Whatsapp icon Whatsapp

1º de Setembro – Descoberta dos destroços do Titanic

A descoberta dos destroços do Titanic ocorreu em 1º de setembro de 1985 por uma equipe especializada em oceanografia e liderada pelo francês Jean-Louis Michel.
Em 1º de setembro de 1985, foram encontrados os destroços do Titanic no fundo do Oceano Atlântico
Em 1º de setembro de 1985, foram encontrados os destroços do Titanic no fundo do Oceano Atlântico

Desde meados do século XVIII, quando o mundo começou a ser definitivamente marcado pelo advento da tecnologia, sobretudo após a Revolução Industrial, ocorrida na Inglaterra, muitas formas de integração e aproximação geográficas tornaram-se mais sofisticadas e eficientes. Um caso notório foi o dos trens de ferro, movidos a vapor.

Outro caso foi o dos, igualmente movidos a vapor, navios transatlânticos, isto é, capazes de cruzar o Oceano Atlântico em viagens da Europa para a América e vice-versa. O mais famoso dos primeiros modelos de navios transatlânticos foi o britânico RMS Titanic, mais conhecido como Titanic, lançado em 1911 pela White Star Line.

Como é sabido, o Titanic, no ano de 1912, zarpou de Southampton, na Inglaterra, em direção a Nova Iorque, nos EUA, com 2. 223 pessoas a bordo. Entretanto, não chegou ao seu destino final. O gigante transatlântico, que pertencia à série “Olympic” de navios luxuosos da White Star Lines, naufragou na madrugada de 14 para 15 de abril de 1912 após colidir com um iceberg. 1. 517 pessoas morreram naquela noite. Durante mais de oitenta anos, não foi possível fazer uma descrição precisa da tragédia, desde o impacto do navio até o regaste dos sobreviventes, bem como o modo como o navio teria afundado. Isso só foi possível a partir de 1985.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Em 1º de setembro de 1985, uma equipe de oceanógrafos comandada pelos franceses Jean-Louis Michel e Robert Ballard conseguiu localizar os destroços do Titanic valendo-se de um sonar com varredura lateral. Os destroços estavam submersos a uma profundidade de 3. 800 metros da superfície do mar. Além da localização das partes do navio, os oceanógrafos cuidaram também do processo de documentação do achado, com fotografias e filmagens.

Todo o material coletado serviu de base para maiores explicações sobre o acidente. A descoberta de que o navio havia se partido ao meio, quando a proa inclinou, só foi possível a partir da localização dos destroços. Nesse sentido, o dia 1º de setembro é um marco histórico não apenas para a história do Titanic, mas também para a história das descobertas oceanográficas.

Em 1997, o diretor de cinema James Cameron lançou o famoso filme “Titanic”, estrelado por Leonardo di Caprio e Kate Winslet, que teve como suporte de reconstrução histórica do acidente a descoberta de 1985.

Publicado por Cláudio Fernandes

Artigos Relacionados

08 de setembro – Dia Mundial da Alfabetização
Entenda como foi criado o Dia Mundial da Alfabetização, comemorado em 08 de setembro, e toda a representatividade que a data possui.
16 de setembro – Dia Internacional para a Preservação da Camada de Ozônio
Saiba como surgiu o Dia Internacional para a Preservação da Camada de Ozônio e entenda a importância dessa data!
O turismo é uma das principais atividades econômicas da atualidade
27 de Setembro – Dia Mundial do Turismo
O Dia Mundial do Turismo é celebrado no dia 27 de setembro. Aproveite a data para conhecer as principais características dessa atividade econômica!
No dia 29 de setembro, celebra-se o Dia Mundial do Petróleo, uma das principais matérias-primas do mundo
29 de setembro – Dia Mundial do Petróleo
No Dia Mundial do Petróleo, aproveite para conhecer um pouco mais desse importante e estratégico recurso natural!
A primavera é a estação do ano conhecida como estação das flores.
Primavera
A primavera acontece na mesma época do ano no hemisfério Norte e Sul? Saiba a resposta para essa e outras perguntas lendo nosso texto sobre a estação da primavera.
video icon
Enem
Pré-Enem | Relações ecológicas
O Pré-Enem é o intensivo preparatório do Brasil Escola para o Enem. Nele nós separamos os principais temas que devem ser estudados a menos de três meses do exame. Nesta transmissão você assistirá à aula sobre Relações ecológicas com o professor Fred Mata!

Outras matérias

Biologia
Matemática
Geografia
Física
Vídeos
video icon
videoaula brasil escola
Química
Cinética química
Se ainda tem dúvidas quanto a velocidade das reações, essa videoaula é para você!
video icon
videoaula brasil escola
Português
Redação
Entenda como realizar argumento por causa e consequência com a nossa aula.
video icon
videoaula brasil escola
História
Crise de 1929
A quebra da bolsa de valores de Nova Iorque afetou não só os EUA, como o mundo. Entenda!