Você está aqui
  1. Mundo Educação
  2. Filosofia
  3. A decadência da moralidade

A decadência da moralidade

Entende-se por moralidade o conjunto de normas e princípios de conduta. Na atualidade, a moral é o princípio de conduta que decai com o passar dos dias. Quem é que nunca se deparou com alguém ou até consigo mesmo menosprezando valores passados pela família ou pela religião para fazer o que lhe bem aprouver?

A sociedade tem se mostrado cada vez mais desprendida de condutas morais que em anos atrás se fazia valer. Segundo Lázaro Curvêlo Chaves (bacharel e licenciado em ciências sociais pela UFF), nas décadas de 50 a 70 não havia a modernidade de hoje, mas em contrapartida as pessoas viviam com mais segurança e com mais dignidade, já que os salários eram compatíveis com a realidade social (apesar de existir a pobreza, era em menor número em comparação aos dias atuais).

Os meios de comunicação que antigamente eram utilizados com a finalidade de realmente fazer a comunicação de assuntos importantes entre pessoas hoje são utilizados como meios de alienação. Hoje, os meios de comunicação são utilizados para derrubar toda e qualquer moralidade partindo da defesa do individualismo e do direito de fazer o que tiver vontade.

A decadência da moralidade está estampada nas fraudes políticas, nas leis que defendem o individualismo, nas pessoas que não se preocupam com o próximo, nas propagandas que estimulam a sexualidade e ainda na sociedade que se deixa influenciar. O desvirtuamento dos valores morais traz conseqüências graves às pessoas, pois estimula adolescentes a iniciarem a vida sexual de forma precoce, estimula as pessoas a se desligarem do coletivismo e o preconceito contra os menos favorecidos.

É necessário que a sociedade acorde para a real situação e revolucione o comportamento da nação e isso com responsabilidade e consciência. Existem valores éticos que são fundamentais para que a sociedade viva em harmonia.
A violência excessiva é resultante da decadência da moralidade.
A violência excessiva é resultante da decadência da moralidade.
Publicado por: Gabriela Cabral
Assista às nossas videoaulas
Assuntos relacionados
As normas jurídicas, ao contrário das normas morais, têm o sentido de uma obrigação externa fundada nas leis
Moralidade
Nós usamos a palavra “moralidade” o tempo todo, mas você sabe quais são seus principais aspectos? Clique e aprenda.
O senso comum suscita o equilíbrio entre os elementos racionais e irracionais (ou emocionais), presentes em todos os seres humanos
Senso comum
Entenda a importância do senso comum e das críticas que a ele foram desferidas na época moderna.
Existencialismo
Aprenda o que é o existencialismo e quais são suas características. Conheça os principais pensadores dessa corrente filosófica e sua aplicação em outras áreas.
A partir do final do século VII a.C., os homens e as mulheres não se satisfazem mais com uma explicação mítica da realidade. Surge então a Filosofia
Origem da Filosofia
Veja uma lista de 10 coisas fundamentais para saber sobre a origem da Filosofia.
O xamã normalmente é visto como alguém fora da realidade que vivemos.
Xamanismo
Xamanismo, o que é xamanismo, o que pensam os xamanistas, os xamãs, como se tornar um xamã, a preparação daquele que será xamã, elementos sagrados no xamanismo, tipos de xamanismo.
Afresco Escola de Aristóteles, de Gustav Spangenberg, retrata os discípulos do Liceu, escola de Filosofia fundada pelo escritor da Metafísica.
Metafísica de Aristóteles
Clique aqui para entender o que é e compõe a Metafísica, de Aristóteles. Aprenda sobre partes da obra e o conceito em si de Metafísica.
Tales de Mileto
Acesse este link para saber quem foi Tales, quais foram suas contribuições para a filosofia, suas obras e sua biografia.
Filosofia da ciência
Clique aqui e aprenda o que é filosofia da ciência e quais as implicações desse campo de estudos da filosofia nas bases e nos fundamentos das diversas ciências.
Lógica
Clique aqui para saber o que é lógica e a que ela aplica-se. Saiba também quem a criou e qual a sua influência no conhecimento humano.