NASA

A NASA é uma agência espacial norte-americana responsável pelo desenvolvimento de tecnologias aeronáuticas e exploração do espaço.

A NASA (National Aeronautics and Space Administration – Administração Nacional da Aeronáutica e Espaço) é a agência estadunidense que tem por função o desenvolvimento de tecnologias aeronáuticas e a exploração espacial. Criada em 1958, a NASA substituiu a NACA (National Advisory Committee Aeronautics – Comitê Consultivo Nacional para a Aeronáutica), antiga agência espacial que desenvolvia a função de investigações espaciais.

Contexto histórico de criação da NASA

A NASA surgiu em plena Guerra Fria, no contexto da corrida espacial entre Estados Unidos da América (EUA) e União Soviética (URSS). Em 1957, a URSS lançou o Sputnik 1, primeiro satélite artificial, e o Sputnik 2, em que a cadela Laika foi enviada como o primeiro ser vivo a ir ao espaço. A resposta dos EUA foi a criação da NASA e o desenvolvimento de missões e programas espaciais ambiciosos.

Representação do Sputnik 1

Alguns programas e missões espaciais da NASA

• Programa Mercury

O programa Mercury foi iniciado pela NASA em 1958 e tinha por objetivo lançar um homem ao espaço e descobrir os efeitos gerados pelo espaço sobre o corpo humano. Em maio de 1961, o astronauta Alan Shepard foi para o espaço pilotando a nave Freedom 7.

Cápsula da nave Freedom*

• Programa Apollo

O programa Apollo pretendia levar o homem à lua. Até a Apollo 6, as missões foram não tripuladas e, a partir da missão Apollo 7, iniciaram-se as missões tripuladas. Em julho de 1969, a Apollo 11 pousou em solo lunar. Por meio do programa Apollo 12, pessoas foram levadas à superfície da Lua, e Neil Armstrong foi o primeiro homem a pisar na lua.

Pegadas deixadas por astronautas na Lua

• Estação Skylab

Lançada ao espaço em 1973, a estação para o desenvolvimento de pesquisas espaciais funcionou até o ano de 1979, quando retornou à atmosfera terrestre e foi destruída.

• Estação Espacial Internacional – ISS

A Estação Espacial Internacional é uma instalação internacional de pesquisas espaciais que orbita a Terra e realiza diariamente cerca de 15 voltas ao redor de nosso planeta.

• Programa Voyager

O programa Voyager lançou duas sondas espaciais, Voyager 1 e Voyager 2, com a intenção de explorar planetas como Júpiter, Saturno e Urano. Lançadas em 1975, as sondas carregam CDS de bronze e banhados a ouro que possuem sons, imagens e vídeos da Terra.

• Telescópio espacial Hubble

Lançado em 1990, o telescópio Hubble é um dos maiores telescópios lançados no espaço. Suas imagens fizeram com que ele se tornasse uma ferramenta fundamental para estudos do universo.

• Mars Exploration Rovers

Envio de veículos não tripulados para exploração do planeta Marte. Os veículos Spirit e Opportunity foram lançados no ano de 2010. Dos dois veículos, somente Opportunity continua a enviar informações para a Terra. Um dos resultados mais significativos da exploração do planeta vermelho foi a descoberta da presença de água.

• Missão Kepler

A Missão Kepler teve início em maio de 2014 e tem por objetivo a exploração do universo. A NASA lançou para o espaço a sonda Kepler com a finalidade principal de conhecer planetas semelhantes à Terra.

*Crédito da Imagem: Leonard Zhukovsky / Shutterstock.com

A NASA é a agência espacial estadunidense para assuntos aeronáuticos e de exploração espacial
Publicado por: Joab Silas da Silva Júnior
O telescópio espacial James Webb substituirá o telescópio Hubble a partir de 2021
Telescópio espacial James Webb
Clique aqui para saber mais sobre o supertelescópio espacial James Webb, cerca de 100 vezes mais potente que o Hubble.
O telescópio Hubble foi responsável pela descoberta de inúmeros corpos celestes
Telescópio Hubble
Clique aqui para saber mais sobre o telescópio espacial Hubble, lançado em 1990 e responsável pela produção de incríveis imagens do universo.
A ISS executa um giro ao redor da Terra em 90 minutos
Estação Espacial Internacional
Conheça a Estação Espacial Internacional, moderno laboratório que orbita a Terra e pode ser observado a olho nu de qualquer lugar do Brasil.
Neil Armstrong durante a Apollo 11, em 1969. (Créditos: Nasa)
Neil Armstrong
Saiba mais sobre a vida de Neil Armstrong, astronauta americano que ficou famoso por ter sido o primeiro homem na história a pisar na superfície da Lua.
Buzz Aldrin explorando a superfície lunar durante a Apollo 11. (Crédito: Nasa)
Apollo 11
Acesse este texto para saber mais sobre a Apollo 11, a expedição que permitiu que o homem pisasse em solo lunar pela primeira vez na história.
O Sputnik 1 foi o primeiro satélite lançado pela humanidade, em 4 de outubro de 1957.*
Sputnik 1
Clique aqui e saiba mais sobre a construção do Sputnik 1. Aprenda sobre o programa espacial que lançou esse satélite e sobre o contexto desse momento!
Telescópio espacila Hubble
Lunetas e Telescópios
Você sabe quem inventou as lunetas e como elas funcionam? Descubra aqui!
Buraco Negro na Grande Nuvem de Magalhães
Buracos Negros
Você sabe como os buracos negros se formam? Confira aqui e descubra!
Fases do Eclipse da Lua
Eclipse Lunar
Você sabia que o eclipse lunar acontece sempre na lua cheia? Clique aqui e entenda como ocorre o eclipse da lua.
Modelo de roupas usado pelos astronautas (à esquerda vemos a parte interna, à direita, o macacão de uso externo)
A roupa dos astronautas
Você sabia que a roupa dos astronautas pesa em média 130 kg? Confira!
O telescópio Pan-starrs fica no topo do vulcão Haleakala, no Havaí
O telescópio
O telescópio é um instrumento que permite estender a capacidade dos olhos humanos em observar objetos longínquos.
Como as estrelas estão muito distantes da Terra,  provavelmente quando observamos seu brilho no céu, várias delas podem nem mais existir
O que é um ano-luz?
Saiba mais sobre a unidade de medida utilizada em astronomia, o ano-luz.
A lua é o satélite natural da Terra
Satélites
Saiba mais sobre os satélites e as leis da Física que regem o seu movimento.
A grande quantidade de meteoros que passam no céu em determinadas épocas do ano é chamada de chuva de meteoros
Estrelas cadentes
Clique aqui e descubra o que são as estrelas cadentes que iluminam o céu noturno da Terra!
Os planetas considerados anões não possuem massa suficiente para serem considerados planetas
Planetas anões
Clique aqui e veja as características dos cinco planetas anões conhecidos em nosso Sistema Solar.
Nessa ilustração, a Terra está ao lado do planeta Kepler 452-b, descoberto em 2015 por meio da sonda Kepler
Missão Kepler
Saiba tudo sobre a Missão Kepler, que tem por objetivo procurar planetas que tenham condições de abrigar vida!