Whatsapp icon Whatsapp

Sol

O Sol é uma estrela anã amarela que os demais corpos celestes do Sistema Solar orbitam. Ele é formado por gases e não dispõe de nenhuma superfície sólida.
Sol
O Sol é uma estrela localizada na Via Láctea. Trata-se da estrela mais próxima do planeta Terra e a maior de todo o Sistema Solar.

O Sol é uma estrela brilhante localizada na Via Láctea a uma distância de 150 milhões de quilômetros da Terra, no centro do Sistema Solar. Embora seja milhares de vezes maior do que o nosso planeta, ela é classificada como uma estrela anã amarela.

A maior parte do Sol é composta pelos gases hélio e hidrogênio, não havendo superfícies sólidas. São, ao todo, seis camadas que formam esse astro, desde o núcleo, no seu interior, até a coroa, camada mais externa. O Sol é uma fonte primária de calor e energia, sendo de fundamental importância para a manutenção da vida no planeta Terra.

Leia também: Nebulosas — grandes nuvens encontradas no espaço interestelar

Resumo sobre o Sol

  • O Sol é uma estrela do tipo anã amarela localizada na Via Láctea.

  • É a única estrela do Sistema Solar, conjunto de corpos celestes (planetas, planetas-anões, asteroides, cometas, meteoritos) que gira em torno do Sol.

  • Tem 333 mil vezes a massa da Terra, e suas dimensões são 110 vezes maiores do que as do nosso planeta.

  • É composto essencialmente pelos gases hidrogênio e hélio.

  • O Sol é formado por seis camadas: núcleo, a mais interior delas; zona radiativa; zona convectiva; fotosfera; cromosfera; e coroa, a mais externa.

  • No núcleo acontece o processo de fusão nuclear, responsável pela geração de calor, que é transmitido por meio da irradiação e das correntes de convecção nas camadas superiores.

  • As temperaturas variam de 15,7 milhões de graus Celsius no núcleo até 5.000 °C na superfície.

  • Esse astro formou-se a partir do colapso gravitacional da nebulosa solar, há 4,5 bilhões de anos.

  • Trata-se de uma fonte primária de luz e calor. Sua radiação é fundamental para a existência e regulação dos climas na Terra, bem como para a manutenção das diferentes formas de vida no planeta.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

O que é o Sol?

O Sol é uma estrela localizada na Via Láctea. Formado essencialmente por hélio e hidrogênio, o Sol corresponde ao principal e também maior corpo celeste do Sistema Solar, composto por astros que o orbitam. Essa estrela desempenha um papel importante no fornecimento de energia na forma de calor aos planetas, além de ser fundamental para a manutenção da vida na Terra.

Características do Sol

Representação da superfície solar e de sua atmosfera.
Representação da superfície solar e de sua atmosfera.

O Sol consiste na maior estrela do Sistema Solar, além de deter aproximadamente 99,8% da massa total desse conjunto de corpos celestes. Comparativamente à Terra, a massa do Sol, estimada em 1,98 x 1031 kg, é cerca de 333 mil vezes maior do que a do nosso planeta. Em função disso, a força de gravidade que o Sol exerce sobre outros corpos celestes é de 274 m/s².

Os gases hélio e hidrogênio representam, em conjunto, 98% da composição do Sol, sendo o restante formado por metais e outros elementos químicos como o carbono e oxigênio.

Outras características importantes do Sol estão descritas logo abaixo.

  • Tamanho do Sol

O Sol é quase 110 vezes maior do que o planeta Terra. A circunferência solar mede 4,3 milhões de quilômetros, enquanto a terrestre é de pouco mais de 40 mil km. A estrela dispõe também de um raio equatorial de 695.508 km, resultando em um diâmetro de 1.391.016 km.

Trata-se do maior corpo celeste do nosso Sistema Solar, embora não seja a maior estrela da Via Láctea. Na verdade, o Sol é considerado uma estrela anã amarela, denominação essa empregada tanto em associação ao seu tamanho quanto à luminosidade que ela emite.

  • Temperatura do Sol

A temperatura do Sol varia de acordo com a camada de sua estrutura. O núcleo, que corresponde à porção central da estrutura solar, é também a sua região mais quente. É nele que ocorre o processo de fusão dos átomos de hidrogênio, resultando na formação de hélio. A fusão nuclear é responsável pela geração do calor propagado para outras camadas. Assim, a temperatura do núcleo do Sol chega a 15,7 milhões de graus Celsius.

Na superfície solar, que recebe o nome de fotosfera, a temperatura é muito menor do que no núcleo, chegando a 5.500 °C. A zona convectiva, que consiste em uma camada intermediária, apresenta temperaturas de até dois milhões de graus Celsius.

