumas e até mesmo provocar sua extinção.

Imagine, por exemplo, o derretimento das calotas polares. Ele não afeta apenas o nível do mar, mas causa também impacto direto nos organismos que habitam esses locais. Esse é o caso do urso polar que vive no Ártico. Recentemente, pesquisas relataram que o canibalismo entre esses animais aumentou consideravelmente nos últimos anos em consequência do aquecimento global. Esse comportamento estaria relacionado com a dificuldade de capturar seus alimentos usuais provocada pela ação do degelo, o que leva os ursos a procurarem alternativas alimentares.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Vale frisar que apesar do exemplo do urso polar ser bastante conhecido, esse não é o único caso de animal afetado pelo aquecimento global. Períodos de seca e chuva alternados são essenciais para a sobrevivência de várias espécies, como é o caso dos anfíbios, animais que passam parte de seu ciclo em ambiente aquático e outra parte no terrestre. Durante a reprodução desses organismos, é fundamental a presença de água, pois os ovos são colocados nesse ambiente. Portanto, uma seca inesperada pode afetar diretamente a sua reprodução. Além disso, secas prolongadas ressecam a pele muito sensível desses organismos.

O aquecimento global também pode aumentar o número de epidemias no mundo e, assim, afetar várias espécies. O mosquito Aedes aegypti, por exemplo, encontra ambiente propício para sua proliferação em temperaturas elevadas, o que gera um aumento da transmissão de doenças como dengue e zika entre os seres humanos. Além do Aedes, vários outros vetores e agentes etiológicos reproduzem-se melhor em ambientes com maior temperatura, afetando a saúde de muitas espécies.

Percebe-se, portanto, que existem várias formas de o aquecimento global impactar as diversas populações existentes em nosso planeta. Os exemplos citados são apenas alguns em comparação à quantidade de espécies ameaçadas pelo aumento da temperatura e pelas mudanças climáticas. É importante dizer ainda que uma única espécie pode causar consequências drásticas ao ecossistema, pois pode afetar as cadeias alimentares como um todo.

O urso polar está sendo afetado pelo degelo das calotas polares
O urso polar está sendo afetado pelo degelo das calotas polares
Publicado por: Vanessa Sardinha dos Santos
Artigo relacionado
Teste agora seus conhecimentos com os exercícios deste texto
Assista às nossas videoaulas
Lista de Exercícios

Questão 1

O aquecimento global é um processo caracterizado pelo aumento da temperatura média do planeta. Ele é consequência da intensificação de qual fenômeno natural do planeta?

a) Destruição da camada de ozônio

b) Inversão térmica

c) Efeito estufa

d) Chuva ácida

e) Eutrofização

Questão 2

O aquecimento global acarretará uma série de alterações no planeta ao longo do tempo. Analise as alternativas abaixo e marque aquela que não indica uma consequência desse grave aumento da temperatura do planeta.

a) Derretimento das calotas polares

b) Aumento da ocorrência de terremotos

c) Mudanças nos regimes de chuvas

d) Aumento dos níveis dos oceanos

e) Aumento da ocorrência de furacões

Mais Questões
Assuntos relacionados
O canibalismo sexual é observado, por exemplo, nos louva-a-deus
Canibalismo
Conheça mais sobre o canibalismo, uma interessante relação ecológica que ocorre entre indivíduos de uma mesma espécie.
A matriz energética do Brasil é composta por fontes de energias renováveis e não renováveis.
Matriz energética brasileira
Saiba mais sobre a matriz energética brasileira, que representa o conjunto de fontes de energia utilizadas no país para suprir sua demanda de produção energética. O texto a seguir irá ajudá-lo a compreender como é composta a matriz energética no Brasil, quais são as principais fontes de energia usadas e como elas são distribuídas.
O aumento na temperatura média do planeta pode desencadear longos períodos de estiagem no futuro.
Mudanças climáticas
Amplie seus conhecimentos sobre mudanças climáticas conhecendo melhor o que é esse fenômeno, bem como suas principais causas e consequências para o planeta.
21 de março - Dia Internacional das Florestas
Conheça mais sobre o Dia Internacional das Florestas. Saiba quem criou essa data. Confira as principais funções das florestas para o planeta e a humanidade.
Hora do Planeta 2020
A Hora do Planeta é um movimento conhecido mundialmente que ocorrerá no dia 28 de março. Aproveite nosso texto para conhecer essa ação e seu objetivo.
O que é biodiversidade?
Você sabe o que é biodiversidade? Clique aqui, conheça melhor esse conceito e entenda a importância de preservar-se as espécies de um ecossistema.
O aquecimento global, em algumas previsões, pode provocar graves problemas socioambientais
Aquecimento Global
Entenda a definição de aquecimento global, quais são as suas causas e consequências, bem como as principais críticas que esse modelo recebe.
O agravamento do efeito estufa é provocado pela emissão de gases provenientes, principalmente, da ação humana.
Efeito Estufa
Entenda mais sobre o fenômeno natural conhecido como efeito estufa, responsável por manter a temperatura média no planeta, possibilitando a existência de vida na Terra.
Por que devemos nos preocupar com as mudanças climáticas?
Saiba por que devemos nos preocupar com as mudanças climáticas e como suas consequências têm afetado o mundo, colocando em risco à existência de muitas espécies.
A invasão das águas em Tuvalu no Pacífico Sul.
Aquecimento global pode levar países a extinção
Aquecimento global pode levar países à extinção, Migração ambiental provada pelo aquecimento global, A elevação dos níveis dos oceanos pode engolir pequenos países, As conseqüências do aquecimento nas ilhas do Pacífico Sul.
A criação de bovinos leva ao aumento dos gases-estufa na atmosfera, agravando o problema do aquecimento global
Consumo de Carne e Aquecimento Global
Entenda por que o consumo de carne contribui para o aquecimento global.
Análises científicas suscitam a dúvida: o Aquecimento Global existe ou não?
Aquecimento Global existe mesmo?
Conheça as principais teses sobre a existência e as possíveis causas para o Aquecimento Global.