Whatsapp icon Whatsapp

15 de outubro - Dia do Professor

Dia do Professor é celebrado no Brasil em 15 de outubro, sendo uma data comemorativa que ressalta a importância desse profissional em nossa sociedade.
O professor é um profissional de fundamental importância para a nossa sociedade, e seu dia é celebrado em 15 de outubro.
O professor é um profissional de fundamental importância para a nossa sociedade, e seu dia é celebrado em 15 de outubro.

O Dia dos Professores, comemorado em 15 de outubro, é uma data comemorativa que celebra a importância do professor em nossa sociedade. Essa data foi oficializada por meio de um decreto do governo de João Goulart. Na década de 1990, o Dia Mundial dos Professores foi idealizado pela Unesco, sendo celebrado internacionalmente em 5 de outubro.

Acesse também: Paulo Freire — um dos educadores mais reconhecidos e importantes do planeta

Resumo sobre o Dia do Professor

  • No Brasil, o Dia dos Professores é celebrado no 15 de outubro.

  • A data se estabeleceu com base na proposta de Salomão Becker de usar o dia 15 de outubro para dar uma folga aos professores.

  • O dia 15 de outubro remete a um decreto sobre educação emitido por d. Pedro I.

  • Internacionalmente, muitos países celebram o Dia dos Professores em 5 de outubro.

  • O Dia Internacional dos Professores foi criado pela Unesco, em 1994.

Quando foi criado o Dia do Professor?

Por que comemoramos o Dia do Professor em 15 de outubro? A data não foi escolhida por acaso: o 15 de outubro é, tradicionalmente, consagrado à educadora Santa Teresa de Ávila, freira carmelita, mística e santa católica do século XVI, importante por suas obras sobre a vida contemplativa por meio da oração mental e por sua atuação na Contrarreforma.

A data também faz referência ao dia em que d. Pedro I, imperador do Brasil, no ano de 1827, baixou um decreto imperial, criando o Ensino Elementar no Brasil. A primeira grande contribuição da lei foi a determinação que obrigava as Escolas de Primeiras Letras (fase hoje conhecidas como Ensino Fundamental) a ensinarem para meninas e meninos a leitura, a escrita e as quatro operações de cálculo.

Nessas escolas, também eram ensinadas noções gerais de geometria prática (disciplina não ministrada às meninas, que, em vez disso, tinham aulas de corte e costura, bordado e culinária). Graças ao decreto, as primeiras escolas primárias do país chegaram a todas as vilas, cidades e lugares mais populosos do Brasil, fato que contribuiu para a difusão do saber escolarizado.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Cento e vinte anos depois, a data foi transformada em feriado: em 1947, Salomão Becker, um professor paulista, sugeriu que, em 15 de outubro, fosse dado aos professores um dia de folga, haja vista que o segundo semestre escolar era extenso — durante o período, que ia de 1º de junho a 15 de dezembro, os profissionais contavam com apenas 10 dias de folga.

Além de amenizar o cansaço dos professores, na data eles se reuniam para analisar os rumos do restante do ano letivo, momento que também contava com a participação dos alunos. A celebração, realizada todos os anos em São Paulo, ficou famosa em todo o país, até ser oficializada nacionalmente como feriado escolar pelo decreto federal nº 52.682, de 14 de outubro de 1963, aprovado pelo presidente João Goulart e pelo então ministro da Educação Paulo de Tarso.

DECRETO Nº 52.682, DE 14 DE OUTUBRO DE 1963.

Declara feriado escolar o dia do professor.

O PRESIDENTE DA REPÚBLICA DOS ESTADOS UNIDOS DO BRASIL, usando das atribuições que lhe confere o item I do artigo 87 da Constituição Federal,

DECRETA:

Art. 1º O dia 15 de outubro, dedicado ao Professor fica declarado feriado escolar.

Art. 2º O Ministro da Educação e Cultura, através de seus órgãos competentes, promoverá anualmente concursos alusivos à data e à pessoa do professor.

