Whatsapp icon Whatsapp

Importância do Fator Rh

O sinal de (+) ou (-) ao lado do tipo sanguíneo representa o fator Rh
O sinal de (+) ou (-) ao lado do tipo sanguíneo representa o fator Rh

O fator Rh, assim como o sistema ABO, foi descoberto pelo médico Karl Landsteiner com a colaboração do também médico Alex Wiener no ano de 1940. Essa descoberta se deu a partir de pesquisas feitas com macacos do gênero Rhesus. Durante as pesquisas, os médicos observaram que quando o sangue do macaco era colocado em contato com amostras de sangue humano, 85% dessas amostras se aglutinavam, enquanto que nos 15% restante não ocorria nada. Diante disso, concluiu-se que as hemácias do macaco Rhesus apresentavam um antígeno, também chamado de aglutinogênio, que eles batizaram de fator Rh. Ao entrar em contato com esse antígeno, o corpo respondia produzindo um anticorpo ou aglutinina, que os pesquisadores chamaram de anti-Rh, para combater esse antígeno.

Após essas primeiras amostras, os pesquisadores colheram o sangue de diversas outras pessoas. Todas as pessoas cujas hemácias se aglutinavam quando eram colocadas em contato com o anticorpo anti-Rh foram chamadas de Rh positivas ou Rh+, indicando que as hemácias dessas pessoas apresentavam o fator Rh como o encontrado nos macacos Rhesus. Já as pessoas cujas hemácias não se aglutinavam quando colocadas em contato com o anti-Rh foram chamadas de Rh negativas ou Rh-, indicando que elas não possuíam o fator Rh em suas hemácias.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Uma pessoa Rh+ que recebe sangue Rh- não terá a aglutinação de suas hemácias, pois o portador do sangue Rh+ não tem o anticorpo anti-Rh em seu sangue. Mas é muito importante lembrar que uma vez em contato com esse antígeno, o corpo responderá produzindo anticorpos. Se essa pessoa Rh+ receber novamente o sangue Rh-, seu organismo poderá desencadear um processo de aglutinação das hemácias muito perigoso e até fatal. Isso ocorre em uma doença chamada de Eritroblastose fetal, também conhecida como doença hemolítica do recém-nascido.

Olhando do ponto de vista genético, a determinação do fator Rh é condicionada por dois alelos, R (dominante) e r (recessivo), sendo que os genótipos RR e Rr definem a presença do fator Rh em suas hemácias, sendo essas pessoas Rh+. Se o genótipo de uma pessoa for rr, quer dizer que essa pessoa não apresenta fator Rh em suas hemácias, sendo ela Rh-.

Publicado por Paula Louredo Moraes
Assista às nossas videoaulas

Artigos Relacionados

Conjunto cromossômico da espécie humana.
Cariótipo
Cariótipo, Centrômero, Metacêntrico, Submetacêntrico, Acrocêntrico, Telocêntrico, Satélite, Metáfase, Condensação, Célula diplóide, Par alossômico, Par autossômico, Idiograma de cariótipo.
Falsos O têm, na verdade, sangue do tipo A, B ou AB.
Efeito Bombaim – Falso O
Exceção que ocorre em menos de 1% da população.
Os genes são porções de DNA contidas nos cromossomos
Genes e cromossomos
Aprenda mais sobre genes e cromossomos, dois conceitos que são relacionados entre si e essenciais para a compreensão dessa parte da Biologia.
Genótipo e fenótipo
Você sabe diferenciar genótipo e fenótipo? Esses dois conceitos são fundamentais para a compreensão da genética. Clique aqui e aprenda mais sobre o tema.
O esquema da cadeia polinucleotídica (dupla fita complementar).
Replicação do DNA
Um mecanismo de duplicação semiconservativa das informações genéticas.
Transfusão de sangue: um procedimento médico associado a um ato solidário.
Transfusão de sangue
Transfusão de sangue: um procedimento médico associado a um ato solidário.
video icon
Matemática
Probabilidade Condicional
Nesta aula veremos questões que remetem à ideia de probabilidade condicional e mostraremos como realizar esse cálculo usando a fórmula e sem usar a fórmula.

Outras matérias

Biologia
Matemática
Geografia
Física
Vídeos
video icon
Videoaula Brasil Escola
Inglês
Genitive Case
É hora de aperfeiçoar sua gramática na Língua Inglesa. Assista!
video icon
Videoaula Brasil Escola
Sociologia
Democracia racial
Você sabe o que significa democracia racial? Clique e nós te ensinamos!
video icon
Tigres Asiáticos
Geografia
Tigres Asiáticos
Assista à nossa videoaula sobre os Tigres Asiáticos, e conheça as razões do desenvolvimento rápido desses territórios.