Whatsapp icon Whatsapp

Cinismo

O cinismo ficou conhecido como uma filosofia não sistemática baseada na libertação das convenções sociais. Um dos seus grandes representantes foi Diógenes de Sínope.
Para Diógenes, o ser humano necessitaria apenas do básico para ter uma vida feliz
Para Diógenes, o ser humano necessitaria apenas do básico para ter uma vida feliz

Origem do cinismo

Atribui-se a Antístenes de Atenas a criação do cinismo no período helenístico da Grécia Antiga. O filósofo aprendeu retórica com o sofista Górgias e foi discípulo de Sócrates. Após a morte do mestre, Antístenes fundou o cinismo como uma doutrina e um modo de vida, e não um sistema filosófico. Antístenes era filho de pai ateniense com uma escrava, o que não garantia a ele cidadania plena e impediu-o, por exemplo, de adquirir bens imóveis.

Diógenes de Sínope

Apesar de Antístenes ser o primeiro dos cínicos, não foi o mais importante e nem o mais conhecido, já que foi o filósofo Diógenes de Sínope quem levou ao extremo o modo de vida cínico e, por isso, ficou mais conhecido pela posteridade.

Diógenes pregou um modo de vida simples e viveu como tal. Em Atenas, esse pensador viveu por muitos anos como mendigo, pois defendia que o ser humano não deveria procurar mais que o necessário (alimento, água e o mínimo abrigo do Sol e do relento) para viver bem.

Para esse filósofo cínico, o ser humano não precisava procurar conhecimentos como os de Matemática, Física, Astronomia e nem da Metafísica, tampouco necessitaria de dinheiro, roupas e alimento em abundância. Em seus anos de mendicância, Diógenes abrigava-se em um barril. Sobre sua vida, contam-se muitas anedotas, sendo difícil determinar o que realmente aconteceu e o que foi inventado pelo imaginário popular, mas isso não deixa a história desse homem menos interessante. Conheça a seguir algumas dessas histórias:

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)
  • Diógenes sempre carregava consigo uma cuia para tomar água e outra para comer. Um dia, ao avistar um menino tomando água na fonte com as mãos, percebeu que não precisaria mais da cuia que o servia de copo e jogou-a fora;

  • Certa vez, o Imperador Alexandre, o Grande, ao saber do filósofo, interessou-se por suas ideias e procurou-o. Colocando-se frente ao pensador, que descansava sob a luz solar, o Imperador anunciou-se e perguntou o que poderia fazer por aquele nobre homem. Diógenes, sem cerimônia alguma, respondeu apenas que não o tirasse o único bem valioso que uma pessoa poderia ter: um sereno repouso ao Sol;

  • Um dia, Platão mencionou em uma conversa que o homem era como um galo depenado. No dia seguinte, Diógenes conseguiu um galo, tirou-lhe todas as penas e jogou o animal próximo a Platão dizendo-lhe: “Eis aqui o seu homem.”

A anedota do galo resume o modo de proceder cínico: um humor ácido e sarcástico que desestabiliza o debatedor. Os cínicos também tinham aversão a qualquer tipo de convenção social, desde a ciência e política até o comportamento em sociedade, que era tolhido pelas normas de etiqueta, pois elas seriam formas de tirar a liberdade humana. Em razão disso, os cínicos foram chamados de cães por serem despudorados (quem não tem pudor / desavergonhado) e viverem de acordo com a sua natureza.

Publicado por Francisco Porfírio
Assista às nossas videoaulas

Artigos Relacionados

Alexandre Magno
Saiba quem foi Alexandre Magno e que importância tem sua figura para a história do mundo antigo.
Esparta e Atenas
Conheça aqui as principais características e diferenças entre Esparta e Atenas.
Filosofia Grega
Já se perguntou o motivo pelo qual nós sempre pensamos em Grécia quando falamos de Filosofia? Clique e descubra!
Período Helenístico
Período Helenístico, Alexandre Magno, culturas gregas, Filipe II, Demóstenes, Filípicas, Potidêia, Antifípolis, Pidna, Batalha de Queronéia, Helenismo, Império Macedônico, Alexandria, Antioquia, Pérgamo, Antígono, Ptolomeu e Seleuco.
Período Helenístico
O último período da história da antiga civilização grega.
Sofistas
Os sofistas: Conheça o que pensava Protágoras sobre a verdade e os deuses.
video icon
Escrito"Matemática do Zero| Probabilidade" em fundo azul.
Matemática do Zero
Matemática do Zero| Probabilidade
Nessa aula veremos o que probabilidade é o estudo das chances de obtenção de cada resultado de um experimento aleatório. A essas chances são atribuídos os números reais do intervalo entre 0 e 1. Para isso, inicaremos a aula falando o que é espaço amostral e evento.

Outras matérias

Biologia
Matemática
Geografia
Física
Vídeos
video icon
Pessoa com as pernas na água
Saúde e bem-estar
Leptospirose
Foco de enchentes pode causar a doença. Assista à videoaula e entenda!
video icon
fone de ouvido, bandeira do reino unido e caderno escrito "ingles"
Gramática
Inglês
Que tal conhecer os três verbos mais usados na língua inglesa?
video icon
três dedos levantados
Matemática
Regra de três
Com essa aula você revisará tudo sobre a regra de três simples.