Whatsapp icon Whatsapp

Gripe aviária (gripe do frango)

 A gripe aviária, também chamada de influenza aviária e gripe do frango, é uma infecção que atinge aves provocada pelo vírus influenza do tipo A. Algumas cepas virais apresentam capacidade de provocar doença leve (baixa patogenicidade), enquanto outras provocam doenças graves (alta patogenicidade).

Eventualmente a gripe aviária pode acometer seres humanos, sendo responsável por uma mortalidade de cerca de 60%. Tanto aves quanto seres humanos adquirem a gripe aviária pela inalação ou ingestão do vírus influenza, o qual está presente em secreções e fezes de aves infectadas.

Leia também: Diferenças entre covid-19, gripe e resfriado

O que é gripe aviária?

Utilizamos o termo influenza ou gripe em referência a uma doença causada pelo vírus influenza e que afeta diferentes animais. No homem, a gripe é responsável por causar sintomas como febre, dor de garganta, dor de cabeça, dor no corpo e tosse. Em alguns casos, a doença pode levar à complicações e, até mesmo, à morte.

A gripe aviária pode acometer aves selvagens e domésticas.
A gripe aviária pode acometer aves selvagens e domésticas.

Como dito, a gripe não se restringe aos seres humanos, afetando também outros animais, como as aves, situação essa conhecida como gripe aviária. As aves contaminadas pelo vírus influenza podem apresentar sintomas leves ou desenvolver a doença de forma grave. São sintomas da gripe aviária:

  • corrimento nasal;

  • espirro;

  • tosse;

  • pneumonia;

  • dificuldade para se locomover;

  • hemorragias nos músculos;

  • edema da crista e barbela;

  • redução na produção de ovos.

A gripe aviária pode apresentar grande letalidade nas aves. Em alguns casos, a taxa de mortalidade está próxima a 100%. Vale salientar também que ela pode acometer tanto aves selvagens quanto domésticas. Os principais reservatórios do vírus são aves silvestres aquáticas, as quais podem ser responsáveis por infectar as aves domésticas.

As aves silvestres, durante a migração, podem contaminar as aves domésticas que são criadas soltas. Isso se deve ao fato de que estas podem, por exemplo, compartilhar o mesmo reservatório de água, e aves doentes podem contaminar esse reservatório com excreções. Os vírus podem ser levados por meio de animais, como roedores, equipamentos contaminados e, até mesmo, sapatos de um local para outro, facilitando que a doença se espalhe entre granjas.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Vírus influenza

Existem quatro tipos diferentes de vírus influenza: A, B, C e D.

  • Influenza tipo A

Esse tipo de vírus acomete diferentes tipos de animais, como aves, suínos, cavalos e seres humanos. É responsável por epidemias sazonais, apresentando, portanto, grande impacto na saúde pública. O subtipo A(H1N1)pdm09, por exemplo, foi responsável pela primeira pandemia de gripe do século XXI, em 2009. Apenas o vírus influenza A está relacionado com o desenvolvimento de gripe aviária, sendo os surtos de maior patogenicidade provocados pelos subtipos H5 e H7.

Algumas dessas cepas são capazes de provocar infecções em humanos, como a H7N9 e a H5N1, as quais já foram responsáveis por várias mortes. Em 2021, foi relatado o 1º caso humano de gripe aviária provocado pela cepa H10N3. Essa variante, no entanto, apresenta baixa patogenicidade e possui um risco pequeno de se espalhar em grande escala. As cepas que provocam gripe aviária são classificadas como de baixa ou alta patogenicidade, sendo essa classificação baseada na capacidade de provocar doença mais leve ou mais grave.

O vírus H5N1 é um dos vírus influenza que podem provocar gripe aviária.
O vírus H5N1 é um dos vírus influenza que podem provocar gripe aviária.
  • Influenza tipo B

O influenza tipo B é também responsável por epidemias sazonais. Diferentemente do tipo A, o tipo B infecta apenas seres humanos.

  • Influenza tipo C

O influenza tipo C infecta humanos e suínos. Não está relacionado com epidemias e, portanto, possui pouco impacto na saúde pública

  • Influenza tipo D

O vírus influenza D foi detectado em bovinos e suínos nos Estados Unidos. Não é conhecido por provocar doenças em humanos.

Leia também: Gripe H1N1 — doença viral transmitida de pessoa para pessoa

Gripe aviária em seres humanos

Raramente a transmissão do vírus influenza aviário para o ser humano é observada. Porém, ela pode ocorrer quando o ser humano tem contato próximo e frequente com a ave doente. Esse risco é maior, portanto, em pessoas que trabalham em abatedouros e granjas. Alguns dos vírus responsáveis pela gripe aviária podem causar sérios danos à saúde humana, sendo responsáveis por causar doença respiratória grave.

Na infecção pelo H5N1, o indivíduo pode apresentar febre, dores no corpo, dor de garganta, dor de cabeça, dor abdominal, tosse, rinorreia (secreção excessiva do nariz e das fossas nasais), vômito e diarreia. A doença pode evoluir para pneumonia, insuficiência respiratória e falência múltipla dos órgãos. A mortalidade por gripe aviária é alta, podendo chegar a 60%.

A primeira epidemia de gripe aviária de que se tem conhecimento ocorreu em 1997, em Hong Kong. Essa epidemia foi responsável por 18 hospitalizações e 6 mortes. Em 2003, mais dois casos da doença foram diagnosticados, novamente em Hong Kong. Uma pessoa veio a óbito nessa ocasião. A partir de 2003, observou-se um aumento das infecções em humanos.

