Whatsapp icon Whatsapp

Dispositivo intrauterino (DIU)

O dispositivo intrauterino (DIU) é um método contraceptivo bastante eficaz e que pode ser utilizado por um grande período de tempo.
O DIU só pode ser colocado por um profissional
O DIU só pode ser colocado por um profissional

O Dispositivo Intrauterino, conhecido popularmente apenas como DIU, é um método contraceptivo que apresenta alta eficácia (cerca de 99%) e é usado por uma parcela significativa da população. O DIU é um dispositivo pequeno e flexível que apresenta forma de T e é colocado no interior do útero da mulher por um profissional.

Esse método contraceptivo apresenta ainda, além da alta eficácia, a vantagem de ser reversível e poder ser usado por um longo período de tempo, normalmente até cinco anos. Esse dispositivo é uma alternativa para mulheres que não podem usar pílulas anticoncepcionais, uma vez que a eficácia do DIU compara-se à dos contraceptivos orais, além, é claro, de ser um método que proporciona maior comodidade, uma vez que não precisa ser colocado no momento da relação e nem ser “lembrado” diariamente.

Diferentemente da camisinha, que pode ser usada por qualquer pessoa sem a necessidade de exames, para utilizar o DIU, é necessária uma avaliação médica criteriosa. Antes de recomendar esse método, o ginecologista avaliará as condições do útero da mulher e realizará exames ginecológicos, tais como a colpocitologia oncótica. Caso a paciente seja diagnosticada com miomas, vaginites, doença inflamatória pélvica, malformações uterinas e tumores, o uso do DIU não é recomendado. Além disso, portadoras de cardiopatias e doenças hematológicas não podem utilizar o dispositivo.

Se a mulher estiver plenamente saudável, poderá optar pela colocação de um dos dois tipos de DIU existentes: o de cobre e o de progesterona. É importante ressaltar que o dispositivo deve ser colocado adequadamente e por um médico competente, uma vez que existem riscos de perfuração da parede do útero.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Apesar de o mecanismo de ação desses dispositivos ainda não ser completamente entendido, acredita-se que o DIU com cobre atue principalmente diminuindo a mobilidade dos espermatozoides, o que reduz significativamente o número de espermatozoides que atingem a tuba uterina. Mulheres que utilizam esse DIU sem hormônios frequentemente reclamam do aumento no volume dos sangramentos durante o período menstrual, além de escapes. O aumento do fluxo menstrual pode ser acompanhado de dor, o que faz com que muitas pacientes optem por retirá-lo. Esse aumento no sangramento também está relacionado com casos de anemia nessas mulheres.

O DIU com progesterona, por sua vez, atua principalmente diminuindo a espessura do endométrio. Esse tipo de DIU, em razão da presença de hormônios, pode causar aumento do peso, depressão, períodos longos sem menstruação, perda da libido, acne, dores nas mamas e dores de cabeça em algumas pacientes.

O DIU também está relacionado com casos de doença inflamatória pélvica em algumas mulheres, além de aumentar o risco de gravidez ectópica. Vale destacar também que o método não protege contra doenças sexualmente transmissíveis, então não é recomendado como contraceptivo para mulheres que tenham múltiplos parceiros.

Se a mulher optar por não utilizar mais o método, ele poderá ser retirado a qualquer momento por um profissional capacitado. Vale destacar que assim que o dispositivo é retirado, a mulher pode voltar a engravidar.

Publicado por Vanessa Sardinha dos Santos

Artigos Relacionados

Coito interrompido, tabelinha, camisinha, diu e diafragma.
Saiba as características, vantagens e desvantagens de alguns métodos anticoncepcionais.
Curiosidades sobre os Métodos Contraceptivos
Um pouco sobre as formas como antigamente se evitava a gravidez.
video icon
Escrito"Cigarro eletrônico faz mal mesmo?" sobre a fumaça presente em uma ilustração de cigarro eletrônico.
Química
Cigarro eletrônico, faz mal assim mesmo?
Dispositivos amplamente difundidos hoje e sem relatos concretos sobre os seus malefícios são os cigarros eletrônicos. Por mais que não saibamos de maneira clara o quão fazem mal a saúde é claro e evidente que não fazem bem! Vamos entender o seu funcionamento e desvendar o motivo pelo qual com certeza ele fazem mal a saúde.

Outras matérias

Biologia
Matemática
Geografia
Física
Vídeos
video icon
Pessoa com as pernas na água
Saúde e bem-estar
Leptospirose
Foco de enchentes pode causar a doença. Assista à videoaula e entenda!
video icon
fone de ouvido, bandeira do reino unido e caderno escrito "ingles"
Gramática
Inglês
Que tal conhecer os três verbos mais usados na língua inglesa?
video icon
três dedos levantados
Matemática
Regra de três
Com essa aula você revisará tudo sobre a regra de três simples.