Whatsapp icon Whatsapp

Tipos de seleção natural

Existem diferentes tipos de seleção natural: a seleção direcional, estabilizadora e disruptiva. Cada um desses tipos seleciona um fenótipo diferente.
A pesca com rede pode ocasionar a seleção direcional
A pesca com rede pode ocasionar a seleção direcional

Podemos definir a seleção natural como o processo em que o indivíduo mais apto a viver em determinado meio sobrevive, reproduz-se e passa suas características aos seus descendentes. Esse processo é um importante mecanismo de evolução, uma vez que essa seleção faz com que características sejam mantidas e aumenta a frequência delas, podendo levar até mesmo ao surgimento de uma nova espécie.

A seleção natural pode ocorrer de diferentes formas, sendo classificada em três tipos: seleção direcional, estabilizadora ou disruptiva.

Seleção direcional

A seleção direcional é o tipo de seleção natural em que um fenótipo extremo é favorecido e tem sua frequência aumentada na população. É o tipo de seleção que provoca mudanças mais rapidamente que as outras, sendo o tipo mais usado nas seleções artificiais.

Um exemplo de seleção direcional pode ser observado em salmões que vivem no noroeste do Pacífico. Eles têm apresentado uma redução em seu tamanho nos últimos anos por causa do aumento da pesca com rede na região. Esse tipo de pesca acaba selecionando indivíduos maiores, o que fez com que os menores apresentassem vantagem sobre os outros, uma vez que não eram capturados. Com o tempo, observou-se uma redução no tamanho médio desses peixes.

Seleção estabilizadora

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

A seleção estabilizadora é o tipo mais comum de seleção natural nas populações atuais. Como o nome sugere, ela seleciona os organismos com fenótipo intermediário. Isso quer dizer que indivíduos muito fora da média (extremos) são eliminados.

Um exemplo de seleção estabilizadora ocorre em algumas regiões africanas, onde se observa a presença de um alelo recessivo (s) que determina a anemia falciforme, uma doença relativamente grave. Apesar de grave, muitas pessoas apresentam o gene, entretanto, em heterozigose (Ss). A permanência desse gene é importante porque confere proteção contra a malária, uma doença comum em certas regiões africanas. Nesse caso, portanto, a seleção natural privilegiou a permanência do gene em heterozigose, diminuindo a frequência do gene em homozigose (SS e ss)

Seleção disruptiva

A seleção disruptiva é aquela em que os extremos são favorecidos e os organismos intermediários são eliminados. Um exemplo desse tipo de seleção pode ser observado em alguns tentilhões africanos que são adaptados a comer sementes. Eles variam em tamanho (grandes, médios e pequenos), mas as formas intermediárias são pouco observadas. Isso ocorre porque existem sementes que variam em dureza. Os tentilhões maiores conseguem alimentar-se de sementes duras, e os menores alimentam-se de sementes macias.

Publicado por Vanessa Sardinha dos Santos
Assista às nossas videoaulas

Artigos Relacionados

Seleção natural
Darwinismo
Aprenda mais sobre o darwinismo, aqui! Neste texto entenderemos melhor o que é o darwinismo e os conceitos de ancestralidade comum e seleção natural.
Por meio da equação de Hardy-Weinberg, podemos determinar a frequência dos alelos em uma população que não esteja evoluindo.
Equilíbrio de Hardy-Weinberg
Que tal aprender um pouco mais sobre o equilíbrio de Hardy-Weinberg? Neste texto, explicaremos do que se trata esse equilíbrio, as premissas para seu estabelecimento e a equação que constitui o princípio de Hardy-Weinberg. Além disso, resolveremos dois exercícios que abordam esse importante tema.
Evolução do Crânio Humano
Evolução
Evolução, o que é evolução, a primeira teoria evolutiva, os fósseis, as causas da evolução, as mutações.
A fecundação garante a transmissão de características aos descendentes
Hereditariedade
Entenda o que é a hereditariedade e conheça um pouco da história do conhecimento a respeito desse importante tema da Genética.
Monumento de Lamarck
Lamarckismo
Aprenda mais sobre o lamarckismo, a ideia evolucionista proposta por Lamarck. Neste texto, falaremos quem foi Lamarck e aprenderemos a respeito de suas principais ideias: lei do uso e desuso e lei da herança de características adquiridas. Conheceremos ainda o clássico exemplo da girafa, que ilustra essa teoria.
Crossing-over: um evento responsável pela variabilidade genética de uma população.
Teoria sintética da evolução
Abordagem que alia evolução e genética para explicar a origem da diversidade.
video icon
História
Independência da América Espanhola
Assista à nossa videoaula para conhecer o contexto das independências das colônias espanholas na América. Confira também no nosso canal outras informações sobre a América Colonial Espanhola e Portuguesa.

Outras matérias

Biologia
Matemática
Geografia
Física
Vídeos
video icon
videoaula brasil escola
Química
Cinética química
Se ainda tem dúvidas quanto a velocidade das reações, essa videoaula é para você!
video icon
videoaula brasil escola
Português
Redação
Entenda como realizar argumento por causa e consequência com a nossa aula.
video icon
videoaula brasil escola
História
Crise de 1929
A quebra da bolsa de valores de Nova Iorque afetou não só os EUA, como o mundo. Entenda!