Darwinismo

Durante o século XIX, Charles Darwin pesquisou acerca da evolução da vida e da origem humana. Em 1831, quando viajou para diferentes regiões do mundo percebeu que na Argentina havia fósseis de espécies gigantes que eram semelhantes às espécies existentes naquele período e que também notava algumas diferenças destacadas de acordo com a região em que eram encontrados, originando a dúvida entre as semelhanças das espécies antigas fossilizadas e de espécies atuais.

No Equador, mais precisamente no arquipélago de Galápagos, havia inúmeras espécies de uma mesma ave localizadas em diferentes regiões, o que levou Darwin a pensar que tais diferenças partiram de um mesmo ancestral que após migrar para diferentes regiões com diferenciações climáticas e ecológicas precisou se adaptar a estas, originando novas espécies.

Seleção natural e artificial

Danwin começa a suspeitar a partir de descobrimentos acerca da idade da Terra e de suas transformações, que a evolução estava relacionada à seleção artificial que permitia selecionar a reprodução de espécies a partir de características julgadas desejáveis, o que permitiria inúmeras espécies a partir de uma mesma raça. Sua opinião a respeito da seleção artificial mudou quando conheceu as teorias de Thomas Malthus que afirmava que o crescimento populacional das espécies selecionaria os organismos com características mais fortes e vantajosas e que através destas conseguiriam sobreviver e deixar descendentes.

A partir deste pensamento, Darwin então percebeu que o meio ambiente era o responsável pela seleção dos organismos, marcando assim o processo de seleção natural que fazia com que as espécies se diversificassem e se adaptassem para sua sobrevivência.

Darwin não conseguiu explicar a origem e as transmissões das adaptações ocorridas em espécies, o que gerou muita crítica a seu estudo. Nos dias atuais sabemos que não somente pela seleção natural que as espécies se evoluem, mas também por mutações gênicas e cromossomiais, por variedade genética, seleções sexuais e outras.

Seleção natural
Publicado por: Gabriela Cabral

Um fenômeno bastante conhecido e usado como exemplo para ilustrar as ideias de Darwin é o melanismo industrial. Ele se caracteriza pelo aumento da variedade de mariposas escuras da espécie Biston betularia em algumas regiões da Inglaterra. Marque a alternativa que explica corretamente por que esse aumento ocorreu.

a) O aumento das mariposas escuras ocorreu porque as brancas eram mais suscetíveis à poluição e isso as levou à extinção. As escuras, por sua vez, não sofriam com os efeitos tóxicos da poluição e sobreviveram.

b) As mariposas claras diminuíram, pois elas foram tornando-se escuras pela ação da poluição e passaram essa característica aos seus descendentes.

c) As mariposas claras diminuíram em razão da predação. Elas tornaram-se mais visíveis em áreas poluídas, onde a fuligem escurecia troncos e muros. Com isso, as escuras tiveram mais chances de sobrevivência e, consequentemente, de reproduzir-se.

d) O número maior de mariposas escuras é explicado pelo fato de que a poluição escureceu a asa desses animais.

Um dos pontos principais do darwinismo diz respeito à seleção natural. Segundo o conceito da seleção natural, é incorreto afirmar que

a) Organismos mais aptos possuem maior probabilidade de chegar à fase adulta e reproduzir-se.

b) O meio ambiente exerce uma força seletiva sobre as espécies.

c) No processo de seleção natural, organismos que possuem características desvantajosas com o tempo diminuem em número.

d) Na seleção natural percebemos que o organismo mais forte sempre é o selecionado.

Evolução do Crânio Humano
Evolução
Evolução, o que é evolução, a primeira teoria evolutiva, os fósseis, as causas da evolução, as mutações.
Monumento de Lamarck
Lamarckismo
Aprenda mais sobre o lamarckismo, a ideia evolucionista proposta por Lamarck. Neste texto, falaremos quem foi Lamarck e aprenderemos a respeito de suas principais ideias: lei do uso e desuso e lei da herança de características adquiridas. Conheceremos ainda o clássico exemplo da girafa, que ilustra essa teoria.
O macaco é ancestral do homem?
Evolução humana
A espécie humana não é descendente dos macacos. Saiba o porquê
Filmes podem ser uma ótima forma de estudar Biologia e também outras disciplinas
Cinco filmes para estudar Biologia
Confira cinco filmes para estudar Biologia e torne seus estudos mais produtivos!
Os fósseis são uma importante evidência da evolução
Teorias evolucionistas
Entenda o que são as teorias evolucionistas e conheça as diferenças entre as teorias evolutivas de Lamarck, Darwin e o neodarwinismo.
A raposa-do-ártico apresenta coloração branca, o que ajuda na camuflagem
Seleção natural
Saiba mais sobre a seleção natural, um mecanismo evolutivo proposto por Charles Darwin que seleciona o organismo mais apto.
A pesca com rede pode ocasionar a seleção direcional
Tipos de seleção natural
Saiba mais sobre os diferentes tipos de seleção natural existentes e amplie seus conhecimentos sobre os mecanismos de evolução!
Charles Darwin
Conheça um pouco mais sobre a vida e obra do naturalista Charles Darwin, um pesquisador que mudou completamente a forma como entendemos a evolução.
Naturalismo
Saiba o que foi o naturalismo. Conheça seus principais autores. Entenda a diferença entre realismo e naturalismo.
fóssil que mantém relação evolutiva entre répteis e aves.
Fóssil
Indícios de animais ou vegetais viventes no passado.
As Eras Geológicas.
Eras geológicas
A história da Terra divide-se em etapas, que correspondem às principais fases de seu desenvolvimento. Essas espatas são as Eras Geológicas. Confira!
Filogenia das Pantheras: leão, leopardo, onça, tigre e leopardo-das-neves.
Panteras e teorias de distribuição do grupo
A relação entre o parentesco entre os indivíduos deste gênero e seus padrões de distribuição.
Os tentilhões sofreram isolamento geográfico
Isolamento geográfico
Compreenda como o isolamento geográfico pode resultar na formação de novas espécies.