Você está aqui
  1. Mundo Educação
  2. Doenças
  3. Doenças virais
  4. Gripe do Frango

Gripe do Frango

A gripe aviária, conhecida também por gripe do frango ou gripe das aves, é uma doença ocasionada por uma variedade do vírus Influenza, tem como hospedeiro as aves, que infectam diversos mamíferos. As aves expelem o vírus através das fezes, que depois de secas são inaladas, causando sintomas semelhantes aos outros tipos de gripe: febre, mal-estar, dor de garganta e tosse.

Existem quinze subtipos do vírus influenza que infectam as aves causando grandes epidemias, porém o vírus influenza H5N1 é o que representa maior risco para a saúde humana, podendo levar à morte.

O contágio ocorre através do contato direto ou indireto de aves domésticas e aves aquáticas. As aves e seres humanos são infectados pela inalação ou ingestão do vírus presente nas fezes e secreções das aves contaminadas, como tosse, espirro e corrimento nasal.

Não há indícios de que a gripe do frango possa ser transmitida de pessoa para pessoa.

Como os sintomas são similares aos da gripe comum, somente o médico está apto a realizar o diagnóstico preciso.

A melhor forma de prevenir a doença é evitar o contato com frangos em áreas onde já foram confirmados casos da doença.

O tratamento consiste apenas na utilização de alguns remédios para amenizar a intensidade e evitar novos contágios. Alguns dos antivirais disponíveis para o tratamento são o oseltamivir e seu derivado zanamivir. Vacinas contra o vírus H5N1 estão sendo desenvolvidas.

Em 2005, o surto da gripe aviária infectou pessoas no Vietnã, Tailândia, Indonésia e Camboja. Infectou aves em Laos, China, Turquia, Inglaterra, Alemanha, Grécia.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)
Gripe do Frango: ocasionado pelo vírus Influenza, tem como hospedeiro as aves.
Gripe do Frango: ocasionado pelo vírus Influenza, tem como hospedeiro as aves.
Publicado por: Patrícia Lopes Dantas
Assuntos relacionados
A hepatite A é causada por um vírus de RNA que afeta o fígado.
Hepatite A
Clique aqui e conheça mais a respeito da hepatite A, uma doença causada por um vírus e que pode ser prevenida com vacinação e hábitos adequados de higiene.
Hepatite, doença caracterizada por inflamação do fígado
Hepatite
Hepatite, inflamação do fígado, causas da hepatite, hepatite crônica, hepatite viral, sintomas da hepatite, casos graves de hepatite, diagnóstico de hepatite.
A hepatite C é uma doença viral que afeta o fígado.
Hepatite C
Aprenda um pouco mais a respeito da hepatite C, uma doença viral grave que pode ser prevenida de maneira simples. Neste texto, falaremos o que é hepatite C, as diferenças entre as formas aguda e crônica, como ocorre a transmissão do vírus causador da doença, os sintomas, tratamentos e modos de prevenir-se contra essa doença.
Rubéola
Rubéola
Rubéola, doença causada por vírus, gênero Rubivirus, transmissão da rubéola, risco de contágio da rubéola, sintomas da rubéola, diagnóstico da rubéola, tratamento da rubéola, prevenção da rubéola.
O uso de máscaras é imprescindível em casos específicos.
Gripe A
Saiba algumas características da tão comentada gripe A.
A coriza é um sintoma comum dos resfriados, porém também pode ocorrer em casos de gripe
Diferenças entre a gripe e o resfriado
Descubra as diferenças entre a gripe e o resfriado e saiba por que é importante diferenciar essas duas doenças.
O vírus da gripe sofre muitas mutações
Influenza A (H3N2)
Conheça mais sobre o influenza A (H3N2), um tipo de vírus da gripe que está em circulação em nosso país. Saiba por que esse vírus é assim chamado e por que é considerado tão perigoso. Aprenda ainda algumas valiosas dicas que podem ser usadas no dia a dia para evitar o contágio por esse e outros vírus da gripe.
Diferenças entre COVID-19, gripe e resfriado
Descubra as principais diferenças entre COVID-19, gripe e resfriado clicando aqui! Neste texto abordaremos os principais sintomas de cada uma dessas doenças.
Para nos prevenir da febre amarela, é necessário também evitar a proliferação dos vetores
Febre amarela
Saiba mais sobre a febre amarela, uma doença viral grave que é transmitida pela picada de um mosquito e pode causar a morte.
A gripe é altamente contagiosa e afeta milhões de pessoas a cada ano.
Gripe
Gripe, infecção ocasionada pelo vírus Influenza, como o vírus Influenza é disseminado, complicações decorrentes da gripe, sintomas da gripe, método de prevenção da gripe, diferença entre a gripe e o resfriado.
Manifestação do Sarampo
Sarampo
Clique aqui e aprenda um pouco mais a respeito do sarampo conhecendo suas formas de transmissão, seus principais sintomas, sua prevenção e seu tratamento.
Observe as lesões causadas pela varíola
Varíola
Saiba mais sobre a varíola, uma doença atualmente erradicada em todo o planeta.
Comportamento raivoso é um dos sintomas da hidrofobia.
Hidrofobia (raiva)
Doença fatal em mais de 99% dos casos, quando não tratada.