  • Idade do Sol

A origem do Sol está associada ao colapso gravitacional da nebulosa solar, uma nuvem formada por gases e poeira. Esse processo teve início há aproximadamente 4,5 bilhões de anos, que corresponde à idade do Sol.

  • Distância entre o Sol e a Terra

O Sol fica a uma distância de 150.000.000 km da Terra, sendo então a estrela situada mais próximo do nosso planeta. Essa distância foi estabelecida como uma unidade padrão de medida denominada unidade astronômica (ua), utilizada para a representação das distâncias dentro do Sistema Solar. Dessa forma, 1 ua ≅ 150.000 km.

Leia também: Quais são as maiores estrelas do universo?

Estrutura física do Sol

A estrutura física do Sol é constituída por seis diferentes camadas. Abaixo está a descrição de cada uma delas.

Figura esquemática indicando cada uma das seis camadas que formam o Sol.
Figura esquemática indicando cada uma das seis camadas que formam o Sol.
  • Núcleo: corresponde à camada mais interior do Sol. Ele possui cerca de mil vezes o tamanho da Terra, além de ser também mais denso do que o nosso planeta. Conforme vimos anteriormente, é no núcleo do Sol que acontecem as reações nucleares responsáveis pela produção dos átomos de hélio. Como resultado desse processo, há a emissão de luz e geração de calor.

  • Zona radiativa: é uma extensa camada que envolve o núcleo, correspondendo a quase metade do raio do Sol. A energia que é gerada no núcleo solar irradia através dessa região, onde a temperatura decai significativamente se comparada à primeira camada.

  • Zona convectiva: também chamada de zona de convecção, corresponde à camada posicionada acima da zona radiativa. Nela, a energia é transferida por meio das correntes de convecção formadas pelo movimento dos gases em altas temperaturas.

  • Fotosfera: corresponde à superfície do Sol. Com o auxílio de instrumentos apropriados é possível observar as colunas térmicas que ascendem da zona convectiva para a fotosfera, que aparecem na forma de grânulos. Manchas escuras são também observadas e recebem o nome de manchas solares.

  • Cromosfera: compõe a atmosfera solar, logo acima da fotosfera. Possui uma cor rosada e temperaturas mais baixas, em torno de 4.700 °C. Jatos gasosos são emitidos dessa camada em direção à coroa.

  • Coroa: camada mais exterior da atmosfera solar. A coroa é muito mais quente do que as camadas inferiores a ela, chegando a 2 milhões de graus Celsius nas áreas mais distantes da superfície. Ela consiste em uma região muito extensa, de milhões de quilômetros, formada por gases em movimento. Sua velocidade é variável e pode chegar a 400 km/s. É onde se formam os ventos solares.

Importância do Sol

O Sol é a fonte primária de energia para os planetas que integram o Sistema Solar, proporcionando o desenvolvimento e a manutenção da vida na Terra. O calor que é emanado para o nosso planeta e a forma como os raios solares incidem na superfície determinam as zonas climáticas, nas quais se identifica uma série de climas distintos que são fruto da combinação dos elementos climáticos, dentre os quais se encontra a radiação solar.

Há também o aquecimento das águas dos oceanos, que provoca as correntes marítimas, da mesma forma como a diferença de temperatura do ar é responsável pelas massas de ar e pelos ventos.

A importância do Sol compreende também o fornecimento de energia para os processos biológicos primordiais para os organismos vivos do planeta, a exemplo da fotossíntese realizada pelas plantas. Além disso, o Sol fornece calor para os seres vivos, luz diária e corresponde ainda a uma importante fonte para a geração de energia elétrica para o desenvolvimento das atividades humanas.

Sistema Solar

 Sistema Solar
O conjunto de astros celestes que orbitam o Sol recebe o nome de Sistema Solar.

O Sistema Solar é um conjunto de corpos celestes que orbitam o Sol. Esse conjunto de astros compreende meteoritos, cometas, asteroides, planetas anões e oito planetas. Os planetas do Sistema Solar estão listados na sequência de acordo com a posição de sua órbita, da mais próxima até a mais distante do Sol:

Até pouco tempo atrás (2006), Plutão era considerado o nono planeta do Sistema Solar. No entanto, mediante estudos e observações realizadas pela União Astronômica Internacional, ele acabou sendo reclassificado como um planeta anão.

Leia também: Diferença entre cometa, asteroide e meteoro

Curiosidades sobre o Sol

  • O Sol é a única estrela que compõe o Sistema Solar.

  • A radiação que sai do núcleo do Sol e se propaga pela zona radiativa demora cerca de 170 mil anos para chegar na zona convectiva.

  • Oito minutos e 20 segundos é o tempo que a luz solar demora para chegar até a Terra.

