Whatsapp icon Whatsapp

Dezembro Vermelho

O Dezembro Vermelho foi instituído na década de 1980 para conscientizar a população sobre a aids.
Duas pessoas dando as mãos, estas entrelaçadas em um laço vermelho, em alusão ao Dezembro Vermelho.
Desde 1987, em dezembro, são realizadas campanhas de combate à aids.

O Dezembro Vermelho é a campanha estabelecida para combater a aids e outras infecções sexualmente transmissíveis. Os objetivos do projeto são profiláticos e de conscientização, ou seja, além de combater a infecção, trabalha contra o preconceito que há contra as pessoas já infectadas.

O debate sobre esse tema se intensificou na década de 1980 por conta da expansão da doença, por isso, em 1987, estabeleceu-se o Dia Mundial de Combate à Aids, que abre o Dezembro Vermelho. São realizadas campanhas de conscientização e decoração de instituições públicas para disseminar conhecimento sobre a doença.

A aids é uma infecção sexualmente transmissível, mas que pode ser contraída também pelo compartilhamento de seringas e de mãe para filho na gestação ou na amamentação.

Leia também: HPV — tudo sobre outra infecção sexualmente transmissível

Resumo sobre o Dezembro Vermelho

  • Dezembro Vermelho é uma campanha que existe para divulgar informações e incentivar cuidados preventivos em relação à aids.

  • O Dia Mundial de Combate à aids foi instituído na década de 1980 em razão da rápida expansão da doença.

  • No Dezembro Vermelho, são realizadas campanhas de conscientização, iluminação de prédios públicos e palestras educativas.

  • A aids é uma infecção sexualmente transmissível, mas também pode ser contraída pela amamentação e por contato com sangue contaminado.

O que é o Dezembro Vermelho?

Dezembro Vermelho é uma campanha pensada para conscientizar as pessoas sobre o combate contra a transmissão da aids e de outras infecções sexualmente transmissíveis. A Lei nº 13.504, que estabeleceu o Dezembro Vermelho como uma campanha nacional, foi sancionada em novembro de 2017.

O texto determina que os objetivos do projeto são a prevenção, a assistência, a proteção e a promoção dos Direitos Humanos das pessoas que vivem com o HIV.

O vírus HIV, causador da aids, foi responsável por uma das crises de saúde globais mais graves do século passado. Apesar de avanços científicos consistentes na área, o mundo ainda não encontrou uma cura definitiva para a doença.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Importância do Dezembro Vermelho

Além do trabalho informativo sobre as formas de prevenção, a campanha também se preocupa em antenar a sociedade sobre os direitos das pessoas com HIV, que, além da doença, precisam lidar, muitas vezes, com o preconceito. O estigma social que as infecções sexualmente transmissíveis carregam consigo atrapalham o diagnóstico e a prevenção dessas enfermidades, e a campanha traz esse tema para o debate público e combate a esses preconceitos.

Com incentivos e informação sobre diagnóstico, profilaxia e tratamento precoce, os danos causados pela doença são mitigados e vidas são salvas. Veja a proporção do problema com os dados a seguir.

Segundo o Programa das Nações Unidas sobre HIV/Aids (Unaids)|1|, a estimativa é de que, até 2022, mais de 1 milhão de brasileiros viviam com essa condição. No mundo, a cifra chega a quase 40 milhões de pessoas infectadas, sendo que 1,5 milhão são crianças entre 0-14 anos.

Os casos de mortes relacionadas à aids vêm diminuindo. Em 2022 foram registradas 630 mil casos, enquanto em 2004 o número chegou a 2 milhões. Desde 2010, a mortalidade da doença diminuiu 55% para as mulheres e 43% para os homens.

1º de dezembro — Dia Mundial de Combate à Aids

O dia 1º de dezembro foi estabelecido como Dia Mundial de Combate à Aids em 1987 pela Organização Mundial da Saúde (OMS). O estabelecimento da data teve como objetivo conscientizar a população global sobre os perigos da doença e sobre como preveni-la.

