Whatsapp icon Whatsapp

15 de março - Dia da Escola

Dia da Escola é uma data comemorativa celebrada no dia 15 de março, e seu propósito é relembrar a importância da escola para a nossa sociedade.
Vista do fundo de uma sala de aula, com carteiras em primeiro plano e quadro-negro em segundo plano
O Dia da Escola é celebrado no 15 de março e serve para reforçar a importância da escola em nossa sociedade.

O Dia da Escola é uma data comemorativa celebrada anualmente no 15 de março. Tem como objetivo reforçar a importância que a escola tem em nossa sociedade e o seu papel de local de desenvolvimento e emancipação do indivíduo. A data pode ser utilizada pelas escolas como forma de reforçar a ligação da instituição com seus alunos, as famílias e a comunidade.

A escola é um importante local que permite o desenvolvimento intelectual, emocional e profissional de uma pessoa, dando a ela também ferramentas que a permitam desenvolver-se enquanto cidadã. A escola foi introduzida no Brasil durante o período colonial e estava sob a responsabilidade dos jesuítas.

Leia mais: Bullying — geralmente acontece no ambiente escolar e pode provocar danos psicológicos em suas vítimas

Resumo sobre o Dia da Escola

  • O Dia da Escola é celebrado no 15 de março.

  • Seu objetivo é reforçar e relembrar a importância fundamental da escola.

  • A escola é um local que possibilita o desenvolvimento intelectual e social do aluno.

  • A escola no Brasil foi introduzida durante o período colonial e ficou sob responsabilidade dos jesuítas.

  • A educação no Brasil ainda enfrenta muitos problemas de desvalorização do conhecimento e de falta de estrutura das escolas.

Quando é celebrado o Dia da Escola?

No Brasil, o dia 15 de março foi separado para celebrar o Dia da Escola, instituição de fundamental importância na formação de um indivíduo tanto pessoal quanto profissionalmente. Assim, essa data comemorativa tem como propósito ressaltar os benefícios da escola para a vida de todos em nossa sociedade.

O propósito da data é essencialmente relembrar as pessoas da importância da escola no desenvolvimento dos indivíduos e da sociedade em geral. Assim, cada escola tem a possibilidade de utilizar a data para ressaltar esse fato, assim como para criar formas de aproximar os alunos, as famílias e a comunidade dela.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Importância da Escola

O Dia da Escola serve como momento de reflexão para que se possa identificar como a escola é fundamental, pois é um local que:

  • permite o desenvolvimento intelectual;

  • garante que se tenha acesso a conhecimentos;

  • é um importante espaço de socialização.

Nesse espaço, os indivíduos constroem suas relações sociais, uma vez que entram em contato com pessoas com diferentes personalidades e trajetórias. Assim, além de a escola contribuir diretamente na formação social e intelectual, os obstáculos encontrados nela e todo o cuidado proporcionado pela equipe de professores e gestores auxiliam os alunos no seu desenvolvimento emocional.

Do ponto de vista intelectual, a escola possibilita o desenvolvimento do indivíduo no sentido que o coloca em contato com diferentes áreas do conhecimento, cada qual trabalhando um aspecto da formação de uma pessoa, como sua capacidade de raciocínio lógico, de interpretação textual e de desenvolvimento do pensamento crítico.

Além disso, é na escola onde se forma o cidadão, isto é, a pessoa consciente de seu papel na sociedade e de suas responsabilidades e de seus direitos. O cidadão, além de tudo, deve também ter a capacidade para defender seus interesses e os interesses que melhor atendam o meio em que ele está inserido.

A escola também permite o desenvolvimento profissional de uma pessoa. Em um mundo cada vez mais competitivo, a importância de uma boa formação escolar é evidente para que as pessoas tenham uma boa carreira profissional em sua vida adulta.

Leia mais: Cidadania — é tudo aquilo que faz de uma pessoa um cidadão ou integrante pleno de um Estado

Escola no Brasil

A escola, como se sabe, é a instituição responsável por fornecer uma formação educacional básica para as pessoas por meio de professores, que fazem essa transmissão dos conteúdos básicos. O ensino funciona dentro de um sistema que, no Brasil, é o seguinte:

  • Ensino Fundamental;

  • Ensino Médio;

  • Ensino Superior.

Importa mencionar que aqui existe também uma modalidade de ensino cujo propósito é garantir acesso à educação para as pessoas que não tiveram essa oportunidade durante sua infância e adolescência. Essa modalidade é a Educação de Jovens e Adultos (EJA), uma ferramenta muito importante para corrigir o deficit educacional de uma parte da população e garantir também oportunidades de inclusão educacional e social para muitos.

