Estação Espacial Internacional
A Estação Espacial Internacional, conhecida como ISS (International Space Station), é a maior estrutura já montada no espaço pelo homem. Produto do esforço de 15 países, a ISS é um moderno laboratório para observação da Terra e realização de experimentos em ambiente de baixa gravidade.
A montagem da ISS iniciou-se em 1998 e foi oficialmente terminada em 8 de junho de 2011. Com um custo de aproximadamente 150 bilhões de dólares, a ISS foi montada pedaço por pedaço, e a maioria dos módulos que a constituem foi fornecida pelos Estados Unidos e pela Rússia.
A Estação Espacial Internacional é monitorada pela NASA, agência espacial estadunidense, e pelas agências espaciais da Rússia, Japão, União Europeia e Canadá.
Números da ISS
A ISS possui 109 metros de largura, 73 metros de comprimento, 20 metros de altura e uma massa de 450 mil quilos. A plataforma está orbitando a uma altura aproximada de 400 km da superfície terrestre, com uma velocidade de aproximadamente 28.000 km/h, o que lhe confere um período de translação ao redor da Terra de 90 minutos (1,5 hora).
Quem está na ISS?
No mínimo, três e, no máximo, seis astronautas habitam a ISS permanentemente desde 2000. Em abril de 2017, a americana Peggy Whitson tornou-se a pessoa que passou mais tempo na estação, permanecendo em órbita por mais de 534 dias. Em 2006, o brasileiro Marcos César Pontes esteve na ISS e tornou-se o primeiro astronauta brasileiro, segundo sul-americano e primeiro lusófono a estar na estação.
ISS pode ser vista a olho nu!
A Estação Espacial Internacional pode ser vista a olho nu de qualquer lugar do Brasil! Por meio da plataforma Spot The Station, você pode inserir o nome de sua cidade e ver a data, o horário, o tempo de visibilidade e a posição no céu da ISS.
Clicando aqui, você pode assistir, em tempo real, a imagens da Terra feitas por câmeras acopladas à ISS.