Whatsapp icon Whatsapp

Importância do Fator Rh

O sinal de (+) ou (-) ao lado do tipo sanguíneo representa o fator Rh
O sinal de (+) ou (-) ao lado do tipo sanguíneo representa o fator Rh

O fator Rh, assim como o sistema ABO, foi descoberto pelo médico Karl Landsteiner com a colaboração do também médico Alex Wiener no ano de 1940. Essa descoberta se deu a partir de pesquisas feitas com macacos do gênero Rhesus. Durante as pesquisas, os médicos observaram que quando o sangue do macaco era colocado em contato com amostras de sangue humano, 85% dessas amostras se aglutinavam, enquanto que nos 15% restante não ocorria nada. Diante disso, concluiu-se que as hemácias do macaco Rhesus apresentavam um antígeno, também chamado de aglutinogênio, que eles batizaram de fator Rh. Ao entrar em contato com esse antígeno, o corpo respondia produzindo um anticorpo ou aglutinina, que os pesquisadores chamaram de anti-Rh, para combater esse antígeno.

Após essas primeiras amostras, os pesquisadores colheram o sangue de diversas outras pessoas. Todas as pessoas cujas hemácias se aglutinavam quando eram colocadas em contato com o anticorpo anti-Rh foram chamadas de Rh positivas ou Rh+, indicando que as hemácias dessas pessoas apresentavam o fator Rh como o encontrado nos macacos Rhesus. Já as pessoas cujas hemácias não se aglutinavam quando colocadas em contato com o anti-Rh foram chamadas de Rh negativas ou Rh-, indicando que elas não possuíam o fator Rh em suas hemácias.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Uma pessoa Rh+ que recebe sangue Rh- não terá a aglutinação de suas hemácias, pois o portador do sangue Rh+ não tem o anticorpo anti-Rh em seu sangue. Mas é muito importante lembrar que uma vez em contato com esse antígeno, o corpo responderá produzindo anticorpos. Se essa pessoa Rh+ receber novamente o sangue Rh-, seu organismo poderá desencadear um processo de aglutinação das hemácias muito perigoso e até fatal. Isso ocorre em uma doença chamada de Eritroblastose fetal, também conhecida como doença hemolítica do recém-nascido.

Olhando do ponto de vista genético, a determinação do fator Rh é condicionada por dois alelos, R (dominante) e r (recessivo), sendo que os genótipos RR e Rr definem a presença do fator Rh em suas hemácias, sendo essas pessoas Rh+. Se o genótipo de uma pessoa for rr, quer dizer que essa pessoa não apresenta fator Rh em suas hemácias, sendo ela Rh-.

Publicado por Paula Louredo Moraes
Assista às nossas videoaulas

Artigos Relacionados

Genótipo e fenótipo
Você sabe diferenciar genótipo e fenótipo? Esses dois conceitos são fundamentais para a compreensão da genética. Clique aqui e aprenda mais sobre o tema.
Replicação do DNA
Um mecanismo de duplicação semiconservativa das informações genéticas.
Transfusão de sangue
Transfusão de sangue: um procedimento médico associado a um ato solidário.
video icon
"Sistema Reprodutor Feminino" escrito sobre fundo azul ao lado da ilustração de um corpo feminino
Biologia
Sistema Reprodutor Feminino
Sobre os sistemas reprodutores, podemos concordar que o feminino apresenta uma organização muito mais simples se comparado com o masculino e podemos dizer que é perfeito. Um sistema responsável por produzir um gameta e acomodar todo o processo de desenvolvimento de um bebê só podia estar presente nas mulheres. O sistema reprodutor feminino é formado por órgãos internos e estruturas externas, e possui pouca relação com o sistema excretor.

Outras matérias

Biologia
Matemática
Geografia
Física
Vídeos
video icon
Pessoa com as pernas na água
Saúde e bem-estar
Leptospirose
Foco de enchentes pode causar a doença. Assista à videoaula e entenda!
video icon
fone de ouvido, bandeira do reino unido e caderno escrito "ingles"
Gramática
Inglês
Que tal conhecer os três verbos mais usados na língua inglesa?
video icon
três dedos levantados
Matemática
Regra de três
Com essa aula você revisará tudo sobre a regra de três simples.