Whatsapp icon Whatsapp

Dezembro Vermelho

O Dezembro Vermelho foi instituído na década de 1980 para conscientizar a população sobre a aids.
Duas pessoas dando as mãos, estas entrelaçadas em um laço vermelho, em alusão ao Dezembro Vermelho.
Desde 1987, em dezembro, são realizadas campanhas de combate à aids.

O Dezembro Vermelho é a campanha estabelecida para combater a aids e outras infecções sexualmente transmissíveis. Os objetivos do projeto são profiláticos e de conscientização, ou seja, além de combater a infecção, trabalha contra o preconceito que há contra as pessoas já infectadas.

O debate sobre esse tema se intensificou na década de 1980 por conta da expansão da doença, por isso, em 1987, estabeleceu-se o Dia Mundial de Combate à Aids, que abre o Dezembro Vermelho. São realizadas campanhas de conscientização e decoração de instituições públicas para disseminar conhecimento sobre a doença.

A aids é uma infecção sexualmente transmissível, mas que pode ser contraída também pelo compartilhamento de seringas e de mãe para filho na gestação ou na amamentação.

Leia também: HPV — tudo sobre outra infecção sexualmente transmissível

Resumo sobre o Dezembro Vermelho

  • Dezembro Vermelho é uma campanha que existe para divulgar informações e incentivar cuidados preventivos em relação à aids.

  • O Dia Mundial de Combate à aids foi instituído na década de 1980 em razão da rápida expansão da doença.

  • No Dezembro Vermelho, são realizadas campanhas de conscientização, iluminação de prédios públicos e palestras educativas.

  • A aids é uma infecção sexualmente transmissível, mas também pode ser contraída pela amamentação e por contato com sangue contaminado.

O que é o Dezembro Vermelho?

Dezembro Vermelho é uma campanha pensada para conscientizar as pessoas sobre o combate contra a transmissão da aids e de outras infecções sexualmente transmissíveis. A Lei nº 13.504, que estabeleceu o Dezembro Vermelho como uma campanha nacional, foi sancionada em novembro de 2017.

O texto determina que os objetivos do projeto são a prevenção, a assistência, a proteção e a promoção dos Direitos Humanos das pessoas que vivem com o HIV.

O vírus HIV, causador da aids, foi responsável por uma das crises de saúde globais mais graves do século passado. Apesar de avanços científicos consistentes na área, o mundo ainda não encontrou uma cura definitiva para a doença.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Importância do Dezembro Vermelho

Além do trabalho informativo sobre as formas de prevenção, a campanha também se preocupa em antenar a sociedade sobre os direitos das pessoas com HIV, que, além da doença, precisam lidar, muitas vezes, com o preconceito. O estigma social que as infecções sexualmente transmissíveis carregam consigo atrapalham o diagnóstico e a prevenção dessas enfermidades, e a campanha traz esse tema para o debate público e combate a esses preconceitos.

Com incentivos e informação sobre diagnóstico, profilaxia e tratamento precoce, os danos causados pela doença são mitigados e vidas são salvas. Veja a proporção do problema com os dados a seguir.

Segundo o Programa das Nações Unidas sobre HIV/Aids (Unaids)|1|, a estimativa é de que, até 2022, mais de 1 milhão de brasileiros viviam com essa condição. No mundo, a cifra chega a quase 40 milhões de pessoas infectadas, sendo que 1,5 milhão são crianças entre 0-14 anos.

Os casos de mortes relacionadas à aids vêm diminuindo. Em 2022 foram registradas 630 mil casos, enquanto em 2004 o número chegou a 2 milhões. Desde 2010, a mortalidade da doença diminuiu 55% para as mulheres e 43% para os homens.

1º de dezembro — Dia Mundial de Combate à Aids

O dia 1º de dezembro foi estabelecido como Dia Mundial de Combate à Aids em 1987 pela Organização Mundial da Saúde (OMS). O estabelecimento da data teve como objetivo conscientizar a população global sobre os perigos da doença e sobre como preveni-la.

Na época, havia muito estigma sobre a doença e pouco se falava desse assunto. A data veio trazer o debate para o público a fim de diminuir o número de infecções e mortes por meio de ações de profilaxia.

