2. Física
  3. Mecânica
  4. Equação original da Segunda lei de Newton

Equação original da Segunda lei de Newton

A Segunda lei de Newton não foi enunciada com a equação comumente utilizada, mas foi definida em termos de impulso e quantidade de movimento.

Quando o assunto é a Segunda lei de Newton, os livros didáticos geralmente a enunciam da seguinte forma: a força resultante que atua sobre um corpo é fruto do produto da massa do corpo por sua aceleração. Sendo assim, temos a seguinte equação:

FR = m.a

Em sua famosa publicação, Philosophiae Naturalis Principia Mathematica (Princípios matemáticos da filosofia natural), de 1687, Isaac Newton não apresentou o enunciado citado acima, mas o fez da seguinte forma:

A variação de movimento é proporcional à força motriz aplicada; e dá-se na direção da reta segundo a qual a força está aplicada”

Isaac Newton

Repare que, na definição original, a massa e a aceleração não são citadas. O que Newton chama de força motriz entendemos hoje como o produto da força aplicada a um corpo pelo intervalo de tempo de aplicação da força, ou seja, o impulso. Se entendermos variação de movimento como variação da quantidade de movimento, a Segunda Lei de Newton torna-se semelhante ao teorema do impulso. Partindo desse teorema, podemos chegar ao enunciado comumente usado para essa importante lei. Veja:

Do teorema do impulso, temos: I = ΔQ;

Sendo Q = m.v, podemos escrever: I = mv – mv0;

Substituindo o impulso pelo produto da força com intervalo de tempo e colocando a massa em evidência no lado direito da equação, chegaremos em:

FR.Δt = m.(v – v0)

FR = m.Δv
        Δt

Sabendo que a aceleração é fruto da razão entre a variação da velocidade e a variação do tempo, finalmente chegamos ao famoso enunciado da segunda lei de Newton:

FR = m.a

Essa é a fórmula matemática que transcreve a Segunda Lei de Newton
Publicado por: Joab Silas da Silva Júnior
Existem algumas obervações importantes a respeito das três leis de Newton
Cinco coisas que você precisa saber sobre as leis de Newton
Clique aqui e veja quais são as cinco coisas a respeito das leis de Newton que você precisa saber e aumente seus conhecimentos em Física!
Isaac Newton foi um dos maiores cientistas de todos os tempos. É considerado por alguns como o pai da Ciência Moderna
Isaac Newton: o pai da Ciência Moderna
Conheça um pouco da história de Isaac Newton, uma das grandes mentes da Revolução Científica e um dos maiores cientistas de todos os tempos.
Segunda lei de Newton
Conheça mais sobre a 2ª lei de Newton. Confira qual é a fórmula usada por essa lei, conheça os conceitos de força, massa e aceleração e estude com exercícios resolvidos!
Jogadora da Seleção Brasileira
Impulso e Quantidade de Movimento
Impulso e Quantidade de Movimento.
Leis de Newton
Acesse o artigo e confira uma introdução às leis de Newton, entenda os conceitos de força e aceleração, descubra aplicações, e confira exercícios resolvidos.