Pupunheira
A pupunheira (Bactris gasipae) é uma espécie de planta da família das Arecáceas. É encontrada na América Central e, no Brasil, é típica da bacia amazônica, mas é cultivada na Bahia, Espírito Santo e São Paulo.
O interesse econômico por este vegetal se dá, principalmente, em razão de seus frutos e palmito, estes de sabor agradável e alto valor nutritivo. O primeiro, rico em vitamina A, é produzido em cachos e não pode ser ingerido antes do cozimento, por apresentar substâncias irritantes da mucosa bucal. O segundo, em relação aos outros palmitos, possui sabor mais adocicado e não escurece após ser cortado.
Sua raiz pode ser utilizada como vermicida. As flores masculinas, como tempero. Seu tronco pode ser matéria-prima de móveis, construções e artesanatos e as folhas, coberturas para habitações. O fruto, ainda, é utilizado na fabricação de bolos e pães.
A B. gasipae pode atingir 20m de altura, 25cm de diâmetro e seu tronco tem regiões sem espinho intercaladas com as com espinho. Possui folhas grandes, de até 4m de comprimento, com diversos folíolos com ou sem espinhos. Os frutos jovens são verdes e, maduros, amarelados ou avermelhados. Podem ou não apresentar sementes, estas de cor negra, endocarpo duro e oleaginosas.
Suas flores, masculinas e femininas, possuem odor agradável, atraindo polinizadores. Esta planta pode se propagar por brotações, que ocorrem espontaneamente na base do caule da planta-mãe. É comum encontrar até cinco árvores unidas pela mesma base.
Esta arecácea possui o sistema radicular bastante superficial e, por tal motivo, para cultivo devem ser evitadas áreas de ventos fortes. Apesar de adaptar-se bem em diversas regiões, clima quente e úmido são mais indicados para cultivo. Solos bem drenados e de terreno plano são, também, indicados.
Por Mariana Araguaia
Graduada em Biologia