Art. 3º Para comemorar condignamente o dia do professor, os estabelecimentos de ensino farão promover solenidades, em que se enalteça a função do mestre na sociedade moderna, fazendo delas participar os alunos e as famílias.

Art. 4º Este Decreto entrará em vigor na data de sua publicação, revogadas as disposições em contrário.

Brasília, 14 de outubro de 1963; 142º da Independência do Brasil; 75º da República.

JOÃO GOULART

Paulo de Tarso

Acesse também: Dia Internacional da Educação

Desafios enfrentados pelos professores no Brasil

Além de determinar que as escolas primárias chegassem aos lugares mais populosos (ainda que distantes) do país, o decreto de d. Pedro I pautou também a descentralização do ensino, as matérias básicas que todos os alunos deveriam aprender, como os professores deveriam ser contratados e também os seus salários.

Quase 200 anos depois da determinação imperial, os professores do século XXI recebem bem aquém dos parâmetros estabelecidos pela antiga lei do século XIX (tampouco os professores da época recebiam de acordo com os parâmetros estabelecidos). A falta de reconhecimento do profissional da educação leva a uma constante insatisfação da categoria, que, mal remunerada, enfrenta o desafio de permanecer no magistério em condições adversas.

Ao longo da história da educação brasileira, o professor foi confundido com um “sacerdote da educação”, profissional que deveria servir à sociedade de maneira abnegada, ou seja, sem se preocupar com os baixos salários. A visão romântica da profissão apenas serviu para perpetuar uma cultura de que o professor escolhe o ofício por amor, e não por nele enxergar oportunidades de crescimento profissional e pessoal.

A data é importante para comemorarmos o que já foi conquistado, mas, principalmente, para conscientizar a população e autoridades sobre o valor de professoras e professores, mulheres e homens que difundem o conhecimento e permitem que meninas e meninos de todo o país possam trilhar caminhos que levem a um futuro promissor.

Acesse também: Entenda a importância dos Direitos Humanos

Dia dos Professores em outros países

Vimos do porquê de o Dia dos Professores ser celebrado em 15 de outubro aqui. A importância desse profissional faz com que a data seja celebrada em diversos países, havendo, inclusive, um Dia Mundial dos Professores.

Essa data comemorativa internacional é conhecida como World Teachers’ Day e foi estabelecida pela Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco), em 1994. O Dia Mundial dos Professores, comemorado em 5 de outubro, é, portanto, uma data comemorativa criada por essa agência vinculada à ONU. Sua criação aconteceu em referência a um documento importante emitido em 1966.

Esse documento é conhecido como “Recomendação da Unesco/OIT sobre o Estatuto dos Professores”. Foi emitido em 5 de outubro de 1966 e abordou ações para garantir melhorias à educação e ao trabalho dos docentes em todo o mundo. Esse documento se orientava pelo fato de que a educação é considerada um direito humano fundamental.

Com a criação dessa data comemorativa pela Unesco, alguns países decidiram adotar o 5 de outubro, como:

  • Azerbaijão

  • Bélgica

  • Bahrein

  • Bulgária

  • Canadá

  • Croácia

  • Alemanha

  • Lituânia

  • Paquistão

  • Portugal

Além disso, outros países decidiram celebrar o Dia dos Professores em datas que têm significado e apelo para o contexto de cada nação. O Brasil, como já sabemos, é um desses países. Vejamos quando o Dia dos Professores é celebrado em outros lugares:

País

Data

Espanha

27 de novembro

Tailândia

16 de janeiro

Turquia

24 de novembro

Colômbia

15 de maio

Somália

21 de novembro

Costa Rica

22 de novembro

Frases para o Dia dos Professores

  • “Feliz aquele que transfere o que sabe e aprende o que ensina.” (Cora Coralina)

  • “Se a educação sozinha não transforma a sociedade, sem ela tampouco a sociedade muda.” (Paulo Freire)

  • “Um professor é a personificação da consciência do aluno, confirma-o nas suas dúvidas, explica-lhes o motivo de sua insatisfação e lhe estimula a vontade de melhorar.” (Thomas Mann)

