Tricomas
Os tricomas são apêndices epidérmicos encontrados em várias espécies de plantas. Eles apresentam diferentes formatos, que servem, inclusive, como uma característica taxonômica, ou seja, o formato e as substâncias produzidas por determinado tricoma podem ajudar a identificar uma espécie. Além de exercer papel fundamental na taxonomia, os tricomas relacionam-se com a diminuição da perda de água e proteção contra a herbivoria.
Tipos de tricomas
→ Tricomas tectores
Os tricomas tectores, também chamados de não glandulares, são incapazes de produzir secreções. Por essa razão, estão mais relacionados com a redução da perda de água, diminuição da incidência luminosa, além de formarem uma densa cobertura que pode servir como barreira mecânica.
Esses tricomas podem ser unicelulares, quando constituídos por uma única célula da epiderme, ou multicelulares, quando são formados por várias células. Os tricomas multicelulares podem ser ainda ramificados ou não.
Os tricomas radiculares, ou pelos radiculares, são geralmente descritos separadamente. Como não possuem secreção, podem ser classificados como tectores. A função desses pelos é garantir a absorção de água e nutrientes.
→ Tricomas glandulares
Os tricomas glandulares são capazes de produzir secreções. Essas substâncias, tais como óleos, néctar, sucos digestivos e resinas, apresentam uma variada quantidade de funções na planta, Existem, por exemplo, tricomas urticantes, os quais afastam os herbívoros. Existem ainda os tricomas glandulares encontrados em plantas carnívoras, que produzem secreção capaz de prender a presa e também enzimas que garantem sua digestão. Tricomas secretores também podem ser observados em flores com a função de atrair polinizadores.
Os tricomas glandulares são capazes de produzir secreções (óleos, néctar, sucos digestivos e resinas) e apresentam uma variada quantidade de funções na planta. Veja alguns exemplos:
-
Tricomas urticantes: afastam os herbívoros;
-
Tricomas glandulares: são encontrados em plantas carnívoras e produzem secreção capaz de prender a presa e também enzimas que garantem sua digestão.
-
Tricomas secretores: podem ser observados em flores e possuem a função de atrair polinizadores.
Os tricomas glandulares possuem uma cabeça, que pode ser formada por uma ou várias células e é o local da síntese da secreção. Além da cabeça, existe um pedúnculo que une a cabeça à epiderme e varia em relação ao comprimento.
→ Tricomas mistos
Os tricomas mistos possuem uma porção não glandular e uma região capaz de secretar substâncias. Eles podem ser observados na planta Leandra australis.