Saliva

A saliva é um líquido produzido pelas glândulas salivares que atua na digestão e também na proteção da nossa cavidade oral.

Ao ver um alimento saboroso ou ao pensar em uma boa comida, é normal que nossa boca encha-se de saliva, um líquido fundamental para a digestão dos alimentos, mas que também possui outras importantes funções.

O que é a saliva?

A saliva é um líquido incolor produzido pelas glândulas salivares e lançado no interior da cavidade bucal. Essas glândulas podem ser classificadas, de uma maneira geral, em dois grupos: as maiores, formadas pelas glândulas parótidas, submandibulares e sublinguais, e as menores, que são encontradas praticamente por toda a cavidade oral.

A saliva é composta basicamente por água, mas também possui em sua composição componentes orgânicos e inorgânicos. Os elementos inorgânicos mais importantes são o cloreto, bicarbonato, fosfato, iodeto, fluoreto, sódio, potássio e cálcio. Além desses elementos, na saliva também estão presentes substâncias orgânicas, tais como enzimas, proteínas, glicose e ureia. Com a secreção das glândulas, podemos encontrar ainda restos alimentares, muco, micro-organismos e células do epitélio oral.

A secreção da saliva pelas glândulas é induzida por estímulos físicos, químicos, biológicos e psíquicos. Vale frisar que o fluxo salivar é quase nulo durante o sono e reduzido pela manhã, aumentando principalmente no período da tarde. Esse fluxo também varia de acordo com idade, sexo e, provavelmente, com a Genética.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

As glândulas salivares produzem a saliva
As glândulas salivares produzem a saliva

Quais são as funções da saliva?

A saliva apresenta várias funções, apesar de ser mais conhecida pela sua participação no processo digestório. São funções que podem ser atribuídas à saliva:

  • Formação do bolo alimentar;

  • Digestão inicial dos polissacarídeos por meio da enzima denominada de amilase salivar;

  • Ação antimicrobiana por meio da, por exemplo, lisozima, que é capaz de quebrar paredes celulares de bactérias;

  • Proteção dos dentes e da mucosa bucal;

  • Lubrificação dos tecidos, facilitando, assim, a alimentação e a fonética;

  • Regulação do pH no interior da boca, que varia entre 6,5 e 7,4;

  • Autolimpeza da boca.

CURIOSIDADE

Você sabia que existe “saliva” sendo vendida em farmácias? Não se trata de saliva humana, mas de um substitutivo da saliva que é usado por pessoas que apresentam uma manifestação clínica conhecida como boca seca. Esse produto lubrifica a cavidade oral, diminuindo o sintoma desagradável da secura. Vale ressaltar, entretanto, que não causa a cura de nehuma doença.

Uma das funções da saliva é manter o pH da cavidade bucal
Uma das funções da saliva é manter o pH da cavidade bucal
Publicado por: Vanessa Sardinha dos Santos
Artigo relacionado
Teste agora seus conhecimentos com os exercícios deste texto
Lista de Exercícios

Questão 1

A saliva é uma substância incolor lançada na boca pelas glândulas salivares. Entre as funções a seguir, qual não pode ser atribuída à saliva?

a) Limpeza da boca.

b) Regulação do pH da boca.

c) Proteção dos dentes.

d) Ação antimicrobiana.

e) Digestão inicial das proteínas.

Questão 2

A saliva contém uma enzima que garante a digestão inicial dos polissacarídeos. Analise as alternativas a seguir e marque o nome dessa enzima:

a) Ptialina.

b) Pepsina.

c) Renina.

d) Tripsina.

e) Maltase.

Mais Questões
Assuntos relacionados
As glândulas salivares são responsáveis por produzir a saliva
Glândulas salivares
Saiba mais sobre as glândulas salivares, que são as responsáveis pela produção da saliva e atuam no processo de digestão.
O sistema digestório garante que os nutrientes dos alimentos sejam absorvidos.
Sistema digestório
Amplie seus conhecimentos sobre o sistema digestório. Neste texto, falaremos sobre os órgãos que fazem parte desse sistema e de algumas funções atribuídas a eles.
Órgãos do aparelho digestório humano.
Digestão
Digestão, o quê compreende a digestão, importância da digestão, o quê são os micronutrientes, o quê são os macronutrientes, órgãos que fazem parte do processo digestório, a mastigação, a deglutição.
Sistema reprodutor masculino
Clique aqui para entender melhor o sistema reprodutor masculino, os órgãos que o compõem, bem como as funções por eles desempenhadas.
A saliva é ácida ou básica?
pH bucal: acidez da saliva
Por que cáries aparecem em nossos dentes?
Entre as vértebras há uma estrutura cartilaginosa chamada de disco invertebral
Hérnia de disco
Saiba mais sobre as causas, os sintomas e o tratamento da hérnia de disco.
As células caliciformes (*) são exemplos de glândulas unicelulares
Tipos de glândulas
Conheça os principais tipos de glândulas presentes no nosso corpo e aprenda a diferenciá-las.