Na época, havia muito estigma sobre a doença e pouco se falava desse assunto. A data veio trazer o debate para o público a fim de diminuir o número de infecções e mortes por meio de ações de profilaxia.

Leia também: Problemas de saúde que mais matam no mundo

Atividades para o dezembro vermelho

Conforme determinado na Lei nº 13.504/17, as ações realizadas para atingir os objetivos da campanha são|2|:

  • iluminação de prédios públicos com luzes de cor vermelha;

  • promoção de palestras e atividades educativas;

  • veiculação de campanhas de mídia;

  • realização de eventos temáticos.

Mais informações sobre a aids

A aids é a doença transmitida pelo Vírus da Imunodeficiência Humana (HIV, na sigla em inglês). Esse vírus ataca o sistema imunológico, e as células mais atingidas são os linfócitos T CD4+. O vírus é capaz de alterar o DNA dessa célula e fazer cópias de si. Após se multiplicar, rompe os linfócitos em busca de outros para continuar a infecção, derrubando, dessa forma, o sistema imunológico.

O contágio pode ocorrer de três maneiras:

  1. Relação sexual: caso aconteça sem preservativo com uma pessoa infectada.

  2. Contato com o sangue: o que pode ocorrer, por exemplo, por meio do compartilhamento de objetos cortantes entre pessoas infectadas.

  3. De mãe para filho: pode acontecer durante a gravidez, parto ou até amamentação.

Para saber mais sobre a doença, clique aqui.

Notas

|1| UNAIDS. Estatísticas. Disponível em: https://unaids.org.br/estatisticas/.

|2| MINISTÉRIO DA SAÚDE. Dezembro Vermelho: Campanha Nacional de Prevenção ao HIV/Aids e outras Infecções Sexualmente Transmissíveis. Disponível em: https://bvsms.saude.gov.br/dezembro-vermelho-campanha-nacional-de-prevencao-ao-hiv-aids-e-outras-infeccoes-sexualmente-transmissiveis/.

Fontes:

ESCOLA DA PAZ. História do Dezembro Vermelho. Disponível em: https://www.escoladapaz.com.br/blog/historia-do-dezembro-vermelho/.

AGÊNCIA AIDS. Há 35 anos, a Assembleia Geral da ONU e a OMS instituíram o dia 1º de dezembro como o Dia Mundial de Luta contra a Aids. Disponível em: https://agenciaaids.com.br/noticia/ha-35-anos-a-assembleia-geral-da-onu-e-a-oms-instituiram-o-dia-1o-de-dezembro-como-o-dia-mundial-de-luta-contra-a-aids/.

UNAIDS. Estatísticas. Disponível em: https://unaids.org.br/estatisticas/.

MINISTÉRIO DA SAÚDE. Dezembro Vermelho: Campanha Nacional de Prevenção ao HIV/Aids e outras Infecções Sexualmente Transmissíveis. Disponível em: https://bvsms.saude.gov.br/dezembro-vermelho-campanha-nacional-de-prevencao-ao-hiv-aids-e-outras-infeccoes-sexualmente-transmissiveis/.

Publicado por Tiago Vechi

Artigos Relacionados

1º de dezembro - Dia Mundial de Combate à Aids
Saiba mais sobre o Dia Mundial de Combate à Aids, uma data importante para a conscientização sobre a doença que é comemorada em dezembro desde 1988.
Aids
Você sabe o que é aids? Clique aqui e entenda o que é essa síndrome, o que é o HIV, como ele é transmitido e os tratamentos disponíveis nos dias atuais.
video icon
Professora ao lado do texto"Verbos dicendi".
Português
Verbos dicendi
Dizer, falar, gritar, responder são verbos dicendi, ou seja, palavras que apresentam a maneira pela qual uma pessoa se expressa. Assista a esta videoaula para aprender um pouco mais sobre essa classificação!