Leia também: Problemas de saúde que mais matam no mundo

Atividades para o dezembro vermelho

Conforme determinado na Lei nº 13.504/17, as ações realizadas para atingir os objetivos da campanha são|2|:

  • iluminação de prédios públicos com luzes de cor vermelha;

  • promoção de palestras e atividades educativas;

  • veiculação de campanhas de mídia;

  • realização de eventos temáticos.

Mais informações sobre a aids

A aids é a doença transmitida pelo Vírus da Imunodeficiência Humana (HIV, na sigla em inglês). Esse vírus ataca o sistema imunológico, e as células mais atingidas são os linfócitos T CD4+. O vírus é capaz de alterar o DNA dessa célula e fazer cópias de si. Após se multiplicar, rompe os linfócitos em busca de outros para continuar a infecção, derrubando, dessa forma, o sistema imunológico.

O contágio pode ocorrer de três maneiras:

  1. Relação sexual: caso aconteça sem preservativo com uma pessoa infectada.

  2. Contato com o sangue: o que pode ocorrer, por exemplo, por meio do compartilhamento de objetos cortantes entre pessoas infectadas.

  3. De mãe para filho: pode acontecer durante a gravidez, parto ou até amamentação.

Para saber mais sobre a doença, clique aqui.

Notas

|1| UNAIDS. Estatísticas. Disponível em: https://unaids.org.br/estatisticas/.

|2| MINISTÉRIO DA SAÚDE. Dezembro Vermelho: Campanha Nacional de Prevenção ao HIV/Aids e outras Infecções Sexualmente Transmissíveis. Disponível em: https://bvsms.saude.gov.br/dezembro-vermelho-campanha-nacional-de-prevencao-ao-hiv-aids-e-outras-infeccoes-sexualmente-transmissiveis/.

Fontes:

ESCOLA DA PAZ. História do Dezembro Vermelho. Disponível em: https://www.escoladapaz.com.br/blog/historia-do-dezembro-vermelho/.

AGÊNCIA AIDS. Há 35 anos, a Assembleia Geral da ONU e a OMS instituíram o dia 1º de dezembro como o Dia Mundial de Luta contra a Aids. Disponível em: https://agenciaaids.com.br/noticia/ha-35-anos-a-assembleia-geral-da-onu-e-a-oms-instituiram-o-dia-1o-de-dezembro-como-o-dia-mundial-de-luta-contra-a-aids/.

UNAIDS. Estatísticas. Disponível em: https://unaids.org.br/estatisticas/.

MINISTÉRIO DA SAÚDE. Dezembro Vermelho: Campanha Nacional de Prevenção ao HIV/Aids e outras Infecções Sexualmente Transmissíveis. Disponível em: https://bvsms.saude.gov.br/dezembro-vermelho-campanha-nacional-de-prevencao-ao-hiv-aids-e-outras-infeccoes-sexualmente-transmissiveis/.

Publicado por Tiago Vechi

Artigos Relacionados

1º de dezembro - Dia Mundial de Combate à Aids
Saiba mais sobre o Dia Mundial de Combate à Aids, uma data importante para a conscientização sobre a doença que é comemorada em dezembro desde 1988.
Aids
Você sabe o que é aids? Clique aqui e entenda o que é essa síndrome, o que é o HIV, como ele é transmitido e os tratamentos disponíveis nos dias atuais.
video icon
Escrito"Matemática do Zero | Moda e Mediana" em fundo azul.
Matemática do Zero
Matemática do Zero | Moda e Mediana
Nessa aula veremos como calcular a moda e a mediana de uma amostra. Mosrarei que a moda é o elemento que possui maior frequência e que uma amostra pode ter mais de uma moda ou não ter moda. Posteriormente, veremos que para calcular a mediana devemos montar o hall (organizar em ordem a amostra) e verificar a quantidade de termos dessa amostra.

Outras matérias

Biologia
Matemática
Geografia
Física
Vídeos
video icon
Pessoa com as pernas na água
Saúde e bem-estar
Leptospirose
Foco de enchentes pode causar a doença. Assista à videoaula e entenda!
video icon
fone de ouvido, bandeira do reino unido e caderno escrito "ingles"
Gramática
Inglês
Que tal conhecer os três verbos mais usados na língua inglesa?
video icon
três dedos levantados
Matemática
Regra de três
Com essa aula você revisará tudo sobre a regra de três simples.