Whatsapp icon Whatsapp

14 de novembro – Dia do Bandeirante

O Dia do Bandeirante é celebrado no Brasil em 14 de novembro. Essa data está relacionada com uma cidade do interior de São Paulo: Santana de Paranaíba.
Estátua de Raposo Tavares, um dos principais bandeirantes paulistas.
Estátua de Raposo Tavares, um dos principais bandeirantes paulistas.

Quando pensamos na história do Brasil Colonial, sobretudo nos aspectos que envolvem o adentramento do território por meio de expedições que varavam o sertão em busca de metais preciosos, de apresamento de índios e de fundação de novas vilas e cidades, vem-nos à mente a figura dos bandeirantes.

Quem foram os bandeirantes?

Homens como Domingos Jorge Velho (que foi responsável pela destruição do Quilombo dos Palmares, situado entre os atuais estados de Pernambuco e Paraíba), Raposo Tavares, Fernão Dias Paes e Bartolomeu Bueno da Silva, o Anhanguera, foram responsáveis pelo desbravamento e reconhecimento do território do interior do Brasil, até então pouco conhecido e explorado. Os únicos que conheciam os sertões brasileiros e que mantinham, também, contato com os grupos indígenas eram os jesuítas, que, por isso mesmo, entraram em conflito com os bandeirantes no período colonial.

Importância do Dia do Bandeirante

A despeito das inúmeras discussões e controvérsias que existem em torno da figura dos bandeirantes, o fato é que eles tiveram importância fundamental na formação do Brasil. Essa importância é ressaltada na data escolhida para homenageá-los, o dia 14 de novembro.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

O dia 14 de novembro foi escolhido para homenagear os bandeirantes porque foi nesse dia, em 1625, que a cidade de Santana de Paranaíba, localizada no interior do atual estado de São Paulo, foi elevada à condição de Vila. Essa cidade recebeu esse nome por ter como padroeira Santa Ana, mãe da Virgem Maria, e foi, entre os séculos XVII e XVIII, o principal reduto dos bandeirantes paulistas. Desde 1580 que Santana do Paranaíba existe – foi fundada na época do Governo-geral de Mem de Sá. Os bandeirantes que saíam em comitiva das vilas de São Vicente e de São Paulo aportavam em Santana para abastecer-se de mantimentos e também tratar dos animais.

Com o tempo, a cidade foi se tornando ponto fundamental para as expedições dos bandeirantes, e a sua história passou a estar intimamente relacionada com a atividade das bandeiras. Por esse motivo, tanto o aniversário da cidade quanto o dia dos bandeirantes são comemorados na mesma data.

Publicado por Cláudio Fernandes

Artigos Relacionados

Brasil Colônia
Veja as fases e transformações do Brasil Colônia, bem como entenda o funcionamento da administração no Brasil Colonial e os principais conflitos desse período.
Entradas e bandeiras
Acesse o site e conheça mais sobre as entradas e bandeiras. Veja como essas expedições foram importantes na descoberta de metais precisos e como elas se deram.
Escravidão no Brasil
Leia este texto e aprenda mais sobre a escravidão no Brasil. Veja sobre a origem dessa instituição, conheça os grupos escravizados e entenda como foi proibida.
Jesuítas
Clique aqui e saiba detalhes sobre os jesuítas, os padres que fazem parte da Companhia de Jesus, e sobre como atuaram no Brasil Colônia.
Os jesuítas no Brasil
A ação dessa ordem religiosa no ambiente colonial brasileiro.
video icon
Escrito"Por que não procurar alusões prontas para sua redação?" próximo à ilustração de uma estudante fazendo redação para o Enem.
Português
Por que não procurar alusões prontas para sua redação?
Já assistiu a vídeos na internet dando frases prontas para serem usadas em qualquer tema? Não caia nessa armadilha!