Whatsapp icon Whatsapp

Transcrição

A transcrição é um processo que resulta em uma molécula de RNA a partir de uma molécula de DNA, que funciona como um molde.
Transcrição (Transcription) é o processo em que uma molécula de RNA é formada a partir de uma molécula de DNA
Transcrição (Transcription) é o processo em que uma molécula de RNA é formada a partir de uma molécula de DNA

Denominamos de transcrição o processo em que o RNA é sintetizado a partir de um molde de DNA. Podemos dividir o processo de síntese do RNA em três importantes etapas: iniciação, alongamento e término.

O que é o RNA?

A molécula de RNA (ácido ribonucleico) nada mais é do que um composto formado por nucleotídeos, que são constituídos por um grupo fosfato, um açúcar e uma base nitrogenada. O açúcar no RNA é a ribose, e as bases nitrogenadas podem ser adenina, citosina, guanina ou uracila. Diferentemente do DNA, o RNA é formado por uma fita simples.

Existem três tipos básicos de RNA: RNA mensageiro, RNA transportador e RNA ribossomal. O mensageiro codifica as proteínas; os ribossomais formam os ribossomos, e os transportadores carregam aminoácidos durante a síntese proteica.

Etapas da transcrição

  • Iniciação

A iniciação representa o início da produção do RNA. Inicialmente, a RNA polimerase (enzima que cataliza a transcrição) reconhece no DNA as chamadas regiões promotoras. Nos procariontes, existe apenas um único tipo de RNA polimerase; nos eucariontes, são descritas três RNA-polimerases, sendo, portanto, o processo de transcrição nesse grupo mais complexo.

Na etapa de iniciação, observa-se também a abertura da fita de DNA, processo conhecido como desenovelamento. Essa abertura ocorre em virtude do rompimento entre as ligações que surgem entre as bases.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)
  • Alongamento

Nessa fase, que se inicia após a formação da primeira ligação fosfodiéster, é sintetizada uma nova molécula de RNA, a qual está temporariamente pareada com a fita de DNA que está servindo de molde. A sequência de nucleotídeos a ser incorporada à nova molécula é determinada pela complementariedade com a molécula de DNA-molde.

Cada ribonucleotídeo liga-se covalentemente à nova cadeia de RNA por meio de reações catalizadas por enzimas. A RNA-polimerase catalisa a formação de ligação fosfodiéster entre os nucleotídeos, permitindo a criação da nova cadeia.

À medida que a nova cadeia é formada, o DNA rearranja-se, diferentemente do processo de duplicação de DNA, em que se percebe que a molécula em formação permanece ligada ao seu molde. A transcrição ocorre até que a RNA polimerase encontre na fita molde de DNA um sinal de término.

  • Término

O término acontece quando sinais de término são encontrados. Nesse momento, a polimerase para e libera o DNA-molde e a nova cadeia de RNA.

Atenção: nos organismos eucariontes, a transcrição acontece no núcleo; nos procariontes, ocorre no citoplasma.

Publicado por Vanessa Sardinha dos Santos

Artigos Relacionados

Características do RNA
Conheça mais sobre a molécula de RNA e saiba quais são seus tipos e qual sua principal função.
Constituição dos ácidos nucleicos
Você já se perguntou qual é a constituição dos ácidos nucleicos? Clique aqui e descubra a resposta para essa pergunta.
DNA
Saiba mais sobre o DNA (ácido desoxirribonucleico), um ácido nucleico que garante a transmissão da informação genética de um indivíduo para outro.
Dogma Central da Biologia Molecular
Entenda o que é o Dogma Central da Biologia Molecular e suas características.
Molécula de RNA
A molécula que media o controle gênico, proporcionando a síntese das proteínas.
Proteínas
Clique aqui e saiba o que são proteínas. Conheça sua composição, sua estrutura, suas funções, seus tipos e sua importância.
Replicação do DNA
Um mecanismo de duplicação semiconservativa das informações genéticas.
Síntese proteica
Entenda o processo de síntese proteica, os tipos de RNA necessários para que ela ocorra e conheça as fases de iniciação, alongamento e finalização.
video icon
Escrito"O que é o vento? sobre imagem de uma paisagem com árvores e vento.
Geografia
Ventos: o que são e tipos
Assista à videoaula e entenda o que são os ventos. Saiba também quais são os fatores que geram os ventos, bem como conheça os principais tipos de ventos e por que esses fenômenos meteorológicos são importantes.