Whatsapp icon Whatsapp

Queixadas

As queixadas são mamíferos encontrados nas Américas que correm sérios riscos de extinção em virtude, principalmente, da caça predatória e da destruição de habitat.
As queixadas vivem em grupos de até 300 indivíduos
As queixadas vivem em grupos de até 300 indivíduos

As queixadas (Tayassu pecari) são mamíferos pertencentes à família Tayassuidae que apresentam como características mais marcantes o topete e o bater característico dos dentes. Conhecidos também como porcão, porco-do-mato, cariblanco e chancho do monte, esses animais podem ser encontrados em grupos de 50 a 300 indivíduos.

A queixada apresenta ampla distribuição geográfica, sendo encontrada na América do Norte, Central e do Sul, principalmente nas regiões de florestas tropicais úmidas. São frugívoras (alimentam-se de frutos e vegetais), mas podem alimentar-se também de invertebrados, fungos e até mesmo peixes. Em virtude de sua grande capacidade de comer frutos, as queixadas destacam-se pelo seu papel essencial na dispersão de sementes.

Esses mamíferos medem em torno de 55 centímetros quando adultos e pesam, em média, de 35 a 40 quilos. São animais mais ativos durante a manhã e no final da tarde, tendo, portanto, hábitos diurnos. Ocupam grandes territórios e, dependendo do grupo e do bioma, podem ocupar uma área de até 200 km2. A queixada é um animal extremamente agressivo que sofre predação por parte das onças-pintadas e pardas nas áreas onde não há contato com o ser humano.

A gestação da queixada dura, em média, 250 dias. Normalmente a mãe dá à luz um ou dois filhotes. Até um ano de idade, aproximadamente, os filhotes apresentam pelo de coloração vermelha, marrom e creme, com uma faixa mais escura na região do dorso.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Apesar de viver em grandes bandos sociais, as queixadas são bastante prejudicadas pela caça, aumento da densidade humana, introdução de espécies exóticas (como o javali), construção de grandes obras, incêndios, criação de gado, monocultura e a fragmentação e destruição do ambiente. No nosso país, esses animais encontram-se em perigo em grande parte do território. O estado de conservação na Amazônia é o menos preocupante. De acordo com a IUCN (sigla em inglês para União Internacional para a Conservação da Natureza e dos Recursos Naturais), a queixada está classificada como vulnerável.

Diante de tantos problemas ambientais que colocam em risco as queixadas, é fundamental que áreas de conservação sejam criadas com a finalidade de proteger essa espécie, assim como recuperar áreas degradadas e criar corredores ecológicos. Além disso, é importante que projetos sociais sustentáveis sejam criados e também que campanhas educativas sejam implantadas.

Atualmente as queixadas estão sendo criadas em cativeiro com objetivos econômicos, uma vez que possuem carne muito apreciada e couro com alto valor de venda. Criadores afirmam que é um animal com baixo índice de mortalidade, sendo necessário o cuidado veterinário apenas no que diz respeito à vermifugação. Assim sendo, a criação desses animais pode ser uma fonte de renda, além de ajudar na preservação da espécie.

Publicado por Vanessa Sardinha dos Santos

Artigos Relacionados

A ariranha é um mamífero carnívoro da família Mustelidae.
Ariranha
Conheça mais sobre a ariranha, um mamífero carnívoro de hábitos semiaquáticos que atualmente é encontrado principalmente na Bacia Amazônica e no Pantanal.
Os mamutes são animais extintos em nosso planeta
Extinção
Saiba mais sobre a extinção, suas principais causas e seus diferentes tipos.
Os mamíferos têm capacidade de inteligência, memória e aprendizado maior que a dos outros vertebrados
Mamíferos
Clique aqui e veja quais são as principais características dos mamíferos.

Outras matérias

Biologia
Matemática
Geografia
Física
Vídeos
video icon
videoaula brasil escola
Química
Cinética química
Se ainda tem dúvidas quanto a velocidade das reações, essa videoaula é para você!
video icon
videoaula brasil escola
Português
Redação
Entenda como realizar argumento por causa e consequência com a nossa aula.
video icon
videoaula brasil escola
História
Crise de 1929
A quebra da bolsa de valores de Nova Iorque afetou não só os EUA, como o mundo. Entenda!