Hepatite A

Hepatite A é uma doença causada por um vírus que afeta o fígado. A doença geralmente não apresenta sintomas e o tratamento baseia-se, principalmente, em repouso.

A hepatite A é uma doença viral aguda que geralmente não apresenta sintomas, mas, quando estes surgem, costumam aparecer entre 15 a 50 dias após a infecção. Ela é causada pelo HAV (vírus A), um vírus de RNA que pertence à família Picornaviridae e destaca-se por promover o acometimento do fígado. Essa doença é silenciosa, portanto, é fundamental a realização de exames periódicos. A seguir, conheceremos mais a respeito da hepatite A.

Transmissão

A hepatite A é uma doença contagiosa que apresenta transmissão fecal-oral, por contato de pessoa a pessoa, ou por alimentos ou água contaminados. Após a ingestão do vírus, este cai na corrente sanguínea e chega até os hepatócitos (células do fígado), onde se multiplica.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

A transmissão da hepatite A está diretamente relacionada com as precárias condições de higiene da população, sendo comum em locais onde o saneamento básico é inadequado ou ainda inexistente, por exemplo.

De acordo com o Centro de Informação em Saúde para Viajantes (Cives), nos países em desenvolvimento, em que o saneamento básico, de maneira geral, é menos eficiente, a hepatite A afeta mais crianças. Dessa forma, os adultos em sua maioria são imunes. Já nos países desenvolvidos, o quadro é outro, sendo a grande parte da população adulta suscetível à doença.

Leia também: Hepatite C

Sintomas

Observe alguns sintomas da hepatite A.
Observe alguns sintomas da hepatite A.

A hepatite A é uma doença que pode ser sintomática ou não. Geralmente, não apresenta sintomas, porém, quando esses surgem, os mais frequentes são:

  • Enjoo

  • Vômito

  • Falta de apetite

  • Febre

  • Cansaço

  • Dor abdominal

  • Pele e olhos amarelados (icterícia)

  • Fezes claras

  • Urina escura

Vale ressaltar que essa doença pode ocasionar insuficiência hepática aguda grave e pode ser fulminante, porém, isso ocorre em menos de 1% dos casos.

Leia também: Icterícia do recém-nascido ou icterícia neonatal

Diagnóstico

A hepatite A é diagnosticada por meio de exame de sangue. Esse exame visa detectar anticorpos anti-HAV no sangue do paciente. Quando identificados anticorpos da classe IgG, não é possível distinguir se a infecção é aguda ou se trata-se de uma infecção ocorrida anteriormente. A detecção de anticorpos anti-HAV da classe IgM permite confirmar uma infecção aguda.

O diagnóstico de hepatite A é feito por meio de exames de sangue.
O diagnóstico de hepatite A é feito por meio de exames de sangue.

Leia também: Hepatite D

Tratamento

Não existe tratamento específico para a hepatite A, sendo esse baseado, principalmente, em repouso. O paciente não deve, de maneira alguma, ingerir álcool, e a dieta é aquela aceita pelo médico. Vale ressaltar que o consumo de álcool não deve ser realizado por um período mínimo de seis meses e deve manter-se por pelo menos um ano.

Normalmente o paciente fica curado em poucas semanas, desenvolvendo imunidade permanente contra essa doença. Lembrando que, apesar de normalmente apresentar cura rápida, essa doença pode agravar-se, sendo essencial, portanto, acompanhamento médico especializado.

Normalmente a recuperação da hepatite A é completa e o vírus é eliminado do corpo. É bom salientar que não há desenvolvimento para forma crônica.

Prevenção

Para prevenir-se da hepatite A, algumas medidas simples, relacionadas principalmente com hábitos de higiene, podem ser tomadas, além, é claro, da vacinação. Veja a seguir algumas importantes dicas para a prevenção da doença.

Dicas de prevenção contra a hepatite A

Lavar sempre as mãos, principalmente, antes de comer, preparar alimentos e ir ao banheiro ou trocar fraldas.

Lavar sempre os alimentos que serão consumidos in natura utilizando água tratada ou fervida.

Lavar adequadamente os objetos que serão utilizados na alimentação, como talheres e pratos.

Comer alimentos bem cozidos.

