NASA

A NASA é uma agência espacial norte-americana responsável pelo desenvolvimento de tecnologias aeronáuticas e exploração do espaço.
A NASA é a agência espacial estadunidense para assuntos aeronáuticos e de exploração espacial

A NASA (National Aeronautics and Space Administration – Administração Nacional da Aeronáutica e Espaço) é a agência estadunidense que tem por função o desenvolvimento de tecnologias aeronáuticas e a exploração espacial. Criada em 1958, a NASA substituiu a NACA (National Advisory Committee Aeronautics – Comitê Consultivo Nacional para a Aeronáutica), antiga agência espacial que desenvolvia a função de investigações espaciais.

Contexto histórico de criação da NASA

A NASA surgiu em plena Guerra Fria, no contexto da corrida espacial entre Estados Unidos da América (EUA) e União Soviética (URSS). Em 1957, a URSS lançou o Sputnik 1, primeiro satélite artificial, e o Sputnik 2, em que a cadela Laika foi enviada como o primeiro ser vivo a ir ao espaço. A resposta dos EUA foi a criação da NASA e o desenvolvimento de missões e programas espaciais ambiciosos.

Representação do Sputnik 1

Alguns programas e missões espaciais da NASA

• Programa Mercury

O programa Mercury foi iniciado pela NASA em 1958 e tinha por objetivo lançar um homem ao espaço e descobrir os efeitos gerados pelo espaço sobre o corpo humano. Em maio de 1961, o astronauta Alan Shepard foi para o espaço pilotando a nave Freedom 7.

Cápsula da nave Freedom*

• Programa Apollo

O programa Apollo pretendia levar o homem à lua. Até a Apollo 6, as missões foram não tripuladas e, a partir da missão Apollo 7, iniciaram-se as missões tripuladas. Em julho de 1969, a Apollo 11 pousou em solo lunar. Por meio do programa Apollo 12, pessoas foram levadas à superfície da Lua, e Neil Armstrong foi o primeiro homem a pisar na lua.

Pegadas deixadas por astronautas na Lua

• Estação Skylab

Lançada ao espaço em 1973, a estação para o desenvolvimento de pesquisas espaciais funcionou até o ano de 1979, quando retornou à atmosfera terrestre e foi destruída.

• Estação Espacial Internacional – ISS

A Estação Espacial Internacional é uma instalação internacional de pesquisas espaciais que orbita a Terra e realiza diariamente cerca de 15 voltas ao redor de nosso planeta.

• Programa Voyager

O programa Voyager lançou duas sondas espaciais, Voyager 1 e Voyager 2, com a intenção de explorar planetas como Júpiter, Saturno e Urano. Lançadas em 1975, as sondas carregam CDS de bronze e banhados a ouro que possuem sons, imagens e vídeos da Terra.

• Telescópio espacial Hubble

Lançado em 1990, o telescópio Hubble é um dos maiores telescópios lançados no espaço. Suas imagens fizeram com que ele se tornasse uma ferramenta fundamental para estudos do universo.

• Mars Exploration Rovers

Envio de veículos não tripulados para exploração do planeta Marte. Os veículos Spirit e Opportunity foram lançados no ano de 2010. Dos dois veículos, somente Opportunity continua a enviar informações para a Terra. Um dos resultados mais significativos da exploração do planeta vermelho foi a descoberta da presença de água.

• Missão Kepler

A Missão Kepler teve início em maio de 2014 e tem por objetivo a exploração do universo. A NASA lançou para o espaço a sonda Kepler com a finalidade principal de conhecer planetas semelhantes à Terra.

*Crédito da Imagem: Leonard Zhukovsky / Shutterstock.com