Whatsapp icon Whatsapp

O que é labirintite e quais as suas causas

A labirintite afeta o labirinto, uma região que fica dentro do ouvido e é essencial ao equilíbrio do nosso corpo
A labirintite afeta o labirinto, uma região que fica dentro do ouvido e é essencial ao equilíbrio do nosso corpo

O órgão responsável pela nossa audição e também pelo nosso equilíbrio é o ouvido, que é dividido em ouvido externo, ouvido médio e ouvido interno. No ouvido interno encontramos o utrículo, o sáculo e os canais semicirculares que, juntos, formam o que conhecemos como labirinto, ou aparelho vestibular.

No utrículo e no sáculo encontramos células sensoriais que ficam mergulhadas em um líquido gelatinoso. Sobre essas células encontramos os otólitos (pequenos grãos de carbonato de cálcio). Se fizermos algum movimento com a nossa cabeça, os otólitos também se movimentarão, estimulando as células sensoriais a transmitirem informações de como está a posição do corpo para o cérebro, onde serão interpretadas. É por esse motivo que dizemos que o labirinto é o órgão responsável pelo equilíbrio do corpo, e a labirintite é um processo inflamatório que afeta o labirinto. 

A labirintite pode ser causada por infecções virais ou bacterianas, como otites, mas também pode ocorrer em razão de lesões na cabeça, alergia, reação a medicamentos, hipoglicemia, hipertensão, uso de álcool, fumo, café entre outros.

Os principais sintomas da labirintite são tonturas e vertigens que podem ou não estar associadas a náuseas, vômitos, sudorese, alterações gastrointestinais, perda de audição e zumbidos. Em momentos de crise, os especialistas sugerem que a pessoa fixe o olhar em um ponto fixo na parede, e assim que a crise passar, procurar um médico. É importante lembrar que a labirintite não provoca desmaios.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

O diagnóstico da labirintite é feito a partir de uma avaliação clínica e de um exame otoneurológico completo, sendo que o médico pode pedir ainda tomografia computadorizada, ressonância magnética, assim como os testes labirínticos.

O tratamento da labirintite é feito levando em consideração suas causas, mas na maioria das vezes o médico pode prescrever vasodilatadores, para facilitar a circulação sanguínea nas áreas do cérebro e do labirinto, drogas que atuam cessando as náuseas, vômitos e mal estar e dieta alimentar para corrigir os erros alimentares que agravam a vertigem e outros sintomas da labirintite. Em alguns casos o médico pode prescrever exercícios para serem feitos em casa com o objetivo de reposicionar o labirinto. Pessoas com labirintite que não fazem o tratamento adequado correm o risco de a doença evoluir para um quadro mais grave, como a síndrome de Ménière.

Para se evitar a labirintite, alguns cuidados podem ser tomados, como:

→ Evite consumir álcool, café e tabaco;

→ Mantenha a glicemia e os níveis de colesterol e triglicérides baixos;

→ Não fique muito tempo em jejum, alimente-se de três em três horas;

→ Faça atividades físicas;

→ Beba muito líquido durante o dia;

→ Evite sucos de frutas industrializados e bebidas gaseificadas.

Publicado por Paula Louredo Moraes

Artigos Relacionados

A ingestão de substâncias geladas pode desencadear crises de enxaqueca
Dor de cabeça do sorvete
Saiba o motivo da dor de cabeça que sentimos quando ingerimos sorvetes ou líquidos gelados.
Estresse
mplie seus conhecimentos sobre o estresse, um mal que afeta 90% da população. Com este texto, você vai conhecer as fases do estresse e os agentes estressores.
Medição da pressão arterial.
Hipotensão
Hipotensão, o que é hipotensão, sintomas, pressão baixa, pressão sanguínea, causas, recomendações, orientação médica, choques.
A hemodiálise é necessária em casos mais avançados de insuficiência renal
Insuficiência renal crônica
Perda irreversível e progressiva da função renal.
video icon
Geografia
Climas do Brasil
Assista à nossa aula e conheça os climas do Brasil. Entenda quais são os fatores de influência nos climas brasileiros, e conheça as características dos climas em nosso país.

Outras matérias

Biologia
Matemática
Geografia
Física
Vídeos
video icon
videoaula brasil escola
Química
Cinética química
Se ainda tem dúvidas quanto a velocidade das reações, essa videoaula é para você!
video icon
videoaula brasil escola
Português
Redação
Entenda como realizar argumento por causa e consequência com a nossa aula.
video icon
videoaula brasil escola
História
Crise de 1929
A quebra da bolsa de valores de Nova Iorque afetou não só os EUA, como o mundo. Entenda!