Você está aqui
  1. Mundo Educação
  2. Física
  3. Mecânica
  4. Movimentos de translação e rotação

Movimentos de translação e rotação

O movimento de qualquer corpo ou objeto pode ser classificado como de translação, de rotação ou uma combinação desses dois.

No movimento de translação, todos os pontos do objeto percorrem trajetórias paralelas e apresentam a mesma velocidade. Nesse caso, podemos tratar esse objeto como sendo um ponto, ou melhor, como sendo um objeto pontual. Para analisar seu movimento, podemos aplicar as equações do movimento retilíneo uniforme e também as equações do movimento retilíneo uniformemente variado. Um exemplo de movimento de translação é o de um elevador. Ele sobe e desce, mas não tem rotação, portanto, em qualquer instante, todos os pontos do elevador têm a mesma velocidade.

Movimento de translação.
Movimento de translação.

No movimento de rotação, todos os pontos do objeto percorrem trajetórias circulares com a mesma velocidade angular. Normalmente, a descrição do movimento de rotação é feita com as equações do movimento circular uniforme e do movimento circular com aceleração constante. As pás de um ventilador fazem um movimento de rotação: todos os pontos das pás têm a mesma velocidade angular.

Movimento de rotação.
Movimento de rotação.

O movimento da hélice de um avião em voo é combinado. Ela faz um movimento de rotação em torno de seu eixo, além de apresentar um movimento de translação, deslocando-se para frente com a mesma velocidade do aparelho.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

A análise desse movimento pode ser feita considerando-se, separadamente, o movimento do ponto central da hélice, que se desloca para frente junto com o avião; e o movimento de rotação de suas pás, como são vistas pelo piloto. Assim, podemos calcular, para determinado instante, tanto a posição do ponto central da hélice quanto a posição angular de cada uma das pás.

Combinando esses dois resultados, podemos traçar a trajetória de qualquer ponto da hélice, o que resulta em uma trajetória helicoidal para qualquer ponto, menos para o ponto central, que descreve uma trajetória retilínea.

As pás de um ventilador fazem um movimento de rotação
As pás de um ventilador fazem um movimento de rotação
Publicado por: Domiciano Correa Marques da Silva
Assuntos relacionados
As estações do ano representam quatro diferentes períodos ao longo de um ano.
Estações do ano
Estações do ano representam quatro subdivisões dos períodos do ano: verão, outono, inverno e primavera. Cada uma apresenta um padrão climático e características específicas de cada região, ocorrendo de maneira heterogênea nos Hemisférios Sul e Norte. Leia este texto e conheça as particularidades de cada estação do ano.
Solstício e equinócio são fenômenos astronômicos que marcam o início das estações do ano.
Solstício e equinócio
Solstício e equinócio, fenômenos astronômicos que marcam o início das estações do ano, relacionam-se com o movimento aparente do Sol, que interfere na quantidade de radiação solar recebida pela Terra. Saiba as principais características desses fenômenos, quando ocorrem e qual a relação entre eles e as estações do ano.
Lei de Hooke
Você conhece a Lei de Hooke? Clique aqui e aprenda a aplicá-la!
Após acionar o freio, o carro derrapa até parar
Cálculo do trabalho através da energia cinética
Este artigo mostra como realizar de forma simples o cálculo do trabalho a partir da variação da energia cinética.
O satélite está sob o efeito do campo gravitacional gerado pela Terra
Determinando o valor do campo gravitacional
Este artigo apresenta uma maneira simples de determinar o valor do campo gravitacional da Terra ou de um planeta qualquer.
O<i>Hand Spinner</i> pode auxiliar crianças autistas no desenvolvimento da capacidade motora
Física do Hand Spinner
Você sabe qual é a Física envolvida no uso do Hand Spinner? Clique aqui e conheça o brinquedo que promete aliviar os sintomas do stress.
Forças que agem sobre uma pessoa dentro do rotor
Rotor e pêndulo cônico
Analisando a dinâmica das trajetórias curvas do rotor e do pêndulo cônico.
O êmbolo de uma seringa exerce sobre o fluido uma pressão que é transmitida a todos os pontos do líquido
Pressão em um ponto de um líquido
Determinando a pressão exercida em um ponto de um líquido.
Comprimento aproximado em centímetros
Operações fundamentais com algarismos significativos
Veja aqui a maneira correta de efetuar operações de adição, subtração, multiplicação e divisão com algarismos significativos.