Presente do indicativo em espanhol
O presente de indicativo (presente do indicativo em espanhol) tem como funções expressar ações habituais e atuais, verdades ou valores universais, ações futuras de realização incerta e fatos históricos. Também pode ser usado para dar ordens no imperativo afirmativo.
Esse tempo verbal apresenta marcas de pessoa, número e tempo. Sua estrutura morfológica é composta por verbos regulares — não sofrem modificação na raiz — e irregulares — sofrem modificação na raiz ou em suas terminações. As irregularidades incluem acréscimo ou mudança de vogais ou consoantes e também alteração de sílaba tônica, o que pode influenciar na acentuação gráfica. Pronto para aprender sobre este tempo verbal? ¡Échale ganas!
Leia também: Infinitivo, gerúndio e particípio em Espanhol
Resumo sobre presente de indicativo en español
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É usado para expressar ações habituais e atuais, verdades ou valores universais, ações futuras de realização incerta e fatos históricos.
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Sua conjugação apresenta verbos regulares e irregulares.
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As irregularidades incluem: acréscimo de vogais ou consoantes à raiz, mudança de vogais ou consoantes na raiz e alteração de sílaba tônica.
Verbos regulares no presente do indicativo
Os verbos regulares são aqueles que não sofrem modificação na raiz. Observe no quadro a seguir as terminações de cada grupo de conjugação — terminados em -ar, -er e -ir.
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Persona |
Hablar |
Leer |
Vivir |
singular |
yo |
Habl-o |
le-o |
viv-o |
tú |
habl-as |
le-es |
viv-es |
|
vos |
habl-ás |
le-és |
viv-ís |
|
él/ella/usted |
habl-a |
le-e |
viv-e |
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plural |
nosotros(as) |
habl-amos |
le-emos |
viv-imos |
vosotros(as) |
habl-áis |
le-éis |
viv-ís |
|
ellos/ellas/ustedes |
habl-an |
le-en |
viv-imos |
¡OJO! Os pronomes tú e vos são ambos de segunda pessoa do singular e podem ser traduzidos por tu ou você. Vos é de uso comum na América Latina, mas costuma predominar/ser de uso mais conhecido na Argentina, Uruguai, Paraguai, Chile, Colômbia e Venezuela.
Alguns exemplos de frases com verbos regulares no presente do indicativo:
Andrés habla mucho.
(Andrés fala demais.)
Siempre leo el periódico.
(Sempre leio o jornal.)
Vos vivís en Bogotá, ¿verdad?
(Você mora em Bogotá, não é?)
Verbos irregulares no presente do indicativo
Os verbos no presente do indicativo podem apresentar uma irregularidade própria, sofrer acréscimo ou mudança de vogais ou consoantes em sua raiz. Tais mudanças podem afetar a sílaba tônica e, consequentemente, a acentuação. Essas irregularidades não afetam as terminações dos verbos, exceto as dos verbos da primeira lista, os que têm irregularidade própria. Vamos observar cada caso à parte.
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Verbos con irregularidad propia
Esses verbos apresentam irregularidade apenas na primeira pessoa do singular ou em toda sua estrutura. Veja o quadro:
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Persona |
Estar |
Dar |
Ser |
Ir |
haber |
singular |
yo |
estoy |
Doy |
Soy |
Voy |
he |
tú |
estás |
das |
eres |
vas |
has |
|
vos |
estás |
das |
sos |
vas |
has |
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él/ella/usted |
está |
da |
es |
va |
ha |
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plural |
nosotros(as) |
estamos |
damos |
somos |
vamos |
hemos |
vosotros(as) |
estáis |
dais |
sois |
vais |
habéis |
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ellos/ellas/ustedes |
están |
dan |
son |
van |
han |
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Verbos irregulares con alternancia vocálica
São aqueles que apresentam uma irregularidade específica em uma das pessoas de sua conjugação ou mudança de vogal na raiz da sílaba a qual pertence a vogal tônica. Essa mudança acontece nas primeira, segunda (tú) e terceira pessoas do singular e na terceira pessoa do plural.
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Cambio vocálico e>ie
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Persona |
Empezar (começar) |
Querer |
Sentir |
Despertarse (acordar) |
singular |
Yo |
Empiezo |
quiero |
siento |
Me despierto |
tú |
empiezas |
quieres |
sientes |
Te despiertas |
|
vos |
empezás |
querés |
sentís |
Te despertás |
|
él/ella/usted |
empieza |
quiere |
siente |
Se despierta |
|
plural |
nosotros(as) |
empezamos |
queremos |
sentimos |
Nos despertamos |
vosotros(as) |
empezáis |
queréis |
sentís |
Os despertáis |
|
ellos/ellas/ustedes |
empiezan |
quieren |
sienten |
Se despiertan |
Outros exemplos: acertar, discernir, comenzar, adquirir, encomendar, manifestar, ensangrentar, recomendar, cegar, encerrar, negar, pensar, repensar, cerrar (fechar), atender, defender, perder, entender, divertir, mentir, sugerir, herir (ferir).
