Transcrição
Denominamos de transcrição o processo em que o RNA é sintetizado a partir de um molde de DNA. Podemos dividir o processo de síntese do RNA em três importantes etapas: iniciação, alongamento e término.
→ O que é o RNA?
A molécula de RNA (ácido ribonucleico) nada mais é do que um composto formado por nucleotídeos, que são constituídos por um grupo fosfato, um açúcar e uma base nitrogenada. O açúcar no RNA é a ribose, e as bases nitrogenadas podem ser adenina, citosina, guanina ou uracila. Diferentemente do DNA, o RNA é formado por uma fita simples.
Existem três tipos básicos de RNA: RNA mensageiro, RNA transportador e RNA ribossomal. O mensageiro codifica as proteínas; os ribossomais formam os ribossomos, e os transportadores carregam aminoácidos durante a síntese proteica.
→ Etapas da transcrição
-
Iniciação
A iniciação representa o início da produção do RNA. Inicialmente, a RNA polimerase (enzima que cataliza a transcrição) reconhece no DNA as chamadas regiões promotoras. Nos procariontes, existe apenas um único tipo de RNA polimerase; nos eucariontes, são descritas três RNA-polimerases, sendo, portanto, o processo de transcrição nesse grupo mais complexo.
Na etapa de iniciação, observa-se também a abertura da fita de DNA, processo conhecido como desenovelamento. Essa abertura ocorre em virtude do rompimento entre as ligações que surgem entre as bases.
-
Alongamento
Nessa fase, que se inicia após a formação da primeira ligação fosfodiéster, é sintetizada uma nova molécula de RNA, a qual está temporariamente pareada com a fita de DNA que está servindo de molde. A sequência de nucleotídeos a ser incorporada à nova molécula é determinada pela complementariedade com a molécula de DNA-molde.
Cada ribonucleotídeo liga-se covalentemente à nova cadeia de RNA por meio de reações catalizadas por enzimas. A RNA-polimerase catalisa a formação de ligação fosfodiéster entre os nucleotídeos, permitindo a criação da nova cadeia.
À medida que a nova cadeia é formada, o DNA rearranja-se, diferentemente do processo de duplicação de DNA, em que se percebe que a molécula em formação permanece ligada ao seu molde. A transcrição ocorre até que a RNA polimerase encontre na fita molde de DNA um sinal de término.
-
Término
O término acontece quando sinais de término são encontrados. Nesse momento, a polimerase para e libera o DNA-molde e a nova cadeia de RNA.
Atenção: nos organismos eucariontes, a transcrição acontece no núcleo; nos procariontes, ocorre no citoplasma.