Lavar bem os banheiros, principalmente caso haja alguma pessoa com hepatite A na casa. A dica é que se utilize hipoclorito de sódio a 1,5% ou água sanitária para lavar esse ambiente.

Vacinação.

Vacina

A vacina contra hepatite A é uma importante forma de prevenção.
A vacina contra hepatite A é uma importante forma de prevenção.

A vacinação contra hepatite A é uma importante forma de prevenção da doença. A vacina está disponível no SUS e nos Centros de Referências Imunobiológicos Especiais (Crie). No SUS, a vacina é fornecida para crianças com idade entre 15 meses a 5 anos incompletos.

Nos Crie, a vacina é disponibilizada, de acordo com o Ministério da Saúde, para “pessoas de qualquer idade que tenham: hepatopatias crônicas de qualquer etiologia, incluindo os tipos B e C; coagulopatias; pessoas vivendo com HIV; portadores de quaisquer doenças imunossupressoras; doenças de depósito; fibrose cística; trissomias; candidatos a transplante de órgãos; doadores de órgãos cadastrados em programas de transplantes; pessoas com hemoglobinopatias.”

Saiba mais: Doenças relacionadas com a água

A hepatite A é causada por um vírus de RNA que afeta o fígado.
A hepatite A é causada por um vírus de RNA que afeta o fígado.
Publicado por: Vanessa Sardinha dos Santos
Assuntos relacionados
Para nos prevenir da febre amarela, é necessário também evitar a proliferação dos vetores
Febre amarela
Saiba mais sobre a febre amarela, uma doença viral grave que é transmitida pela picada de um mosquito e pode causar a morte.
A hepatite C é uma doença viral que afeta o fígado.
Hepatite C
Aprenda um pouco mais a respeito da hepatite C, uma doença viral grave que pode ser prevenida de maneira simples. Neste texto, falaremos o que é hepatite C, as diferenças entre as formas aguda e crônica, como ocorre a transmissão do vírus causador da doença, os sintomas, tratamentos e modos de prevenir-se contra essa doença.
Faringite
Faringite
Faringite, inflamação da garganta, faringite aguda, faringite crônica, contágio da faringite, fatores que podem causar a faringite, sintomas da faringite, tratamento da faringite.
Rubéola
Rubéola
Rubéola, doença causada por vírus, gênero Rubivirus, transmissão da rubéola, risco de contágio da rubéola, sintomas da rubéola, diagnóstico da rubéola, tratamento da rubéola, prevenção da rubéola.
Manifestação do Sarampo
Sarampo
Clique aqui e aprenda um pouco mais a respeito do sarampo conhecendo suas formas de transmissão, seus principais sintomas, sua prevenção e seu tratamento.
Observe o vírus da Hepatite D. Esse vírus necessita do vírus da Hepatite B para completar seu ciclo de vida
Hepatite D
Conheça mais sobre a Hepatite D, uma doença viral que pode levar a consequências graves.
Boas medidas de higiene podem evitar a contaminação com o vírus da hepatite E
Hepatite E
Entenda como ocorre a transmissão da Hepatite E, seus sintomas e por que a doença ocorre com maior frequência em países em desenvolvimento.
A água está relacionada com o surgimento de várias doenças
Doenças relacionadas com a água
Entenda o que são as doenças relacionadas com a água e como elas são transmitidas!
Vírus, bactérias e outros agentes podem causar infecções.
Infecção
Você sabe o que é infecção? Clique aqui e descubra o significado desse termo. Além disso, compreenda o que são doenças infecciosas e conheça exemplos.
Hepatite, doença caracterizada por inflamação do fígado
Hepatite
Hepatite, inflamação do fígado, causas da hepatite, hepatite crônica, hepatite viral, sintomas da hepatite, casos graves de hepatite, diagnóstico de hepatite.
Gripe do Frango: ocasionado pelo vírus Influenza, tem como hospedeiro as aves.
Gripe do Frango
Gripe do Frango, gripe aviária, gripe das aves, vírus que ocasiona a gripe do frango, contágio da gripe do frango, sintomas da gripe do frango, tratamento da gripe do frango, prevenção da gripe do frango.
HBV: vírus responsável pela hepatite B.
Hepatite B
Doença viral que pode ser curada espontaneamente, ou se manifestar de forma crônica.