Whatsapp icon Whatsapp

Fator de Proteção Solar (FPS)

O fator de proteção solar (FPS) é um índice que estabelece o tempo máximo de exposição ao Sol quando a pele está protegida por algum tipo de protetor solar.
Mulher passando protetor solar, um produto que possui fator de proteção solar (FPS).
Protetores solares possuem um FPS, que é um índice que determina o tempo máximo de exposição ao Sol.

O fator de proteção solar (FPS) é um índice que estabelece o tempo máximo de exposição ao Sol quando a pele está protegida por algum tipo de protetor solar. Ele é calculado a partir do tempo mínimo de exposição aos raios solares capaz de gerar vermelhidão na pele, chamada eritema.

Leia também: Como funcionam os protetores solares?

Afinal, o que é o fator de proteção solar (FPS)?

O fator de proteção solar (FPS) é um índice que determina o tempo de exposição aos raios solares, com a pele devidamente protegida, sem que ocorra eritema, isto é, a vermelhidão gerada pela dilatação dos vasos sanguíneos.

Imagine que o tempo de exposição ao Sol capaz de gerar eritema em um indivíduo com a pele desprotegida seja de cinco minutos. Com o uso de um protetor solar de FPS 20, esse tempo será vinte vezes maior, assim, o indivíduo poderá permanecer exposto aos raios solares por até 100 minutos sem sofrer danos. Existem diversos tipos de FPS, tais como: FPS 15, FPS 20, FPS 30, FPS 50, FPS 70, FPS 80, FPS 90 e FPS 99.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Como o fator de proteção solar (FPS) é calculado?

O fator de proteção solar (FPS) é calculado a partir da dose mínima de eritema (DME), que é o tempo mínimo de exposição aos raios solares capaz de gerar vermelhidão na pele. A razão entre o DME para a pele protegida pelo DME da pele desprotegida fornece o fator de proteção solar (FPS) para uma substância protetora.

Fórmula mostrando como o fator de proteção solar (FPS) é calculado.

Vale ressaltar que os valores da DME para a pele desprotegida dependem do tipo de pele exposta às radiações. Assim, quanto mais escura for a pele, maior será o tempo de exposição aos raios solares sem a ocorrência de eritema.

Veja também: Câncer de pele — tipo de câncer que está associado exposição inadequada ao Sol

Tipos de radiação ultravioleta

Ilustração representativa dos tipos de radiação ultravioleta, que são barradas por produtos que usar fator de proteção solar (FPS).
Tipos de radiação ultravioleta.

Ao se expor à radiação solar, a pele será atingida por raios ultravioleta, tipos de onda eletromagnética de alta frequência. As radiações ultravioleta são divididas em três grupos, de acordo com suas características físicas e sua capacidade de penetração na pele humana.

  • UVA: Tipo de radiação ultravioleta com comprimento de onda compreendido entre 315 nm e 400 nm (1 nm = 1 x 10 – 9 m). Essa radiação atravessa totalmente a camada de Ozônio e, ao atingir a pele humana, penetra até nas camadas mais profundas.

  • UVB: Tipo de radiação ultravioleta com comprimento de onda compreendido entre 280 nm e 315 nm. Essa radiação é parcialmente absorvida pela camada de Ozônio e não atinge as camadas mais profundas da pele, mas pode provocar eritema.

  • UVC: Tipo de radiação ultravioleta com comprimento de onda compreendido entre 100 nm e 280 nm. Essa radiação é totalmente absorvida pela camada de Ozônio.

Os raios UVA e UVB penetram em profundidades diferentes da pele.
Os raios UVA e UVB penetram em profundidades diferentes da pele.

A exposição aos raios ultravioleta, sem a devida proteção, pode gerar queimaduras na pele, envelhecimento precoce, problemas na visão e câncer de pele. Em quantidades adequadas, as radiações UV trazem benefícios, como a fixação da vitamina D. Saiba mais sobre radiação ultravioleta (UV) clicando aqui.

Publicado por Joab Silas da Silva Júnior

Artigos Relacionados

Camadas da pele
Conheça mais sobre a estrutura da pele e suas camadas.
Câncer de pele
Aprenda mais sobre o câncer de pele e conheça a diferença entre os tipos existentes e as principais lesões que surgem na pele com essa doença.
Destruição da camada de Ozônio
Saiba mais sobre a destruição da camada de Ozônio e entenda quais são as consequências dessa ocorrência para o ser humano.
Efeitos nocivos do sol
Veja quais são os efeitos nocivos do sol e saiba como se expor de uma maneira menos prejudicial!
Luz solar e a radiação ultravioleta
Conheça as três radiações que compõem a luz solar (infravermelho, luz visível e ultravioleta) e saiba quais são os perigos da exposição a elas.
Olhar químico sobre os protetores solares
Conheça os responsáveis por te proteger da radiação UV-B.
Olhos protegidos contra radiação U.V.
As lentes fotossensíveis bloqueiam os raios solares nocivos à visão.
Protetor Solar
Saiba mais sobre o protetor solar e sua importância para a saúde da pele.
Queimaduras
Clique aqui e entenda mais sobre queimaduras. Descubra o que são, quais as causas, tipos e graus, o que fazer para tratar e como evitar essas lesões.
Radiação ultravioleta (UV)
Clique para saber tudo sobre a radiação ultravioleta. Confira aqui o que é, seus tipos, suas aplicações, seus efeitos e muito mais.
Sol
Acesse e conheça as principais características do Sol. Descubra por quais materiais ele é formado e qual a sua estrutura interna.
Ácidos carboxílicos e filtros solares
Qual a relação entre eles?
video icon
Professora ao lado do texto"Vogal temática"
Português
Vogal temática
Vogal temática é a vogal que torna possível a ligação entre o radical e as desinências. Nesta videoaula, aprofundaremo-nos nesse assunto e analisaremos as formas de identificação adequadas desse morfema.