Asteroides
Os asteroides são formados por fragmentos de rochas presentes no Sistema Solar. Eles possuem características variadas em termos de superfície, diâmetro e composição. A descoberta dos asteroides deu-se em razão da evolução dos estudos matemáticos e astronômicos. Atualmente, há mais de um milhão de asteroides catalogados pela ciência. A formação dos asteroides está atrelada ao processo de origem do Universo. A maior concentração deles está entre os planetas Marte e Júpiter.
Leia também: Lua — o único satélite natural da Terra
Resumo sobre asteroides
-
Os asteroides são fragmentos rochosos, compostos especialmente por minerais silicatos e metálicos e que estão presentes no Sistema Solar.
-
Eles foram formados bilhões de anos atrás como uma das principais consequências do processo de origem do Universo.
-
São um conjunto de corpos celestes com características bastante variáveis em termos de superfície, diâmetro e composição.
-
Em razão da sua composição mineral, são classificados em três grandes tipos: Tipo M, Tipo C e Tipo S.
-
O asteroide Vesta, com cerca de 560 quilômetros de diâmetro, é a maior asteroide em termos de tamanho catalogado na atualidade.
Videoaula sobre asteroides
O que são asteroides?
Os asteroides são fragmentos rochosos presentes no Sistema Solar. Eles foram formados em conjunto com o surgimento do Universo, bilhões de anos atrás, por meio de fragmentos e restos de rocha dispostos no Sistema Solar. Os asteroides são compostos principalmente por minerais como os silicatos.
Principais características dos asteroides
Os asteroides são um conjunto de corpos celestes com características bastante variáveis, especialmente em razão da sua formação, oriunda de fragmentos de rochas dispostos no Sistema Solar. Nesse sentido, os asteroides possuem formatos irregulares, pesos variáveis e diferentes tamanhos. A sua composição é basicamente formada por minerais como silicatos, ferro e níquel.
A presença de uma superfície irregular, inclusive com o registro de buracos, é uma característica importante da formação dos asteroides, fruto da sua origem atrelada aos restos rochosos de outros corpos celestes. Os asteroides movimentam-se de forma bastante rápida pelo Sistema Solar, em interação com outros objetos celestes, como os meteoros e os cometas.
Leia também: Quais são os planetas do Sistema Solar?
Quais são os tipos de asteroides?
A tipologia dos asteroides é resultante da categorização desses corpos celestes conforme a sua composição mineral. Desse modo, há três grandes tipos de asteroides:
-
Tipo M: conjunto de asteroides formados principalmente por rochas de origem metálica, como o ferro e o níquel.
-
Tipo C: conjunto de asteroides originados de rochas silicatadas e metálicas, além de minerais hidratados e carbonáceos.
-
Tipo S: conjunto de asteroides formados principalmente por rochas de origem silicatada, com baixa presença de minerais metálicos.
Descoberta dos asteroides
Os asteroides foram descobertos mediante a aplicação de fórmulas matemáticas que permitiram a identificação do diâmetro de pequenos corpos celestes, como os planetas anões. A análise das descobertas oriundas da aplicação dessas fórmulas, por pesquisadores europeus como William Herschel (1738-1822) e Giuseppe Piazzi (1746-1826), possibilitou o enquadramento dos asteroides em uma categoria específica de corpos celestes. Esses estudos permitiram ainda a localização desses corpos no Universo e sua caracterização em diferentes tipos.
Como os asteroides são formados?
A formação dos asteroides está diretamente vinculada à origem do Universo. Conforme houve a formação dos grandes corpos celestes, como os planetas, diferentes fragmentos de rochas ficaram dispersos ao longo do Sistema Solar, dando origem aos pequenos corpos celestes, como os asteroides.
Eles são oriundos de blocos concretos de rocha espacial de outros corpos celestes e, ainda, de pequenos fragmentos de rocha que se aglomeraram por meio da ação da gravidade. A formação dos asteroides está diretamente vinculada ao seu formato predominantemente irregular, ao seu tamanho variado, à presença de buracos na sua superfície e, também, à composição mineralógica diversificada.
Maiores asteroides do Sistema Solar
O tamanho de um asteroide está diretamente vinculado ao seu diâmetro. As descobertas científicas estão cada vez mais avançadas no sentido de identificar novos corpos celestes como os asteroides. Atualmente, os maiores asteroides em diâmetro identificados pela ciência são:
-
Vesta (560 quilômetros de diâmetro);
-
Pallas (513 quilômetros de diâmetro);
-
Hígia (444 quilômetros de diâmetro).
Diferenças entre asteroides, meteoros e cometas
Os asteroides são corpos celestes de formatos variados compostos basicamente por fragmentos de rochas. Já os cometas são formados, além de rochas, por poeira espacial e gelo, além do que possuem certa luminosidade em sua cauda em razão de reações químicas. Por sua vez, os meteoros são restos de fragmentos de rochas espaciais, inclusive de asteroides e cometas, que atingem a superfície terrestre. Para saber mais sobre as diferenças entre esses corpos celestes, clique aqui.
Curiosidades sobre asteroides
-
Atualmente, há mais de um milhão de asteroides catalogados pelas instituições científicas, com destaque para os localizados entre Marte e Júpiter.
-
O chamado Cinturão dos Asteroides, entre os planetas Marte e Júpiter, é a maior concentração de asteroides do Universo.
-
O dia 30 de junho foi a data escolhida pela Organização das Nações Unidas (ONU) para a comemoração do Dia Internacional do Asteroide.
-
A queda de um asteroide na Sibéria (Rússia) em 1908 é considerado o maior evento de impacto de um asteroide na superfície terrestre registrado oficialmente.
Fontes:
REDAÇÃO NATIONAL GEOGRAPHIC BRASIL. O que é um asteroide?. National Geographic Brasil. Disponível em: <https://www.nationalgeographicbrasil.com/espaco/2022/10/o-que-e-um-asteroide>.
REDAÇÃO NATIONAL GEOGRAPHIC BRASIL. Os 5 fatos que você não sabia sobre os asteroides. National Geographic Brasil. Disponível em: <https://www.nationalgeographicbrasil.com/espaco/2023/06/os-5-fatos-que-voce-nao-sabia-sobre-os-asteroides#:~:text=Os%20asteroides%20s%C3%A3o%20muitos%2C%20mas%20ocupam%20pouco%20espa%C3%A7o&text=Desde%20Vesta%2C%20que%20mede%20530,da%20Terra%2C%20revela%20a%20Nasa.>.
UNIVERSIDADE FEDERAL DE MINAS GERAIS. Asteroides e meteoros: existe diferença?. UFMG. Disponível em: <https://www.ufmg.br/espacodoconhecimento/asteroides-e-meteoros/>.
UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL. Asteroides. UFRGS. Disponível em: <http://astro.if.ufrgs.br/solar/asteroid.htm>.
UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL. Introdução aos asteroides. UFRGS. Disponível em: <https://www.if.ufrgs.br/ast/solar/portug/asteroid.htm#:~:text=Aster%C3%B3ides%20s%C3%A3o%20objectos%20rochosos%20e,%C3%A0%20dimens%C3%A3o%20de%20pequenas%20pedras.>.