Você está aqui
  1. Mundo Educação
  2. Datas Comemorativas
  3. Setembro
  4. 16 de setembro – Dia Internacional para a Preservação da Camada de Ozônio

16 de setembro – Dia Internacional para a Preservação da Camada de Ozônio

O Dia Internacional para a Preservação da Camada de Ozônio é uma data importante para a conscientização sobre a destruição dessa camada.

No dia 16 de setembro, comemora-se o Dia Internacional para a Preservação da Camada de Ozônio. Essa data foi escolhida pela Assembleia Geral das Nações Unidas para marcar o dia da assinatura do Protocolo de Montreal, firmado em 1987. Esse protocolo foi importante para a proteção dessa camada, uma vez que reduziu a produção e o consumo de produtos que causam seu desgaste.

A camada de ozônio é um fino envoltório formado por gás ozônio (O3) que envolve a Terra e protege os organismos vivos da radiação emitida pelo Sol. Sem essa camada, localizada a 25 e 30 km acima da superfície (estratosfera), a vida no nosso planeta como conhecemos hoje não existiria.

Infelizmente, substâncias produzidas pelo homem começaram a destruir a camada de ozônio. As primeiras evidências dessa agressão ocorreram em 1977, quando cientistas britânicos observaram um grande buraco na região localizada sobre a Antártida. A partir desse estudo, várias outras pesquisas demonstraram pontos ao redor do mundo onde essa camada tornou-se mais fina.

A diminuição da espessura da camada de ozônio é um problema sério. Nas regiões onde se observou essa diminuição, percebe-se que é maior a incidência de alergias e problemas nos olhos, tais como catarata e cegueira, e na pele, como cânceres. Além disso, a radiação também afeta plantas e outros seres, como é o caso do plâncton.

Os principais vilões da camada de ozônio são os chamados clorofluorcarbonos ou CFCs, que são encontrados, principalmente, em equipamentos de refrigeração e aerossóis. Os CFCs são levados até a estratosfera, onde se desintegram, graças à radiação, e liberam cloro. O cloro então reage com o ozônio e este se transforma em oxigênio (O2). Como o oxigênio não é capaz de proteger contra os raios ultravioleta, estes atingem a superfície da Terra com mais intensidade.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Além dos CFCs, outras substâncias são responsáveis pela destruição da camada de ozônio. Entre elas, podemos citar o Dióxido de Carbono (CO2), que é liberado na queima de combustíveis fósseis e óxidos nítricos.

Com o avanço crescente da destruição da camada de ozônio e a compreensão de que os maiores culpados são os seres humanos, iniciou-se uma grande preocupação em torno dessa questão ambiental. A primeira vez que o assunto foi amplamente discutido foi em 1985, na Convenção de Viena, onde diversas medidas foram propostas para diminuir o problema e o assunto começou a ser seriamente debatido.

Após a Convenção de Viena, foi criado, em 1987, o Protocolo de Montreal. Esse Protocolo, que visa à eliminação da produção e consumo de substâncias que destroem a camada de ozônio, entrou em vigor em 1989. Ele foi um marco tão importante que, na data de sua assinatura, comemoramos a luta pela preservação da camada.

Nos últimos anos, ocorreu um aumento significativo de ozônio estratosférico. Apesar de estar longe de sua completa recuperação, a camada de ozônio está dando sinais de recuperação, isso graças, principalmente, à ação conjunta dos países ao redor do globo.

A camada de ozônio protege os seres vivos dos efeitos nocivos dos raios ultravioleta
A camada de ozônio protege os seres vivos dos efeitos nocivos dos raios ultravioleta
Publicado por: Vanessa Sardinha dos Santos
Assuntos relacionados
A camada de ozônio protege-nos de radiações nocivas do Sol
Camada de Ozônio
Conheça a constituição química da camada de ozônio, como ela é formada, quais reações ocorrem nela e por que ela vem sendo destruída.
O ciclo do oxigênio apresenta relação direta com o ciclo do carbono.
Ciclo do Oxigênio
Aprenda um pouco mais a respeito do ciclo do oxigênio. Neste texto, falaremos a respeito das etapas do ciclo do oxigênio, sua relação com o ciclo do carbono e a importância desse ciclo para os seres vivos. Traremos ainda um exercício de vestibular que cobrou esse tema e um pequeno resumo sobre esse ciclo.
Em 1º de setembro de 1985, foram encontrados os destroços do Titanic no fundo do Oceano Atlântico
1º de Setembro – Descoberta dos destroços do Titanic
Saiba mais sobre como ocorreu a descoberta dos destroços do Titanic em 1º de setembro de 1985.
A preservação do meio ambiente é uma tarefa de todos!
10 dicas importantes para preservar o meio ambiente
Clique aqui e confira dicas importantes para preservar o meio ambiente! Faça sua parte!
Camada de ozônio: proteção para nossa pele.
Reações Catalíticas e a Camada de Ozônio
Reações Catalíticas, Camada de Ozônio, raios ultravioletas emitidos pelo Sol, gases clorofluorcarbonetos, embalagens de aerossóis, fotólise, catálise, efeito estufa, incidência do câncer de pele.
O Discóbolo de Myron é o símbolo do curso de Educação Física
01 de setembro – Dia do Profissional de Educação Física
Entenda a importância do Dia do Profissional de Educação Física e conheça um pouco mais da área.
08 de setembro – Dia Mundial da Alfabetização
Entenda como foi criado o Dia Mundial da Alfabetização, comemorado em 08 de setembro, e toda a representatividade que a data possui.
A primavera é a estação do ano conhecida como estação das flores.
Primavera
A primavera acontece na mesma época do ano no hemisfério Norte e Sul? Saiba a resposta para essa e outras perguntas lendo nosso texto sobre a estação da primavera.
No dia 29 de setembro, celebra-se o Dia Mundial do Petróleo, uma das principais matérias-primas do mundo
29 de setembro – Dia Mundial do Petróleo
No Dia Mundial do Petróleo, aproveite para conhecer um pouco mais desse importante e estratégico recurso natural!
Entre os principais problemas enfrentados pelas pessoas com deficiência, está a falta de acessibilidade
21 de setembro – Dia Nacional de Luta das Pessoas com Deficiência
Clique aqui para saber mais sobre o Dia Nacional de Luta das Pessoas com Deficiência!
A maioria dos Sprays contém CFCs, que destroem a camada de ozônio
Destruição da camada de ozônio pelos CFCs
Entenda como ocorre a destruição da camada de ozônio pelos CFCs!
A camada de ozônio (O3) protege a Terra
Equilíbrio químico na camada de ozônio
Nesse texto você verá como o deslocamento do equilíbrio químico na estratosfera por substâncias poluentes causa a destruição da camada de ozônio.
Os CFCs eram muito usados como propelentes de aerossóis
Clorofluorcarbonetos (CFCs)
Os clorofluorcarbonetos (CFCs) são os maiores responsáveis pela destruição da camada de ozônio. Saiba quais compostos são esses!
Substâncias como os CFCs emitidos por meio de atividades humanas causam danos em larga escala para a camada de ozônio e influenciam o clima global
Novos gases que ameaçam a camada de ozônio
Pesquisas de cientistas ingleses descobrem novos gases que ameaçam a camada de ozônio. Saiba mais aqui!