Whatsapp icon Whatsapp

Isolamento geográfico

A especiação pode ser ocasionada por isolamento geográfico.
Os tentilhões sofreram isolamento geográfico
Os tentilhões sofreram isolamento geográfico

O isolamento geográfico consiste na separação de uma população por uma barreira geográfica, formando assim subpopulações. A barreira geográfica pode ser um rio, uma montanha ou um cânion, por exemplo.

As subpopulações começam a sofrer diferentes pressões e consequentemente os genes selecionados em uma subpopulação serão diferentes da outra subpopulação. Em virtude da barreira geográfica, as duas subpopulações ficarão impedidas de cruzar e as diferenças entre elas ficarão cada vez mais acentuadas.  Surgindo assim as subespécies.

Com o tempo estas subespécies podem ficar tão diferentes umas das outras que se torna impossível a reprodução entre elas. Quando isso acontece temos o isolamento reprodutivo e, consequentemente, o surgimento de novas espécies.

O conceito de espécie mais aceito é o de Ernst Mayr, que diz que espécie é um conjunto de populações em que os indivíduos são capazes de cruzar e se reproduzir, produzindo descendentes férteis. O processo que leva ao surgimento de novas espécies é denominado especiação.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Quando a especiação ocorre em razão de um isolamento geográfico, denominamos de especiação alopátrica.

Um exemplo muito conhecido deste tipo de especiação é o dos tentilhões das Ilhas Galápagos. Nas Ilhas ocorrem cerca de 14 espécies de tentilhões e cada um apresenta um bico diferente, especializado à sua alimentação. Acredita-se que essas espécies apresentavam um ancestral comum e estes indivíduos migraram para as diferentes ilhas, isolando-se e impedindo o fluxo gênico.

Publicado por Vanessa Sardinha dos Santos
Assista às nossas videoaulas

Artigos Relacionados

A biodiversidade evolutiva do ambiente marinho e terrestre
A diferença entre os ecossistemas e a estrutura das populações.
Analogia e homologia
Você sabe a diferença entre analogia e homologia? Clique aqui e aprenda a diferença entre esses dois conceitos importantes para o estudo da evolução.
Fóssil
Indícios de animais ou vegetais viventes no passado.
Gradualismo e Equilíbrio Pontuado
Linhas de pensamento a respeito da origem de novas espécies.
Semelhanças entre o chimpanzé e o homem
Recentes descobertas evidenciam as semelhanças entre o chimpanzé e o homem. Confira!
video icon
Professora ao lado do texto"Aposto".
Português
Aposto
Aposto é o nome que se dá ao elemento sintático que se junta a outro a título de explicação ou de apreciação. Assista a esta videoaula e aprenda um pouco mais sobre o emprego e a classificação desse termo acessório da oração.