  • “Um livro, uma caneta, uma criança e um professor podem mudar o mundo.” (Malala Yousafzai)

Publicado por Luana Castro Alves Perez , Daniel Neves Silva

Artigos Relacionados

A Constituição de 1988 foi promulgada no dia 5 de outubro de 1988
05 de Outubro - Promulgação da Constituição de 1988
Saiba quando e de que forma ocorreu a Promulgação da Constituição de 1988 e que importância teve esse fato na história recente do Brasil.
O Dia das Crianças foi criado por um decreto sancionado em 1924, durante o governo de Artur Bernardes. Essa data popularizou-se após a década de 1950.
12 de Outubro – Dia das Crianças
Clique aqui e acesse este texto sobre o Dia das Crianças. Saiba mais sobre a criação dessa data comemorativa e entenda quando ela popularizou-se no Brasil. Por fim, saiba por que o dia 12 de outubro é feriado em nosso país.
24 de maio – Dia do Vestibulando
Clique aqui e descubra em qual data celebra-se o Dia do Vestibulando. Veja quando surgiram as primeiras universidades e o vestibular no Brasil.
Limpeza das cidades: uma tarefa de extrema importância executada por um servidor público
28 de Outubro – Dia do Servidor Público
Acesse para saber mais a respeito do Dia do Servidor Público e da importância do serviço prestado por esse profissional!
Anísio Teixeira foi um dos grandes educadores do Brasil e um forte defensor da escola pública.[
Anísio Teixeira
Clique no link para saber sobre a vida de Anísio Teixeira, um importante educador do Brasil. Veja foram suas principais contribuições.
Darcy Ribeiro
Clique aqui para conhecer a biografia, as principais ideias, a atuação política e as obras do antropólogo brasileiro Darcy Ribeiro.
Dia Internacional da Educação
Acesse este texto sobre o Dia Internacional da Educação. Entenda a importância da educação, e veja por que essa data pode ser celebrada em diferentes dias.
Homo sapiens sapiens & Galileu Galilei
Dia da Ciência e Tecnologia
Em 16 de outubro é comemorado o Dia da ciência e tecnologia. Nesse dia comemoramos as grandes invenções e descobertas do homem. Confira!
A educação formal tornou-se universal apenas em tempos “recentes”
Educação
A Educação está além da formação técnica ou da mão de obra especializada. Junte-se a nós nesse contínuo processo de aprendizagem. Acesse!
O Seminário de Olinda tornou-se, excepcionalmente, um grande centro escolar no período colonial brasileiro *
Educação no Brasil Colonial
Saiba um pouco mais sobre os aspectos particulares que envolveram a educação no Brasil Colonial.
Malala Yousafzai é uma ativista paquistanesa que luta pelos direitos das mulheres de estudarem.
Malala Yousafzai
Acesse para conhecer a biografia de Malala Yousafzai. Conheça as origens dela e seu papel como ativista pelos direitos das mulheres.
Paulo Freire
Clique aqui para conhecer a história de Paulo Freire, o homem que mudou as bases da educação em nosso país ao propor um modelo educacional baseado no diálogo.
video icon
Sociologia
Racismo e Ciência
Nesta aula, o prof. João Gabriel apresenta a ideia de que “raças humanas” e o racismo subsequente têm uma origem relativamente recente na história das sociedades. Entenda aqui a relação entre ciência e racismo!

Outras matérias

Biologia
Matemática
Geografia
Física
Vídeos
video icon
Videoaula Brasil Escola
Inglês
Genitive Case
É hora de aperfeiçoar sua gramática na Língua Inglesa. Assista!
video icon
Videoaula Brasil Escola
Sociologia
Democracia racial
Você sabe o que significa democracia racial? Clique e nós te ensinamos!
video icon
Tigres Asiáticos
Geografia
Tigres Asiáticos
Assista à nossa videoaula sobre os Tigres Asiáticos, e conheça as razões do desenvolvimento rápido desses territórios.