¡OJO! Os pronomes dos verbos pronominais (despertarse) devem sempre ser colocados antes dos verbos conjugados. Sua ausência pode causar mudança de significado.
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Cambio vocálico o>ue
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Persona |
Almorzar (almoçar) |
Poder |
Dormir |
singular |
Yo |
almuerzo |
puedo |
duermo |
tú |
almuerzas |
puedes |
duermes |
|
vos |
almorzás |
podés |
dormís |
|
él/ella/usted |
almuerza |
puede |
duerme |
|
plural |
nosotros(as) |
almorzamos |
podemos |
dormimos |
vosotros(as) |
almorzáis |
podéis |
dormís |
|
ellos/ellas/ustedes |
almuerzan |
pueden |
duermen |
Outros exemplos: mover, contar, morir, acordar (entrar em acordo), volar (voar), aprobar, avergonzar, colgar (pendurar), comprobar, contar, costar, encontrar, forzar, jugar (brincar, jogar), mostrar, poblar (povoar), sonar (soar), soñar, demostrar, aprobar, desaprobar, esforzarse, resolver, revolver (mexer, virar), conmover, doler, llover, volver (voltar), promover.
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Cambio vocálico e>i
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Persona |
Pedir |
Reír |
Vestirse |
singular |
Yo |
Pido |
Río |
Me visto |
tú |
pides |
ríes |
Te vistes |
|
vos |
pedís |
reís |
Te vestís |
|
él/ella/usted |
pide |
ríe |
Se viste |
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plural |
nosotros(as) |
pedimos |
reímos |
Nos vestimos |
vosotros(as) |
pedís |
reís |
Os vestís |
|
ellos/ellas/ustedes |
piden |
ríen |
Se visten |
Outros exemplos: medir, recibir, servir, sonreír, freír (fritar), conseguir, repetir, rendir.
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Verbos irregulares con cambio consonántico
Esses verbos têm irregularidade própria ou apresentam alguma mudança consonantal na raiz. Essa mudança pode acontecer nas primeira, segunda (tú) e terceira pessoas do singular e na terceira pessoa do plural (oír, contribuir, oler).
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Persona |
Oír |
Contribuir |
Oler |
singular |
Yo |
Oigo |
contribuyo |
huelo |
tú |
oyes |
contribuyes |
hueles |
|
vos |
Oís |
contribuís |
olés |
|
él/ella/usted |
oye |
contribuye |
huele |
|
plural |
nosotros(as) |
oímos |
contribuimos |
olemos |
vosotros(as) |
oís |
contribuís |
oléis |
|
ellos/ellas/ustedes |
oyen |
contribuyen |
huelen |
Em alguns casos, a irregularidade só afeta a primeira pessoa do singular. Trata-se do fenômeno linguístico chamado epéntesis (epêntese), que consiste no acréscimo de fonemas (sons) no interior das palavras. No presente do indicativo em espanhol, há três ocorrências:
a) Verbos terminados em -ecer e -ducir e outros que terminam em -cer: acréscimo de -z- à raiz da primeira pessoa do singular.
merecer — merezco
conocer — conozco
agradecer — agradezco
nacer — nazco
crecer — crezco
conducir — conduzco
producir — produzco
introducir — introduzco
Exceções: mecer (mezo) e remecer (remezo).
b) Acréscimo de -g- ou -ig- na primeira pessoa do singular (yo):
caer — caigo
hacer — hago
valer — valgo
salir — salgo
poner — pongo
venir — vengo
tener — tengo
Funcionam como caer, também: traer, atraer, distraer, substraer.
c) Verbos terminados em -uir: substitui-se a vogal -i- por -y-. Essa irregularidade só não afeta a segunda pessoa do singular (vos), nosotros/-as e vosotros/-as. Um exemplo é o verbo contribuir, conjugado anteriormente. Outros exemplos: construir, instituir, atribuir, reconstituir, sustituir.
d) Outras irregularidades que afetam somente a primeira pessoa do singular: as demais pessoas seguem o padrão regular de conjugação.
caber — quepo
saber — sé
Leia também: Los verbos — particularidades sobre os verbos em espanhol
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Verbos con cambio en la acentuación gráfica
Segundo as regras de acentuação em espanhol, os hiatos (encontro de uma vogal forte — -a, -o, -u — com uma vogal fraca — -i, -u — ou vice-versa, em sílabas separadas) não são acentuados. No entanto, há uma exceção: a vogal fraca (-i ou -u) deve ser acentuada se o acento tônico recai sobre ela. Alguns exemplos são os verbos reír, sonreír, freír, actuar, evaluar e criar. Vejamos a conjugação de alguns deles:
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Persona |
Actuar |
Evaluar |
Criar |
singular |
Yo |
actúo |
Evalúo |
crío |
tú |
actúas |
evalúas |
crías |
|
vos |
actuás |
evaluás |
criás |
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él/ella/usted |
actúa |
evalúa |
cría |
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plural |
nosotros(as) |
actuamos |
evaluamos |
criamos |
vosotros(as) |
actuáis |
evaluáis |
criáis |
|
ellos/ellas/ustedes |
actúan |
evalúan |
crían |
Usos do presente do indicativo
a) Expressar verdades ou valores universais: o presente do indicativo terá essa função quando usado com verbos de opinión (creer, pensar, opinar, parecer) e com expressões que indicam verdade ou valores universais (estar claro que, estar seguro que, es evidente que…) em sua forma afirmativa:
Creo que mamá llega tarde hoy.
