Você está aqui
  1. Mundo Educação
  2. Física
  3. Mecânica
  4. Teorema do impulso

Teorema do impulso

O teorema do impulso mostra que uma força aplicada durante um certo intervalo de tempo sobre um corpo pode gerar variação de quantidade de movimento.

O chamado teorema do impulso mostra que o impulso de uma força resultante exercido sobre um objeto qualquer durante um certo intervalo de tempo é exatamente igual à variação da quantidade de movimento desse objeto. Sendo assim, temos:

I = ΔQ

Para entendermos essa relação entre impulso e quantidade de movimento, podemos partir do nosso cotidiano. A experiência diária mostra-nos que, quanto maior for o intervalo de tempo da aplicação de uma força sobre um objeto, maior será o efeito produzido em relação à velocidade do corpo. O impulso (I) é a grandeza vetorial que relaciona a força resultante (FR) e o intervalo de tempo (Δt) de sua aplicação, sendo definido matematicamente como o produto dessas duas grandezas.

I = FR. Δt

É possível estabelecer uma relação entre o impulso e a quantidade de movimento de um corpo para provar que o produto da força resultante pelo tempo de atuação da força sobre um corpo qualquer gera variações na quantidade de movimento. Para isso, utilizaremos a Segunda Lei de Newton, na qual a força resultante é dada pelo produto da massa do corpo por sua aceleração.

FR = m.a

Sabendo que a aceleração é fruto da razão entre a variação da velocidade e a variação do tempo, podemos reescrever a Segunda Lei de Newton como:

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

FR = m. Δv
             Δt
FR . Δt = m . Δv

FR . Δt = m . ( v – v0)
FR . Δt = mv – mv0

Como a quantidade de movimento (Q) é definida pelo produto da massa do corpo por sua velocidade, temos:

FR . Δt = QFINAL – QINICIAL
FR . Δt = ΔQ

Sabendo que o produto FR . Δt é o impulso, temos, portanto, que I = ΔQ.

O atleta, ao rebater a bola de tênis com a raquete, dá-lhe um impulso
O atleta, ao rebater a bola de tênis com a raquete, dá-lhe um impulso

Exemplos da aplicação do Impulso

Existem inúmeras situações em que a aplicação de um impulso pode ser observada. Podemos citar o impulso adquirido pelo nadador por meio do salto sobre um trampolim; o impulso oferecido a uma bola de futebol no momento em que ela é chutada; o sistema de catapultas que impulsiona os aviões supersônicos no convés dos navios porta-aviões; a velocidade inicial adquirida pelos atletas do bobsleigh (esporte retratado na imagem que abre o texto), que depende do impulso dado no momento da corrida, e assim por diante.

*Créditos da imagem:  Iurii Osadchi / Shutterstock.com

No bobsleigh, a velocidade inicial adquirida pela equipe depende da intensidade da força aplicada pelos atletas *
No bobsleigh, a velocidade inicial adquirida pela equipe depende da intensidade da força aplicada pelos atletas *
Publicado por: Joab Silas da Silva Júnior
Artigo relacionado
Teste agora seus conhecimentos com os exercícios deste texto
Assista às nossas videoaulas
Lista de Exercícios

Questão 1

Um objeto desloca-se com momento linear igual a 50 kg.m/s, mas choca-se com uma parede e gasta 0,02 s para parar. Por meio do teorema do impulso, determine o valor da força necessária para parar esse objeto.

a) 1000 N

b) 1500 N

c) 2000 N

d) 2500 N

e) 3000 N

Questão 2

Um carro de massa igual a 1200 Kg desloca-se com velocidade igual a 36 km/h. Quando o motorista acelera o veículo, passa a se movimentar com velocidade igual a 54 Km/h. Se o tempo gasto para mudança de velocidade foi de 2 s, determine a força resultante que agiu sobre o veículo.

a) 6000 N

b) 5000 N

c) 4000 N

d) 3000 N

e) 2000 N

Mais Questões
Assuntos relacionados
Para um sistema qualquer, a quantidade de movimento sempre será conservada
Conservação da quantidade de movimento
Clique aqui e saiba mais sobre a conservação da quantidade de movimento, grandeza determinada pelo produto da massa pela velocidade de um corpo.
Os carros que participam de uma colisão podem ser considerados um sistema, no qual atuam forças internas e externas
Forças internas e externas
Você sabe o que são forças internas e forças externas? Clique aqui e fique por dentro desse assunto importante para o estudo da Dinâmica.
Quantidade de movimento
Acesse e descubra o que é, qual a fórmula e como calcular uma importante grandeza física da Dinâmica: a quantidade de movimento.
Jogadora da Seleção Brasileira
Impulso e Quantidade de Movimento
Impulso e Quantidade de Movimento.
Chute x Impulso
Chute nada mais é que impulso