  • O Sol é 1.700 vezes menor do que a maior estrela da Via Láctea, chamada de UY Scuti.

  • Não existe superfície sólida no Sol, e por essa razão é difícil determinar quantos dias ele demora para completar a sua rotação. Estima-se que, na sua linha equatorial, esse movimento ocorra em 25 dias terrestres. Nos polos, ele é mais demorado e é completado em 36 dias terrestres.

  • O Sol está a 26 mil anos-luz do centro da Via Láctea.

  • A sonda Parker Solar Probe, da Nasa, foi a primeira da história a tocar a atmosfera do Sol. Ela adentrou a coroa solar no dia 14 de dezembro de 2021.

Publicado por Paloma Guitarrara

Artigos Relacionados

Nebulosa, onde se inicia a vida das estrelas
Ciclo de vida das estrelas
Conheça o fascinante ciclo de vida das estrelas.
Os aquecedores são instalados no piso dos cômodos porque o ar quente tende a subir em razão da convecção
Cinco coisas que você precisa saber sobre o calor
Que tal conhecer algumas curiosidades sobre o calor? Entenda mais sobre essa forma de energia extremamente relevante para a vida na Terra.
A superfície do líquido em repouso, contido em um vaso comunicante, mantém-se na mesma horizontal
Consequências da lei de Stevin
Veja aqui a definição da lei de Stevin e veja também algumas consequências dessa lei aplicada nos vasos comunicantes.
Em alguns lugares da Terra, é possível observar o brilho de um dos braços da nossa galáxia
Curiosidades astronômicas
Acesse o link para conhecer algumas curiosidades intrigantes sobre o Universo. Nos últimos anos, grandes descobertas foram feitas no âmbito da Astronomia, no entanto, há muito a se descobrir ainda. Atualmente, existem mais perguntas que respostas. Saiba mais no texto!
Na figura acima, podemos ter uma ideia das diferenças entre asteroides, cometas, meteoros e meteoritos.
Diferença entre cometa, asteroide e meteoro
Acesse o artigo e aprenda a diferenciar cometas, asteroides e meteoros. É comum confundirmos esses três tipos de formações, no entanto, existem algumas diferenças básicas entre elas. Confira quais são as características mais importantes de cada uma dessas interessantes estruturas.
As estrelas são grandes esferas de plasma que são alimentadas pela fusão nuclear.
Estrelas
Que tal saber mais sobre as estrelas? Confira o que são, do que são feitas e como é a evolução das estrelas, do seu nascimento ao seu fim.
As galáxias são estruturas celestes presentes no Universo.
Galáxia
Saiba mais sobre a formação e a evolução das galáxias, além de conhecer os três principais tipos de galáxias.
Apesar de ser representado na cor laranja ou em tons avermelhados, o Sol apresenta outra cor originalmente
Qual é a cor do Sol?
Você sabia que o Sol não é laranja? Então, qual é realmente a cor desse astro? Quando visto por observadores fora da atmosfera terrestre, o Sol apresenta uma cor específica. Por causa de suas reações de fusão nuclear, ele produz todos os comprimentos de onda da radiação visível. Descubra qual é a cor do sol!
Quantidade de movimento
Acesse e descubra o que é, qual a fórmula e como calcular uma importante grandeza física da Dinâmica: a quantidade de movimento.
Gato em queda livre (1ª imagem – suposição de queda do primeiro andar de um edifício; 2ª imagem – suposição de queda do terceiro andar de um edifício)
Quanto mais alto, maior o tombo?
Analisando a queda de um gato.
Representação dos oito planetas que formam o Sistema Solar.
Sistema Solar
Clique aqui, saiba quais são as principais características constitutivas do Sistema Solar, e conheça cada um dos oito planetas que o compõem.
Transmissão de movimento circular uniforme
Transmissão de movimento circular
Explicação da transmissão de movimento circular.
video icon
Português
Chegar em casa ou à casa
Na língua culta, o complemento do verbo “chegar” é regido pela preposição “a”, mas, coloquialmente, ainda é comum o emprego de “em”. Nesta videoaula, analisaremos a regência mais adequada desse verbo de acordo com diversas situações comunicativas.

Outras matérias

Biologia
Matemática
Geografia
Física
Vídeos
video icon
Sigmund Freud
Filosofia
Sigmund Freud
Nessa videoaula você conhecerá mais sobre a vida e estudos do "pai" da psicanálise.
video icon
Thumb Brasil Escola
Literatura
Realismo fantástico
Trazemos uma análise sobre realismo fantástico. Assista já!
video icon
Thumb Brasil Escola
Química
Funções orgânicas
Tire um tempo para entender melhor o que são as amidas.