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24 de maio — Dia do Vestibulando

O Dia do Vestibulando é comemorado no dia 24 de maio. Essa data homenageia o jovem que está se dedicando a ser aprovado nos exames de ingresso no ensino superior.
Ilustração de um estudante correndo ao lado do escrito “24 de maio — Dia do Vestibulando”.
O Dia do Vestibulando foi criado para homenagear o esforço e a dedicação desses estudantes.

O Dia do Vestibulando é comemorado no dia 24 de maio. Essa data não oficial é uma forma de homenagear o esforço e a dedicação dos estudantes na luta para alcançarem seus objetivos, uma vez que o ensino superior é um dos grandes sonhos do brasileiro, e milhões de estudantes dedicam-se anualmente a essa tarefa.

As primeiras instituições de ensino superior surgiram no Brasil no século XIX, e o vestibular foi estabelecido como critério de entrada nessa etapa da educação a partir de 1911. Atualmente, o Exame Nacional do Ensino Médio, o Enem, é o principal meio de ingressar em uma universidade pública em nosso país.

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O que é o Dia do Vestibulando?

O Dia do Vestibulando é uma data não oficial comemorada no Brasil no dia 24 de maio. Essa data busca homenagear os estudantes que querem ingressar no ensino superior por meio do vestibular. O ensino superior é uma das instâncias mais elevadas de aprendizagem em nosso país e é um caminho de garantia, a cada indivíduo, de uma profissão para a vida adulta, além de fornecer-lhe conhecimento científico e humanístico na sua formação enquanto ser humano. No entanto, chegar a essa etapa da vida educacional é ainda uma realidade para poucos.

Dados de 2019 mostram que apenas 21% dos brasileiros entre 25 e 34 anos têm diploma universitário.|1| Isso demonstra um problema grave em nosso país: a desigualdade e a falta de investimento em educação, que excluem uma parcela significativa da população brasileira das universidades. Ainda assim, todos os anos, milhões de brasileiros dedicam horas e horas do dia aos estudos a fim de alcançarem o sonho do diploma.

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Quem é o vestibulando?

O vestibulando é a pessoa que estuda para os exames de seleção para vagas de faculdades e, assim, ingressar no ensino superior. O termo vestibulando deriva da forma como chamamos esses exames de seleção: o vestibular.

A posição do vestibulando não é fácil, uma vez que o jovem encontra-se em um momento de fazer uma escolha crucial: a de sua carreira profissional. Escolher qual profissão seguir é algo sério e que traz uma grande pressão por si só. Não bastando isso, o vestibulando sabe que ele precisará lidar com uma grande concorrência, e todo esse peso deve ser conciliado com as horas de estudo.

Origem do Dia do Vestibulando

O Dia do Vestibulando é uma data comemorativa não oficial que faz parte do calendário brasileiro e é celebrada em 24 de maio. Por não ser uma data oficial, não há uma origem definida do seu surgimento, mas acredita-se que esteja ligada ao surgimento do vestibular, no século XX.

Acesse também: 15 de março — Dia da Escola

História do vestibular no Brasil

O vestibular estabeleceu-se em nosso país como forma de seleção de estudantes há pouco tempo e remonta ao começo do século XX. Ainda, as primeiras instituições voltadas para o ensino superior, como a Escola de Medicina em Salvador, foram criadas aqui apenas no século XIX, quando a família real portuguesa mudou-se para o Brasil.

Uma das primeiras universidades brasileiras foi criada, em 1920, por meio do decreto nº 14.343, que instituiu a Universidade do Rio de Janeiro. Apesar disso, as instituições do tipo que já existiam em nosso país realizavam vestibulares para a seleção de alunos desde 1911, quando se viu a necessidade de criar um método de seleção. A primeira universidade que de fato surgiu no Brasil foi a Universidade Federal do Paraná, em 1913.

Em 1915, por meio do decreto nº 11.530, o governo restabeleceu algumas responsabilidades do Estado nas questões relacionadas aos ensinos secundário e superior. Nesse documento de 1915, consta, pela primeira vez, o uso da palavra “vestibular” para referir-se aos exames de seleção para o ensino superior. Os critérios estabelecidos nesse decreto para quem poderia ser aceito em uma instituição de ensino superior eram:

  • 16 anos como idade mínima;

  • idoneidade moral;

  • aprovação no exame vestibular

A realidade do Brasil nessa época ditava que o ensino superior era uma possibilidade apenas para os filhos das elites. Um dos momentos de maior crise nesse cenário foi a década de 1960, quando o acesso da população à educação secundária aumentou, o que não foi acompanhado por melhorias nas universidades.

Isso gerou superlotação nas universidades e fez com que milhares de estudantes não conseguissem ter acesso a elas. Com isso, surgiu a condição dos “excedentes”, isto é, alunos que alcançavam os índices para uma vaga na universidade, mas não conseguiam matricular-se porque os cursos estavam lotados.

A partir desse momento, os exames de seleção popularizaram-se nas universidades de todo o país, públicas ou privadas. Em muitas dessas instituições públicas, os exames organizavam-se em duas fases, uma de múltipla escolha e outra que incluía questões discursivas e elaboração de redação.

Atualmente, ainda existem vestibulares nesse modelo, como nas universidades estaduais e na USP, por meio da Fuvest, que seleciona seus estudantes. No entanto, esse modelo perdeu força significativa com o Exame Nacional do Ensino Médio, o Enem.

Exame Nacional do Ensino Médio (Enem)

O Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) foi criado, em 1998, pelo Ministério da Educação como ferramenta de avaliação da qualidade do ensino médio no Brasil. Apesar de ter sido criado com esse objetivo, o Enem tornou-se o exame de vestibular mais importante do país porque se transformou em caminho para o acesso a diferentes universidades e institutos federais espalhados por todo o território nacional.

Atualmente a prova organiza-se em 180 questões e uma redação, aplicadas em dois dias de provas. Esse sistema passou a ser utilizado gradualmente com a implantação do Sistema de Seleção Unificado, o SiSU.

Critérios, conhecidos como cotas, são estabelecidos para amenizar as desigualdades na formação dos alunos. Como o ensino médio público no país é deficitário, e muitos alunos, por questões financeiras e sociais, não têm condição para uma formação de qualidade, foram estabelecidas cotas sociais, que tornam essa concorrência mais justa. No sistema em vigência, metade das vagas é distribuída para alunos que se encaixam nos critérios de cotas. Para saber mais sobre o Enem, clique aqui.

Notas

|1|FERREIRA, Paula. Com universidades em colapso, o Brasil tem uma das menores taxas de pessoas com Ensino Superior no mundo. O Globo, 2019. Disponível em: https://oglobo.globo.com/brasil/educacao/com-universidades-em-colapso-brasil-tem-uma-das-menores-taxas-de-pessoas-com-ensino-superior-no-mundo-23936365.

Publicado por Daniel Neves Silva

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