Whatsapp icon Whatsapp

Por que devemos respirar pelo nariz?

Muitas pessoas perguntam-se por que devemos respirar pelo nariz, uma vez que a boca também capta o ar. Entretanto, vale lembrar que o papel do nariz vai além da captação de ar.
A respiração pelo nariz garante que o ar entre no sistema respiratório aquecido, umedecido e limpo
A respiração pelo nariz garante que o ar entre no sistema respiratório aquecido, umedecido e limpo

Você conhece alguém que respira pela boca? Em virtude da conexão existente entre o sistema digestório e o respiratório, a boca também permite que o oxigênio chegue aos pulmões, entretanto, esse tipo de respiração não é saudável.

Por que é importante respirar pelo nariz?

O nariz apresenta adaptações que garantem uma maior eficiência respiratória. Ele é responsável, por exemplo, por filtrar substâncias e realiza esse processo de duas formas diferentes:

  1. Presença de pequenos pelos (vibrissas): os pelos presentes no nariz ajudam a filtrar algumas partículas do ar. Normalmente a presença desses pelos garante proteção contra partículas maiores, como insetos.

  2. Presença de muco: diferentemente dos pelos, o muco está relacionado com a retenção de partículas mais finas, tais como poeira e fuligem, sendo também responsável pela proteção contra micro-organismos. Após reter as partículas por meio do batimento de cílios, o muco é levado até a faringe, onde é deglutido ou expelido.

Vale destacar, no entanto, que o nariz não garante apenas que o ar seja filtrado. É responsabilidade dessa estrutura também o aquecimento do ar, uma vez que o ar frio dificulta o funcionamento do sistema respiratório, e a sua umidificação. O aquecimento é conseguido pelo tecido conjuntivo presente na cavidade nasal, que é amplamente vascularizado (há muitos vasos sanguíneos). A umidificação, por sua vez, deve-se à presença de glândulas que produzem uma secreção serosa.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Respirar pela boca pode ter consequências?


Respirar pela boca pode trazer consequências ruins para o organismo

Respirar pela boca pode, sim, ter consequências. Uma delas é a alteração da aparência da face, pois pode causar modificações nos dentes, que ficam mais à frente, e no palato, por exemplo. Além disso, pode causar também o ronco, a apneia do sono (distúrbio que causa a parada da respiração durante o sono) e o cansaço. Como o nariz realiza a filtração do ar, a respiração pela boca também aumenta os riscos de infecções das vias aéreas e o aumento de casos de bronquite.

Por que muitas pessoas respiram pela boca?

Geralmente a respiração pela boca está associada a fatores que impedem uma respiração adequada pelo nariz. Pessoas com esse tipo de respiração geralmente enfrentam problemas como rinite alérgica, aumento da adenoide, desvio de septo, sinusites e má-formações da face. Sendo assim, ao notar uma respiração inadequada, é fundamental procurar auxílio médico para tratar o problema.

Publicado por Vanessa Sardinha dos Santos

Artigos Relacionados

Hematose
Você sabe o que é hematose? Clique aqui e entenda o que é esse processo e como ele ocorre nos seres humanos e em outros animais.
Rinite Alérgica
Rinite Alérgica, reação inflamatória da mucosa, onde a rinite é mais comum, sintomas da rinite alérgica, formas de prevenção da rinite, alérgenos.
Sinusite
Saiba mais sobre a sinusite, seus tipos, sintomas e as formas de tratar a doença.
Sistema digestório
Amplie seus conhecimentos sobre o sistema digestório. Neste texto, falaremos sobre os órgãos que fazem parte desse sistema e de algumas funções atribuídas a eles.
Sistema respiratório
Aprenda um pouco mais a respeito do sistema respiratório clicando aqui. Neste texto conheceremos os órgãos desse sistema e os movimentos respiratórios.
video icon
Escrito"Fração molar" sobre imagem de frascos com substâncias químicas, em um laboratório, ao lado do professor de química.
Química
Fração molar
A fração molar é um tipo de concentração de soluções e é dada pelo número de mol dos componentes de uma solução. Pode ser calculada a fração molar em relação ao solvente ou ao soluto, sendo que, obrigatoriamente, o valor da soma entre a fração molar do soluto e a do solvente deve sempre ser 1.

Outras matérias

Biologia
Matemática
Geografia
Física
Vídeos
video icon
Pessoa com as pernas na água
Saúde e bem-estar
Leptospirose
Foco de enchentes pode causar a doença. Assista à videoaula e entenda!
video icon
fone de ouvido, bandeira do reino unido e caderno escrito "ingles"
Gramática
Inglês
Que tal conhecer os três verbos mais usados na língua inglesa?
video icon
três dedos levantados
Matemática
Regra de três
Com essa aula você revisará tudo sobre a regra de três simples.