Você está aqui
  1. Mundo Educação
  2. Filosofia
  3. Xamanismo

Xamanismo

O xamanismo é uma crença espiritual/religiosa que busca a força interior e o reencontro dessa com os ensinamentos da natureza. Para os adeptos do xamanismo, a cura para todos os males está dentro de cada ser e por isso ninguém pode curar ninguém e sim a pessoa cura a si mesma.

O sacerdote dessa crença, ou seja, a pessoa responsável pela manifestação de poderes sobrenaturais da natureza é o xamã. Para ser um sacerdote não há distinção de sexo, há somente a consideração de uma doença física ou mental (perturbações, sacrifícios corporais, jejuns, recolhimento) e ainda hereditariedade (passando de pai para filho o título de xamã, mas para isso deve haver preparação assim como os demais) que para tais é visto como vocação e/ou chamado para tal finalidade.

Há uma longa preparação para aquele que possui o sinal para se tornar xamã para que conheça profundamente as plantas medicinais e a natureza em sua totalidade, pois ninguém pode se autopromover xamã. Consideram os planetas, as pedras, a terra, o céu e os animais como partes conectadas e sagradas e por isso utilizam ervas, direções sagradas, rituais, cristais, argila, fogo, cirurgias espirituais e técnicas de purificação.

O xamanismo pode ser tradicional, se levar em consideração os ensinamentos antigos e aplicá-los em seus rituais; e pode ser neo-xamanismo, quando utiliza adaptações urbanas em suas práticas terapêuticas. Existem regiões que unem o xamanismo tradicional e o neo-xamanismo como a junção de diversos conhecimentos.
O xamã normalmente é visto como alguém fora da realidade que vivemos.
O xamã normalmente é visto como alguém fora da realidade que vivemos.
Publicado por: Gabriela Cabral
Assuntos relacionados
Ética e a dúvida sobre a liberdade humana: somos livres para decidir ou determinados por fatores externos?
Ética
Você sabe o que diferencia moral e ética? Descubra o que disseram filósofos como Sartre e Marx.
As normas jurídicas, ao contrário das normas morais, têm o sentido de uma obrigação externa fundada nas leis
Moralidade
Nós usamos a palavra “moralidade” o tempo todo, mas você sabe quais são seus principais aspectos? Clique e aprenda.
A violência excessiva é resultante da decadência da moralidade.
A decadência da moralidade
A decadência da moralidade, o que é moralidade, o desprendimento das condutas morais, a participação dos meios de comunicação na decadência da moralidade, onde a decadência está estampada, o dever da sociedade em revolucionar.
Francis Bacon -  A figura mais importante para a Filosofia da Ciência
Filosofia da ciência
Filosofia da ciência é a área da filosofia que pergunta sobre a ciência. As ciências naturais, formais, sociais e aplicadas já foram objetos de estudos filosóficos.
Filosofia política
Aprenda o que é filosofia política. Conheça a história dessa vertente da filosofia, saiba quais são seus principais representantes e teorias.
Aristóteles, à esquerda, conversando com seu pupilo, Alexandre, imperador da Macedônia.
Aristóteles
Clique aqui e aprenda um pouco sobre Aristóteles, o grande filósofo grego que iniciou o Período Sistemático da Filosofia.