Whatsapp icon Whatsapp

Estação Espacial Internacional

A Estação Espacial Internacional é um moderno laboratório que orbita a Terra a uma velocidade de aproximadamente 28.000 km/h.
A ISS executa um giro ao redor da Terra em 90 minutos
A ISS executa um giro ao redor da Terra em 90 minutos

A Estação Espacial Internacional, conhecida como ISS (International Space Station), é a maior estrutura já montada no espaço pelo homem. Produto do esforço de 15 países, a ISS é um moderno laboratório para observação da Terra e realização de experimentos em ambiente de baixa gravidade.

A montagem da ISS iniciou-se em 1998 e foi oficialmente terminada em 8 de junho de 2011. Com um custo de aproximadamente 150 bilhões de dólares, a ISS foi montada pedaço por pedaço, e a maioria dos módulos que a constituem foi fornecida pelos Estados Unidos e pela Rússia.

A Estação Espacial Internacional é monitorada pela NASA, agência espacial estadunidense, e pelas agências espaciais da Rússia, Japão, União Europeia e Canadá.

Números da ISS

A ISS possui 109 metros de largura, 73 metros de comprimento, 20 metros de altura e uma massa de 450 mil quilos. A plataforma está orbitando a uma altura aproximada de 400 km da superfície terrestre, com uma velocidade de aproximadamente 28.000 km/h, o que lhe confere um período de translação ao redor da Terra de 90 minutos (1,5 hora).

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Quem está na ISS?

No mínimo, três e, no máximo, seis astronautas habitam a ISS permanentemente desde 2000. Em abril de 2017, a americana Peggy Whitson tornou-se a pessoa que passou mais tempo na estação, permanecendo em órbita por mais de 534 dias. Em 2006, o brasileiro Marcos César Pontes esteve na ISS e tornou-se o primeiro astronauta brasileiro, segundo sul-americano e primeiro lusófono a estar na estação.

ISS pode ser vista a olho nu!

A Estação Espacial Internacional pode ser vista a olho nu de qualquer lugar do Brasil! Por meio da plataforma Spot The Station, você pode inserir o nome de sua cidade e ver a data, o horário, o tempo de visibilidade e a posição no céu da ISS.

Clicando aqui, você pode assistir, em tempo real, a imagens da Terra feitas por câmeras acopladas à ISS.

Publicado por Joab Silas da Silva Júnior

Artigos Relacionados

A matéria escura
Saiba o que é a matéria escura e um pouco mais sobre essa misteriosa parte do universo.
Asteroides
Saiba quais são as principais características dos asteroides. Veja detalhes sobre esses corpos celestes que são parte do conjunto de astros do Sistema Solar.
Estrelas cadentes
Clique aqui e descubra o que são as estrelas cadentes que iluminam o céu noturno da Terra!
Missão Kepler
Saiba tudo sobre a Missão Kepler, que tem por objetivo procurar planetas que tenham condições de abrigar vida!
NASA
Clique aqui e saiba mais sobre a NASA, agência espacial estadunidense responsável pelo desenvolvimento de equipamentos de aeronáutica e exploração espacial.
Telescópio Hubble
Clique aqui para saber mais sobre o telescópio espacial Hubble, lançado em 1990 e responsável pela produção de incríveis imagens do universo.
video icon
Texto"Matemática do Zero | Condição de existência de triângulos" em fundo azul.
Matemática do Zero
Matemática do Zero | Condição de existência de triângulos
Nessa aula veremos a condição de existência de um triângulo utilizando um raciocínio lógico e em seguida formalizando esse conhecimento.