Whatsapp icon Whatsapp

Equação original da Segunda lei de Newton

A Segunda lei de Newton não foi enunciada com a equação comumente utilizada, mas foi definida em termos de impulso e quantidade de movimento.
Essa é a fórmula matemática que transcreve a Segunda Lei de Newton
Essa é a fórmula matemática que transcreve a Segunda Lei de Newton

Quando o assunto é a Segunda lei de Newton, os livros didáticos geralmente a enunciam da seguinte forma: a força resultante que atua sobre um corpo é fruto do produto da massa do corpo por sua aceleração. Sendo assim, temos a seguinte equação:

FR = m.a

Em sua famosa publicação, Philosophiae Naturalis Principia Mathematica (Princípios matemáticos da filosofia natural), de 1687, Isaac Newton não apresentou o enunciado citado acima, mas o fez da seguinte forma:


 

A variação de movimento é proporcional à força motriz aplicada; e dá-se na direção da reta segundo a qual a força está aplicada”

Isaac Newton

Repare que, na definição original, a massa e a aceleração não são citadas. O que Newton chama de força motriz entendemos hoje como o produto da força aplicada a um corpo pelo intervalo de tempo de aplicação da força, ou seja, o impulso. Se entendermos variação de movimento como variação da quantidade de movimento, a Segunda Lei de Newton torna-se semelhante ao teorema do impulso. Partindo desse teorema, podemos chegar ao enunciado comumente usado para essa importante lei. Veja:

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Do teorema do impulso, temos: I = ΔQ;

Sendo Q = m.v, podemos escrever: I = mv – mv0;

Substituindo o impulso pelo produto da força com intervalo de tempo e colocando a massa em evidência no lado direito da equação, chegaremos em:

FR.Δt = m.(v – v0)

FR = m.Δv
        Δt

Sabendo que a aceleração é fruto da razão entre a variação da velocidade e a variação do tempo, finalmente chegamos ao famoso enunciado da segunda lei de Newton:

FR = m.a

Publicado por Joab Silas da Silva Júnior
Assista às nossas videoaulas

Artigos Relacionados

Existem algumas obervações importantes a respeito das três leis de Newton
Cinco coisas que você precisa saber sobre as leis de Newton
Clique aqui e veja quais são as cinco coisas a respeito das leis de Newton que você precisa saber e aumente seus conhecimentos em Física!
Jogadora da Seleção Brasileira
Impulso e Quantidade de Movimento
Impulso e Quantidade de Movimento.
Isaac Newton
Clique e conheça detalhes da vida de Isaac Newton, um dos grandes cientistas da humanidade. Veja quais foram as contribuições que ele deixou como legado.
Leis de Newton
Acesse o artigo e confira uma introdução às leis de Newton, entenda os conceitos de força e aceleração, descubra aplicações, e confira exercícios resolvidos.
Segunda lei de Newton
Conheça mais sobre a 2ª lei de Newton. Confira qual é a fórmula usada por essa lei, conheça os conceitos de força, massa e aceleração e estude com exercícios resolvidos!
video icon
Geografia
Deslizamentos de terras no Brasil
Assista à videoaula e entenda o que é um deslizamento de terra. Conheça as principais causas dos deslizamentos, quais são seus efeitos, bem como as medidas que podem ser tomadas para evitar que suas consequências sejam tão danosas.

Outras matérias

Biologia
Matemática
Geografia
Física
Vídeos
video icon
Sigmund Freud
Filosofia
Sigmund Freud
Nessa videoaula você conhecerá mais sobre a vida e estudos do "pai" da psicanálise.
video icon
Thumb Brasil Escola
Literatura
Realismo fantástico
Trazemos uma análise sobre realismo fantástico. Assista já!
video icon
Thumb Brasil Escola
Química
Funções orgânicas
Tire um tempo para entender melhor o que são as amidas.