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Perífrasis verbales

As perífrasis verbales, locuções verbais em espanhol, são um fenômeno gramatical no qual dois verbos diferentes aparecem funcionando juntos e formando um único núcleo verbal, ou seja, um único predicado. Elas se dividem em locuções de infinitivo, gerundio e participio, segundo a forma, e também em locuções modales e aspectuales, segundo os significados que assumem.

Leia também: Los adverbios – classe que modifica ou qualifica um verbo, um adjetivo ou outro advérbio

Estrutura de uma locução verbal e funções dos verbos

Observe a seguinte oração:

El niño rompió a llorar.
(A criança desatou a chorar.)

Romper a llorar é uma locução verbal na qual o primeiro dos dois verbos, romper, está conjugado e funciona como um verbo auxiliar, ou seja, serve para introduzir informações gramaticais, tais como tempo, modo, número e pessoa. Neste caso específico, rompió indica que quem executa a ação é uma terceira pessoa do singular e que ela ocorre no passado.

O verbo auxiliar numa locução verbal pode perder parcial ou totalmente seu significado original, como ocorre no exemplo anterior. Romper originalmente significa “rasgar”, “partir”, mas na referida locução verbal ele assume o significado de “desatar”, ou seja, começar abruptamente.

O segundo verbo da locução, llorar, não está conjugado, mas encontra-se no infinitivo. Ele serve para introduzir a informação lexical, o que significa que ele funciona como verbo principal, indicando a ação concreta expressa pela locução. Além do infinitivo, o verbo principal pode aparecer nas formas gerúndio e particípio. Desse modo, o verbo principal de uma locução verbal terá sempre uma forma nominal.

Normalmente, como no exemplo anterior, os dois verbos estão unidos por uma preposição, a preposição a, e mais raramente pela conjunção que, como na locução Tengo que salir (Tenho que sair). Portanto, a estrutura de uma locução verbal em espanhol é:

VERBO AUXILIAR + CONECTIVO (quando requerido) + VERBO PRINCIPAL

Tipos de locuções verbais

Do ponto de vista formal, existem três tipos de locuções verbais em espanhol, definidas pela forma nominal que o verbo principal assume. São elas: perífrasis de infinitivo, perífrasis de gerundio e perífrasis de participio.

  • Perífrasis de infinitivo

As locuções de infinitivo dividem-se segundo os significados que expressam. Podem ser modales, relacionadas à atitude do falante diante da ação, e aspectuales, relacionadas à forma com a qual o falante percebe a realização da ação no tempo.

Dentre as modales, destacam-se as locuções deber e tener que, que expressam obrigação. Exemplos:

  • Debes llegar puntual para no perder el tren.
    (Você deve chegar pontualmente para não perder o trem.)

  • Tengo que ir a Burgos mañana.
    (Tenho que ir a Burgos amanhã.)

Por sua vez, as perífrasis aspectuales indicam a realização da ação em um tempo específico. Podem expressar ações:

a ponto de realizar-se: estar por, estar a punto de.

  • Estoy por cumplir los dieciocho años.
    (Estou por fazer dezoito anos.)

  • La ceremonia está a punto de comenzar.
    (A cerimônia está a ponto de começar.)

no momento de seu início: empezar a, ponerse a, entrar a etc.

  • La sala empezó a llenarse.
    (A sala começou a encher.)

  • A eso de las cuatro se ha puesto a llover.
    (Mais ou menos às quatro começou a chover.)

  • Tras el robo, la directora entró a sospechar de todos.
    (Depois do roubo, a diretora começou a suspeitar de todos.)

interrompidas: dejar de, parar de etc.

No ha dejado de nevar en todo el día.
(Não parou de nevar o dia inteiro.)

concluídas: acabar de, terminar de etc.

El camarero terminó de traer las bebidas.
(O garçom terminou de trazer as bebidas.)

repetidas: volver a, soler, acostumbrarse a etc.

  • Volvió a fumar después de tres años.
    (Voltou a fumar depois de três anos.)

  • Suelo comer a las tres.
    (Costumo almoçar às três.)

Veja também: Pronomes interrogativos e exclamativos em espanhol

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  • Perífrasis de gerundio

As locuções de gerúndio indicam a duração de uma ação ou o ponto em que um processo encontra-se. Diferentemente das locuções de infinitivo, nelas não se usa nenhum conectivo entre os verbos auxiliar e principal. Elas expressam matizes como:

ações em desenvolvimento: estar, andar etc.

  • Están comprando algo de ropa para los niños.
    (Estão comprando alguma roupa para as crianças.)

  • Ando buscando un nuevo negocio.
    (Venho procurando um novo negócio.)

progressão gradual de uma ação: ir.

Los congresistas van llegando a la sala de reuniones.
(Os congressistas vão chegando à sala de reuniões.)

ações ininterruptas: continuar, seguir.

A pesar de todo siguen comprando en su tienda.
(Apesar de tudo, continuam comprando em sua loja.)

  • Perífrasis de participio

As locuções de particípio não expressam realizações nem processos, que são ações que se movimentam no tempo, mas estados. Essa é sua principal diferença com relação aos dois grupos anteriores. No tocante a sua estrutura, ela também é formada por verbo auxiliar e verbo principal no particípio, sem conectores como preposições ou conjunções. Os estados que as locuções de particípio expressam são:

estado resultante: estar, dejar.

  • Está atado de pies y manos.
    (Está amarrado de pés e mãos.)

  • Dejará resuelto el asunto.
    (Deixará resolvido o assunto.)

estado final: quedar, tener, dar por.

  • Todas las ventanas quedan cerradas.
    (Todas as janelas ficam fechadas.)

  • Tenía acordado el precio.
    (Tinha combinado o preço.)

quantidade acumulada de uma ação ainda não terminada: llevar.

Llevo leídos cuatro capítulos.
(Já li quatro capítulos.)

estado emocional/afetivo: estar, andar.

Mi hermana anda estressada con el trabajo.
(Minha irmã anda estressada com o trabalho.)

Acesse também: Emoções e estados de ânimo em espanhol

As locuções verbais em espanhol consistem em dois verbos funcionando como apenas um.
As locuções verbais em espanhol consistem em dois verbos funcionando como apenas um.

Exercícios resolvidos

Questão 1 - Escolha o conectivo correto para cada locução verbal.

a) El perro comenzó ___ ladrar cuando sonó el timbre. (a/de)

b) Tenéis ___ llamar a la profesora para cancelar la clase. (por/que)

c) Estás a punto ___ conseguir tu sueño. (para/de)

d) No vuelvan ___ llegar tarde a clase o se quedarán fuera. (a/por)

Resolução

a) a

b) que

c) de

d) a

Questão 2 - Entre as locuções verbais do quadro, selecione a mais apropriada para cada oração:

empezaremos a comer – ha dejado de trabajar – debo acostarme – saliste llorando

 

a) Mi hermana ________________ en aquella empresa.

b) ¿Por qué _______________ del cine?

c) Creo que hoy _____________ más temprano.

d) Nosotros _________________ antes de las 3 de la tarde.

Resolução

a) ha dejado de trabajar

b) saliste llorando

c) debo acostarme

d) empezaremos a comer

Publicado por Diego Guimarães Gontijo

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