(Acho que hoje a mamãe chega tarde.)
Está claro que aun es necesario usar tapabocas al salir a la calle.
(É claro que ainda é necessário usar máscara ao sair na rua.)
Quando a frase está na forma negativa, usa-se o presente do subjuntivo:
No creo que mamá llegue tarde hoy.
(Não acho que a mamãe chegue tarde hoje.)
b) Presente histórico: esse uso do presente do indicativo enfatiza fatos do passado.
El 20 de noviembre de 1910 tiene inicio la Revolución Mexicana.
(Em 20 de novembro de 1910 tem início a Revolução Mexicana.)
c) Ações com de realização incerta no futuro: emprega-se a conjunção condicional si (se):
Si tengo tiempo, termino de leer el libro.
(Se eu tiver tempo, termino de ler o livro.)
d) Com valor de imperativo afirmativo:
Si terminas el libro, me lo devuelves.
(Se terminar o livro, me devolve.)
Leia também: Pronombres personales — os pronomes pessoais em espanhol
Exercícios resolvidos sobre presente do indicativo em espanhol
(UFMG 2010)
Texto para as questões 1 e 2
Ahora, lo peor es la epidemia del pánico
“Ahora, peor que la gripe porcina es la epidemia del pánico que se está instalando en el país”, apuntó ayer Juan Carr, fundador de la Red Solidaria, que fue convocado oficialmente por el Gobierno para trabajar en la prevención de la enfermedad.
Así calificó Carr las reacciones de los directivos de algunas escuelas de la Capital y de la provincia de Buenos Aires que decidieron que los alumnos y docentes (o sus familiares) que hubieran viajado a zonas endémicas o que padecieran síndromes febriles deben presentar un certificado médico que acredite que no tienen la enfermedad para volver a clases.
Según Carr, se trata de una reacción discriminatoria. “Para un adolescente o un chico es terrible que sus amigos no quieran verlo o hablarle por temor al contagio. Es absurdo y está basado en la ignorancia”, dijo Carr a La Nación.
La lista de reacciones discriminatorias continúa con ejemplos como el de Mendoza, en la que un grupo de vecinos atacó con piedras el ómnibus que llegaba desde Chile, en cuyo interior viajaba un hombre que tenía fiebre, pero no gripe porcina. “Tenemos redes en Nueva York, Europa, México, entre otros lugares, y venimos observando el comportamiento de la comunidad frente a la pandemia. De los 48 países en los que apareció el virus, la peor reacción fue la de Mendoza. Es el manual de lo que no hay que hacer”, dijo.
“Hoy, lo más riesgoso no es el virus: es el pánico. El miedo es muy vendedor, nos vende barbijos y nos hace consumir ciertos productos. Son lógicas las razones del miedo: este es un virus que la humanidad no conoce y teme. Lo tremendo es que cualquiera que tenga fiebre sea discriminado”, dijo.
Carr aseveró que el miedo se combate con información científica. “Si esto continúa así, va a hacer más daño la discriminación que el virus en sí mismo”, afirmó.
La Nación. Disponible en: <http://www.lanacion.com.ar/nota.asp?nota_id=1132640>. Acceso en: 27 mayo 2009. (Adaptado)
Questão 1
A partir de la lectura del título y del texto, es CORRECTO afirmar que
A) el arma para combatir la enfermedad es la información científica.
B) el miedo no se justifica pues ya se conocen las consecuencias del virus.
C) el miedo puede ser convertido en algo más grave que la enfermedad en sí.
D) el virus solo puede ser inoculado si no hay prejuicios por parte de la población.
Solução
O fundador da Red Solidaria afirma no quinto parágrafo que “Hoy, lo más riesgoso no es el virus: es el pánico.” Essa afirmação se confirma por meio da citação do ocorrido na cidade de Mendoza, Argentina, onde a população, por medo, agrediu fisicamente o passageiro de um ônibus. Tais afirmativas nos levam a concluir que a alternativa correta é a letra C.
Questão 2
“Si esto continúa así, va a hacer más daño la discriminación que el virus en sí mismo […]”. En este fragmento del texto, se expresa una idea de
A) concesión y consecuencia.
B) condición y consecuencia.
C) condición y oposición.
D) probabilidad y explicación.
Solução
O uso do presente do indicativo com a preposição si expressa uma condição de realização incerta no futuro. A primeira oração do período extraído do texto — si esto continúa así — expressa, pois, condição. A segunda oração destaca uma consequência da continuidade do pânico por parte da população. Desta forma, a alternativa correta é a letra B.