Você está aqui
  1. Mundo Educação
  2. Física
  3. Ondulatória
  4. Formação das ondas do mar

Formação das ondas do mar

Com a ação dos ventos na sua formação, as ondas do mar movem-se em diversas direções e, com o fenômeno da refração, surgem paralelas ao quebrar na praia.

A formação das ondas do mar ocorre com a ação do vento, o qual, ao soprar por longas distâncias, empurra a água até gerar nela essas ondulações. Esse tipo de onda é classificado como mecânica, uma vez que precisa de um meio de propagação.

As ondas marítimas são formadas em todas as direções possíveis em alto-mar, mas sempre chegam à costa com a direção de propagação perpendicular à praia, quebrando-se de forma paralela na areia.

Refração

O fenômeno da refração explica o fato de as ondas do mar, mesmo sendo formadas em diversas direções por causa da ação do vento, quebrarem-se paralelas ao chegar à praia. A refração é o fenômeno ondulatório que caracteriza a alteração na velocidade de uma onda após a mudança de meio de propagação.

No caso das ondas do mar, quanto mais distantes da costa, maior é a profundidade do oceano, e, à medida em que elas avançam para regiões próximas à costa, a profundidade diminui gradativamente. Essa diminuição de profundidade pode ser entendida como uma mudança no meio de propagação, o que altera, portanto, a velocidade das ondas marítimas.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Assim, quanto menor a profundidade do oceano, mais lenta será a onda do mar, enquanto que, quanto mais próxima à costa, menor será a sua velocidade de propagação. As ondas são desviadas de suas direções de propagação pelo fenômeno da refração, gerado pela diminuição da profundidade do oceano com a aproximação da praia.

Como as ondas se quebram?

Uma onda quebra-se quando seu ponto mais alto choca-se com a areia, já próximo à costa. Isso ocorre graças à diminuição de sua velocidade, gerada pela refração e pela difração, fenômeno ondulatório relacionado à capacidade das ondas de contornar obstáculos.

Mesmo formadas em diversas direções, as ondas do mar, por causa da refração, sempre se quebram paralelas na praia
Mesmo formadas em diversas direções, as ondas do mar, por causa da refração, sempre se quebram paralelas na praia
Publicado por: Joab Silas da Silva Júnior
Assuntos relacionados
As ondas são movimentos das águas oceânicas provocados pela ação do vento.
Movimento das águas oceânicas
Como as águas dos oceanos se movem e suas características.
Exemplos de reflexão de ondas
Reflexão de uma onda
Clique aqui e entenda o que é a reflexão de uma onda e veja alguns exemplos!
Na sequência vemos que enquanto C percorre um comprimento de onda, o ponto P efetua uma oscilação
Velocidade de propagação de uma onda
Veja aqui como podemos determinar a velocidade de uma onda mecânica.
A onda sofre refração ao passar do meio de propagação 1 para o meio de propagação 2
Refração de ondas
Veja aqui a definição de refração de ondas e como pode ser calculado o desvio na direção de propagação da onda refratada.
Interferência sobre a superfície da água
Interferência de ondas
Clique aqui para conhecer a interferência das ondas, fenômeno que ocorre quando duas ondas encontram-se com a mesma fase ou em fases opostas.