Whatsapp icon Whatsapp

Epistasia

A epistasia é uma situação em que um gene influencia a ação de outro, inibindo-a. O gene que inibe é chamado de gene epistático, e o inibido é chamado de hipostático.
A pelagem dos labradores é um exemplo de epistasia recessiva
A pelagem dos labradores é um exemplo de epistasia recessiva

A epistasia (do grego epi: sobre e stasia: inibição) pode ser definida como um processo em que um gene mascara ou interrompe a ação de outro gene não alelo. Isso quer dizer que um gene terá ação inibitória sobre outro gene, sendo um caso, portanto, de interação gênica.

O gene que exerce a ação inibitória é chamado de gene epistático, e o gene que sofre a inibição é o hipostático. Quando o gene epistático atua em dose simples e já é capaz de causar a inibição de outro gene, dizemos que a epistasia é dominante. Algumas vezes, no entanto, para garantir a inibição de um gene, o gene epistático deve aparecer em dose dupla, o que configura a epistasia recessiva.

Exemplo de epistasia recessiva

A epistasia recessiva pode ser observada, por exemplo, na coloração do pelo de labradores (veja figura no início do texto). Esses animais podem apresentar coloração preta, marrom ou dourada, o que é determinado por dois genes: o “b” e o “e”. O alelo B determina a cor preta, o alelo b determina a cor marrom e os alelos ee determinam a cor dourada.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

A cor dourada, portanto, ocorre quando o indivíduo apresenta constituição recessiva ee, que é epistática ao gene B. Assim, um indivíduo com coloração dourada poderia apresentar os seguintes genótipos: BBee, Bbee, bbee. Veja que, independentemente do alelo ser B ou b, os alelos ee inibem sua ação.

Exemplo de epistasia dominante

Um exemplo que podemos citar de epistasia dominante ocorre na plumagem em galinhas. O alelo C determina plumagem colorida e o alelo c determina plumagem branca. O alelo I, no entanto, é epistático e, se ocorrer no indivíduo, impedirá o desenvolvimento de plumagem colorida.

Assim sendo, um indivíduo será branco quando apresentar genótipo com o alelo c em homozigose (cc) ou quando apresentar um alelo epistático I. Para que tenha pelagem colorida, por sua vez, a ave deve apresentar um alelo C e nenhum alelo I: CCii ou Ccii.

Atenção: É importante frisar que, em casos de epistasia, podem ocorrer distorções nas frequências mendelianas esperadas.

Publicado por Vanessa Sardinha dos Santos

Artigos Relacionados

Cromossomos
Amplie seus conhecimentos sobre cromossomos e entenda sua classificação!
DNA
Saiba mais sobre o DNA (ácido desoxirribonucleico), um ácido nucleico que garante a transmissão da informação genética de um indivíduo para outro.
Genes e cromossomos
Aprenda mais sobre genes e cromossomos, dois conceitos que são relacionados entre si e essenciais para a compreensão dessa parte da Biologia.
Genótipo e fenótipo
Você sabe diferenciar genótipo e fenótipo? Esses dois conceitos são fundamentais para a compreensão da genética. Clique aqui e aprenda mais sobre o tema.
Homozigoto e heterozigoto
Entenda a diferença entre homozigoto e heterozigoto. Veja também o que são alelos dominantes e recessivos e confira exemplos.
video icon
Pessoa andando rápido com notebook, à frente de um relógio, representando uma vida apressada, ao lado do escrito"Modernidade".
Sociologia
Modernidade
Modernidade foi objeto de reflexão de sociólogos, filósofos e historiadores. Como a sociologia pensa esse período? Não perca esta videoaula!

Outras matérias

Biologia
Matemática
Geografia
Física
Vídeos
video icon
Pessoa com as pernas na água
Saúde e bem-estar
Leptospirose
Foco de enchentes pode causar a doença. Assista à videoaula e entenda!
video icon
fone de ouvido, bandeira do reino unido e caderno escrito "ingles"
Gramática
Inglês
Que tal conhecer os três verbos mais usados na língua inglesa?
video icon
três dedos levantados
Matemática
Regra de três
Com essa aula você revisará tudo sobre a regra de três simples.