Whatsapp icon Whatsapp

Movimentos de translação e rotação

As pás de um ventilador fazem um movimento de rotação
As pás de um ventilador fazem um movimento de rotação

O movimento de qualquer corpo ou objeto pode ser classificado como de translação, de rotação ou uma combinação desses dois.

No movimento de translação, todos os pontos do objeto percorrem trajetórias paralelas e apresentam a mesma velocidade. Nesse caso, podemos tratar esse objeto como sendo um ponto, ou melhor, como sendo um objeto pontual. Para analisar seu movimento, podemos aplicar as equações do movimento retilíneo uniforme e também as equações do movimento retilíneo uniformemente variado. Um exemplo de movimento de translação é o de um elevador. Ele sobe e desce, mas não tem rotação, portanto, em qualquer instante, todos os pontos do elevador têm a mesma velocidade.

Movimento de translação.
Movimento de translação.

No movimento de rotação, todos os pontos do objeto percorrem trajetórias circulares com a mesma velocidade angular. Normalmente, a descrição do movimento de rotação é feita com as equações do movimento circular uniforme e do movimento circular com aceleração constante. As pás de um ventilador fazem um movimento de rotação: todos os pontos das pás têm a mesma velocidade angular.

Movimento de rotação.
Movimento de rotação.

O movimento da hélice de um avião em voo é combinado. Ela faz um movimento de rotação em torno de seu eixo, além de apresentar um movimento de translação, deslocando-se para frente com a mesma velocidade do aparelho.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

A análise desse movimento pode ser feita considerando-se, separadamente, o movimento do ponto central da hélice, que se desloca para frente junto com o avião; e o movimento de rotação de suas pás, como são vistas pelo piloto. Assim, podemos calcular, para determinado instante, tanto a posição do ponto central da hélice quanto a posição angular de cada uma das pás.

Combinando esses dois resultados, podemos traçar a trajetória de qualquer ponto da hélice, o que resulta em uma trajetória helicoidal para qualquer ponto, menos para o ponto central, que descreve uma trajetória retilínea.

Publicado por Domiciano Correa Marques da Silva

Artigos Relacionados

Operações fundamentais com algarismos significativos
Veja aqui a maneira correta de efetuar operações de adição, subtração, multiplicação e divisão com algarismos significativos.
Pressão em um ponto de um líquido
Determinando a pressão exercida em um ponto de um líquido.
Rotor e pêndulo cônico
Analisando a dinâmica das trajetórias curvas do rotor e do pêndulo cônico.
video icon
Professora ao lado do texto"Verbos irregulares".
Português
Verbos irregulares
Sabendo que o estudo de verbos não é uma tarefa fácil, nesta videoaula esclareceremos as formas de flexão dos verbos irregulares, ou seja, aqueles que, ao serem conjugados, apresentam alteração em seu radical ou em sua terminação. Não deixe de assistir!