Medidas de controle contra a gripe aviária

Para controlar a gripe aviária, é importante que os casos de aves doentes sejam notificados e essas aves sejam rapidamente sacrificadas. É importante também garantir que as aves que tiveram contatos com as aves doentes tenham o mesmo destino. O descarte dos animais mortos deve ser feito adequadamente e a granja deve ser desinfectada. Além disso, deve ser interrompido o transporte de aves vivas em regiões de surtos.

Para fins de investigação, é necessários realizar exames nas aves doentes a fim de identificar o tipo de influenza que provocou a doença. Ademais, é fundamental identificar os casos de gripe aviária em seres humanos e isolar os doentes. 

Publicado por Vanessa Sardinha dos Santos

Artigos Relacionados

A origem das aves e características adaptadas ao vôo.
Classe aves
Aves, Organismos vertebrados, Espécies identificadas, Vôo, Conformação aerodinâmica, Locomoção, Penas, Queratinização, Temperatura corporal, Homeotérmicos, Sistema orgânico, Ancestral biológico, Registro fossilífero.
Diferenças entre COVID-19, gripe e resfriado
Descubra as principais diferenças entre COVID-19, gripe e resfriado clicando aqui! Neste texto abordaremos os principais sintomas de cada uma dessas doenças.
A coriza é um sintoma comum dos resfriados, porém também pode ocorrer em casos de gripe
Diferenças entre a gripe e o resfriado
Descubra as diferenças entre a gripe e o resfriado e saiba por que é importante diferenciar essas duas doenças.
Para nos prevenir da febre amarela, é necessário também evitar a proliferação dos vetores
Febre amarela
Saiba mais sobre a febre amarela, uma doença viral grave que é transmitida pela picada de um mosquito e pode causar a morte.
A gripe é altamente contagiosa e afeta milhões de pessoas a cada ano.
Gripe
Gripe, infecção ocasionada pelo vírus Influenza, como o vírus Influenza é disseminado, complicações decorrentes da gripe, sintomas da gripe, método de prevenção da gripe, diferença entre a gripe e o resfriado.
O uso de máscaras é imprescindível em casos específicos.
Gripe A
Saiba algumas características da tão comentada gripe A.
Entre as medidas de prevenção da gripe H1N1, podemos citar a vacina e lavar sempre as mãos
Gripe H1N1
Informe-se sobre os sintomas, tratamento e prevenção da gripe H1N1!
A hepatite A é causada por um vírus de RNA que afeta o fígado.
Hepatite A
Clique aqui e conheça mais a respeito da hepatite A, uma doença causada por um vírus e que pode ser prevenida com vacinação e hábitos adequados de higiene.
A hepatite C é uma doença viral que afeta o fígado.
Hepatite C
Aprenda um pouco mais a respeito da hepatite C, uma doença viral grave que pode ser prevenida de maneira simples. Neste texto, falaremos o que é hepatite C, as diferenças entre as formas aguda e crônica, como ocorre a transmissão do vírus causador da doença, os sintomas, tratamentos e modos de prevenir-se contra essa doença.
Alguns tipos de hepatites virais podem provocar cirrose e câncer de fígado.
Hepatites virais
Descubra o que são hepatites virais, quais são seus tipos, formas de transmissão, sintomas e tratamentos por meio da leitura do nosso texto.
O vírus da gripe sofre muitas mutações
Influenza A (H3N2)
Conheça mais sobre o influenza A (H3N2), um tipo de vírus da gripe que está em circulação em nosso país. Saiba por que esse vírus é assim chamado e por que é considerado tão perigoso. Aprenda ainda algumas valiosas dicas que podem ser usadas no dia a dia para evitar o contágio por esse e outros vírus da gripe.
Rubéola
Rubéola
Rubéola, doença causada por vírus, gênero Rubivirus, transmissão da rubéola, risco de contágio da rubéola, sintomas da rubéola, diagnóstico da rubéola, tratamento da rubéola, prevenção da rubéola.
Manifestação do Sarampo
Sarampo
Clique aqui e aprenda um pouco mais a respeito do sarampo conhecendo suas formas de transmissão, seus principais sintomas, sua prevenção e seu tratamento.
Observe as lesões causadas pela varíola
Varíola
Saiba mais sobre a varíola, uma doença atualmente erradicada em todo o planeta.
Os vírus são organismos considerados parasitas intracelulares obrigatórios
Vírus
Clique para saber mais a respeito dos vírus, suas características e estrutura!
video icon
Filosofia
Niilismo
Niilismo é um movimento intelectual, estético e existencial que surge no século XVIII e perdura até os dias atuais. A essência mais remota do niilismo o associa à substituição do que é socialmente estabelecido, ou do que supostamente daria sentido à vida, pelo nada, pois supostamente não haveria um sentido. Assista a nossa aula e descubra o que é niilismo.

Outras matérias

Biologia
Matemática
Geografia
Física
Vídeos
video icon
videoaula brasil escola
Química
Cinética química
Se ainda tem dúvidas quanto a velocidade das reações, essa videoaula é para você!
video icon
videoaula brasil escola
Português
Redação
Entenda como realizar argumento por causa e consequência com a nossa aula.
video icon
videoaula brasil escola
História
Crise de 1929
A quebra da bolsa de valores de Nova Iorque afetou não só os EUA, como o mundo. Entenda!