Whatsapp icon Whatsapp

Receptores elétricos

Receptores elétricos são aparelhos que transformam energia elétrica em outra modalidade de energia qualquer, desde que não seja exclusivamente calor.
Nos liquidificadores, a energia elétrica é transformada em energia mecânica, que é capaz de girar as lâminas e cortar os alimentos
Nos liquidificadores, a energia elétrica é transformada em energia mecânica, que é capaz de girar as lâminas e cortar os alimentos

Os receptores elétricos são equipamentos que transformam energia elétrica em qualquer outra modalidade de energia. O receptor não transforma energia elétrica exclusivamente em energia térmica. O calor é sempre uma fração da energia transformada por um receptor.

Em nosso cotidiano, estamos cercados de equipamentos que são classificados como receptores, tais como geladeiras, liquidificadores, aparelhos de som, computadores, impressoras etc.

Equação dos receptores

A energia disponível para o receptor resulta da passagem da corrente elétrica. O trabalho realizado pelos portadores de carga que constituem a corrente elétrica fornece energia para o funcionamento do equipamento. A diferença de potencial elétrico nos terminais do aparelho é menor que a tensão nominal do gerador elétrico. Isso se deve à conversão de energia elétrica em outra modalidade de energia.

A tensão nominal do gerador é a diferença de potencial total (ddp) disponível para o receptor. Todo aparelho receptor apresenta uma resistência própria, denominada de resistência interna, que acaba por diminuir a ddp total. A ddp útil é aquela efetivamente utilizada pelo aparelho na conversão da energia elétrica em outra forma de energia. Assim, podemos escrever que a ddp total é a soma da ddp dissipada pela resistência interna e a ddp útil.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

V = E' + r.i

Os termos dessa equação são:

V = ddp total, oferecida pelo gerador;

E' = ddp útil, efetivamente utilizada pelo aparelho receptor. Essa tensão é denominada de força contraeletromotriz;

r.i = ddp dissipada pela resistência interna.

Curva característica do receptor

Na equação do gerador, a força contraeletromotriz e a resistência interna do receptor são constantes. Com isso, pode-se construir um gráfico da ddp total pela corrente elétrica. Como a equação do receptor é do primeiro grau, o gráfico será:

Publicado por Joab Silas da Silva Júnior

Artigos Relacionados

Se geradores iguais fossem associados em paralelo, manteriam juntos a mesma diferença de potencial U
Associação de geradores elétricos em paralelo
Veja aqui a definição da associação de geradores em paralelo e veja também como ficam dispostos os geradores associados em paralelo.
Circuito elétrico
Você sabe o que são circuitos elétricos? Acesse o texto e confira a definição, conheça os elementos presentes nos circuitos elétricos e também os tipos existentes.
Eletricidade estática
Eletricidade
A eletricidade estuda os fenômenos da carga elétrica. Clique e entenda!
Equação do gerador
Você conhece a equação do gerador? Acesse o texto e aprenda a interpretá-la, conheça cada uma das variáveis dessa equação e confira ainda exercícios resolvidos.
Gerador elétrico
Você sabe o que são geradores elétricos? Confira uma introdução sobre geradores, descubra quais são as fórmulas e confira exercícios resolvidos sobre esse tema.
Representação de geradores químicos comuns: pilha alcalina recarregável e bateria de carro
Pilhas e Baterias
Pilhas e baterias são geradores elétricos. Clique e confira!
Exemplos de gerador, receptor e resistores elétricos
Resistores, geradores e receptores
Saiba qual é a função dos resistores, geradores e receptores nos circuitos elétricos.
video icon
Biologia
Força de tração
Tração, ou tensão, é nome que se dá à força exercida sobre um corpo por meio de cordas, cabos ou fios, por exemplo. A força de tração é particularmente útil quando se deseja que uma força seja transferida para outros corpos distantes ou, ainda, para alterar-se a direção de aplicação de uma força.

Outras matérias

Biologia
Matemática
Geografia
Física
Vídeos
video icon
Videoaula Brasil Escola
Filosofia
Anaxágoras
Assista nossa videoaula para entender mais sobre o pensamento pluralista de Anaxágoras.
video icon
Videoaula Brasil Escola
Guia de Profissões
Publicidade e Propaganda
Que tal conhecer um pouco mais sobre as funções de um publicitário?
video icon
Videoaula Brasil Escola
Inglês
Estrangeirismo
Nessa videoaula você entende sobre o estrangeirismo na música "Samba do Approach."