Whatsapp icon Whatsapp

Hereditariedade

A hereditariedade é a transmissão de características de pais para filhos. Essas informações genéticas e fenotípicas transmitidas são chamadas de hereditárias.
A fecundação garante a transmissão de características aos descendentes
A fecundação garante a transmissão de características aos descendentes

Denominamos de hereditariedade o fenômeno em que os genes e as características dos pais são transmitidas aos seus descendentes. As características genéticas e fenotípicas transmitidas dessa forma, por sua vez, são chamadas de hereditárias.

Nos seres humanos, a transmissão de características hereditárias é conseguida graças à fusão dos gametas. O gameta masculino, o espermatozoide, e o gameta feminino, o ovócito secundário, contêm 23 cromossomos cada. Quando ocorre a fusão, os 23 cromossomos do pai juntam-se aos 23 cromossomos da mãe e passam a compor o conjunto cromossômico daquela nova célula.

→ Conhecimento sobre hereditariedade

Apesar de hoje ser bem estabelecido como o material genético é herdado, a hereditariedade não foi sempre compreendida de forma adequada. Por muito tempo, não se entendia, por exemplo, por que algumas pessoas eram tão parecidas com os pais e outras apresentavam diferenças tão acentuadas. Não se sabia nem mesmo que existia material genético e que esse era transmitido.

Hipócrates, por volta de 410 a.C., propôs a ideia da pangênese, a qual afirmava que o organismo produzia partículas de todas as partes do organismo e que essas partículas eram transmitidas no momento da reprodução. Essa ideia permaneceu bem aceita até o final do século XIX.

Aristóteles (384-322 a.C.) também possuía uma ideia sobre hereditariedade. De acordo com ele, existia algum material no sêmen produzido pelos pais que garantiam a transmissão de características. O termo sêmen, nesse caso, era usado no sentido de gametas e não como a secreção eliminada no momento da ejaculação.

Após Aristóteles, houve um grande período sem que essas questões fossem levantas. Apenas depois do Renascimento, os estudos voltaram a ser realizados com o objetivo de desvendar a hereditariedade, entretanto, pouco progresso foi observado. Sendo assim, existem poucos trabalhos verdadeiramente inovadores no período compreendido entre as ideias de Aristóteles e Gregor Mendel (1822-1884).

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

→ Gregor Mendel

Gregor Mendel é considerado o pai da Genética por causa dos resultados de seus estudos envolvendo ervilhas. Sua teoria foi proposta antes mesmo de a estrutura e o funcionamento dos cromossomos serem conhecidas, entretanto, Mendel compreendeu de maneira acertada os princípios básicos da hereditariedade.

Mendel propôs duas leis:

As duas leis de Mendel explicam, utilizando regras simples de probabilidade, as variações existentes na transmissão de algumas características. Além disso, elas serviram como base para a ampliação do conhecimento genético e propuseram a ideia de herança particulada, a qual demonstra que os pais passam adiante unidades herdáveis separadas (atualmente chamadas de genes). Assim sendo, as leis de Mendel foram o ponto de partida para a Genética moderna e a compreensão correta da hereditariedade.

Publicado por Vanessa Sardinha dos Santos
Assista às nossas videoaulas

Artigos Relacionados

O RNA é formado a partir de uma fita da molécula de DNA
Características do RNA
Conheça mais sobre a molécula de RNA e saiba quais são seus tipos e qual sua principal função.
Na clonagem, o núcleo de um óvulo é substituído pelo núcleo de outra célula
Clonagem
Entenda o que é clonagem, como ela surgiu, a diferença entre clonagem reprodutiva e terapêutica e o que a Legislação diz sobre o assunto!
Os genes são porções de DNA contidas nos cromossomos
Genes e cromossomos
Aprenda mais sobre genes e cromossomos, dois conceitos que são relacionados entre si e essenciais para a compreensão dessa parte da Biologia.
Gregor Mendel
Clique aqui e descubra mais sobre Gregor Mendel! Conheça um pouco da história de vida desse pesquisador e um pouco sobre as leis por ele propostas.
Hemofilia
A hemofilia é uma doença grave que afeta a coagulação. Clique aqui e entenda o que é essa doença e quais são seus sintomas, diagnóstico e tratamento.
Analisando o histórico familiar de um indivíduo, podemos entender melhor suas características
Heredogramas
Entenda o que são heredogramas, conheça as simbologias utilizadas neles e saiba como determinar o tipo de herança que aparece nessas representações.
Crossing-over: Permutação entre genes alelos
Ligações Gênicas
Um mecanismo evolutivo que permite maior diferenciação dentro de uma espécie.
O projeto Genoma Humano.
Mapas Genéticos
Clique aqui e conheça quais fatores são considerados para a elaboração de mapas genéticos.
O embaralhamento dos “fatores” hereditários.
Permutação
Troca de segmentos correspondentes entre cromossomos homólogos.
A primeira lei de Mendel nos diz que os descendentes recebem um alelo do par de genes que determina uma característica
Primeira Lei de Mendel
Entenda a primeira lei de Mendel e como Gregor Mendel fez seus experimentos e quais resultados ele obteve.
Reprodução sexuada
Vários organismos reproduzem-se sexualmente. Clique aqui e conheça as características da reprodução sexuada bem como seus tipos.
Para estudar a hereditariedade, Mendel analisou ervilhas
Segunda lei de Mendel
Compreenda o que é a segunda lei de Mendel, também chamada de Lei da Segregação Independente. Neste texto falaremos sobre o enunciado dessa importante lei para a Genética e analisaremos o cruzamento entre ervilhas que auxiliou Gregor Mendel na compreensão da herança de duas ou mais características.
A pesca com rede pode ocasionar a seleção direcional
Tipos de seleção natural
Saiba mais sobre os diferentes tipos de seleção natural existentes e amplie seus conhecimentos sobre os mecanismos de evolução!
video icon
Enem
Pré-Enem | Especiação
O Pré-Enem é o intensivo preparatório do Brasil Escola para o Enem. Nele nós separamos os principais temas que devem ser estudados a menos de três meses do exame. Nesta aula, vamos falar sobre especiação com o professor Fred Mata!

Outras matérias

Biologia
Matemática
Geografia
Física
Vídeos
video icon
Sigmund Freud
Filosofia
Sigmund Freud
Nessa videoaula você conhecerá mais sobre a vida e estudos do "pai" da psicanálise.
video icon
Thumb Brasil Escola
Literatura
Realismo fantástico
Trazemos uma análise sobre realismo fantástico. Assista já!
video icon
Thumb Brasil Escola
Química
Funções orgânicas
Tire um tempo para entender melhor o que são as amidas