A escola, enquanto uma instituição estabelecida com o propósito de passar ensinamentos para um grupo de alunos, consolidou-se na Antiguidade, pois espécies de escolas existiam em algumas civilizações, como a chinesa e a grega. No Brasil, considera-se que a escola foi introduzida pelos portugueses.

Isso se deu a partir da década de 1540, quando os jesuítas chegaram aqui com o propósito de promover a catequização dos índios. Nesse sentido, formavam missões, que reuniam povos indígenas para catequizá-los e transmitir-lhes conhecimentos básicos da cultura europeia, a fim de garantir essa transformação cultural neles.

Essa proposta dos jesuítas partia de um princípio etnocêntrico que visava transmitir aos indígenas um padrão de cultura que os transformasse em “seres civilizados” (de acordo com a concepção europeia de civilização no século XVI). Por meio desse processo, os jesuítas afirmavam que seria possível operar uma transformação social na América Portuguesa.|1|

Durante a gestão de Marquês de Pombal como secretário de Estado de Portugal, a educação no Brasil foi retirada das mãos dos jesuítas e um novo sistema de ensino foi estabelecido, com o responsável por ele passando a ser do próprio Estado. Depois que o Brasil conquistou sua independência, a primeira iniciativa de organizar a educação brasileira se deu no reinado de d. Pedro I.

Leia mais: Educação no Brasil colonial — era restrita, inicialmente, a alguns filhos de colonos e a índios aldeados

Desafios da escola no Brasil

Apesar da importância da educação na transformação da sociedade, o que se vê no Brasil é uma situação educacional precária. Isso se iniciou com o estabelecimento de um quadro permanente de desvalorização e sobrecarga dos professores brasileiros. Em outras palavras, o salário dos professores não é compatível com a importância da função que exercem.

Além disso, esse cenário desmotiva as pessoas de permanecerem ou escolherem a docência como carreira profissional e cria um cenário de falta de profissionais qualificados para as demandas educacionais. Assim, baixa valorização e sobrecarga de trabalho são realidades comuns na vida de um professor.

Outro ponto importante da desvalorização da educação no Brasil é o estado físico das escolas, que são mal preservadas, e muitas não têm os materiais mais básicos para garantir um ensino de qualidade aos seus alunos. A carência da estrutura física também atrapalha no desenvolvimento da educação no Brasil. Ela impacta diretamente no desenvolvimento dos alunos e explica, em partes, os baixos índices de aprendizado e os altos índices de evasão dos alunos brasileiros.

Nota

|1| NETO, Alexandre Shigunov e MACIEL, Lizete Shizue Bomura. O ensino jesuítico no período colonial brasileiro: algumas discussões. Para acessar, clique aqui.

Publicado por Daniel Neves Silva

Artigos Relacionados

08 de setembro – Dia Mundial da Alfabetização
Entenda como foi criado o Dia Mundial da Alfabetização, comemorado em 08 de setembro, e toda a representatividade que a data possui.
O Dia Nacional da Alfabetização é celebrado em 14 de novembro.
14 de novembro - Dia Nacional da Alfabetização
Clique no link e veja detalhes a respeito do Dia Nacional da Alfabetização. Entenda a importância da alfabetização para nossa sociedade.
Dia Internacional da Educação
Acesse este texto sobre o Dia Internacional da Educação. Entenda a importância da educação, e veja por que essa data pode ser celebrada em diferentes dias.
As avaliações fixas podem tornar-se parâmetro de segregação social
Educação e desenvolvimento humano
A educação e o desenvolvimento humano andam de mãos dadas. Informe-se mais sobre essa questão aqui!
Quadro representando os jesuítas na catequização dos índios.
Jesuítas
História do Brasil, Brasil Colônia, Colonização do Brasil, Jesuítas, Ordem Jesuítica, Ordem de Jesus, catequização, ensino, educação, História da Educação no Brasil, reduções jesuíticas, atividades jesuíticas, primeiros colégios do Brasil, Guerras Guaraníticas, Marques de Pombal, expulsão dos jesuítas.
video icon
Português
Verbos pronominais
“Arrepender-se”, “zangar-se”, “pentear-se”, “sentar-se”, “enganar-se”... Esses são alguns verbos pronominais, isto é, verbos acompanhados de pronomes oblíquos átonos em todas as conjugações. Assista a esta videoaula e aprenda um pouco mais sobre esse assunto!

Outras matérias

Biologia
Matemática
Geografia
Física
Vídeos
video icon
Videoaula Brasil Escola
Matemática
Área da esfera
Clique para aprender a calcular a área da esfera.
video icon
Videoaula Brasil Escola
Inglês
Estrangeirismo
Nessa videoaula você entende sobre o estrangeirismo na música "Samba do Approach."
video icon
videoaula brasil escola
História
Crise de 1929
A quebra da bolsa de valores de Nova Iorque afetou não só os EUA, como o mundo. Entenda!