Você está aqui
  1. Mundo Educação
  2. Geografia
  3. Geografia Física
  4. Movimento das águas oceânicas

Movimento das águas oceânicas

Os oceanos são imensas massas de água salgada que abrangem grande parte da superfície terrestre. A enorme quantidade de água contida nos oceanos não permanece parada, pelo contrário, elas se movimentam o tempo todo. Dentre os principais movimentos podemos citar: as ondas, as marés e as correntes marítimas.

As ondas são movimentos provocados pelo vento, que sopra sobre a superfície das águas oceânicas. Quando as ondas se aproximam do litoral, elas se dobram e se quebram. Áreas de mar aberto apresentam ondas maiores. No Havaí formam-se ondas gigantescas, atingindo até 10 metros de altura.

As marés correspondem ao movimento que as águas realizam diariamente, as quais avançam e recuam. Esse fenômeno se dá por meio de forças gravitacionais que o Sol e a Lua exercem sobre a Terra. Existem dois tipos de marés: alta ou preamar e baixa ou baixa-mar. Quando as águas oceânicas avançam, dizemos que a maré é alta e quando recuam, é a maré baixa. Esse fenômeno ocorre em períodos de cerca de 6 horas.

As correntes marítimas são massas menores de água que se deslocam por distintas direções, mantendo suas características de cor, salinidade e temperatura, isso quer dizer que elas não se misturam. Esse deslocamento é proveniente da ação dos ventos e também pelo movimento de rotação da Terra. Por causa disso, as correntes marítimas realizam deslocamentos distintos de acordo com os hemisférios em que se encontram. No hemisfério Norte as corrente seguem no sentido horário e no hemisfério Sul desloca no sentido anti-horário.

No mundo existem dois tipos de corrente marítima, são elas: correntes quentes e correntes frias. As primeiras originam-se na zona tórrida da Terra e se dirigem rumo às zonas polares. As segundas se formam nas zonas polares e deslocam em direção à zona intertropical da Terra.
As ondas são movimentos das águas oceânicas provocados pela ação do vento.
As ondas são movimentos das águas oceânicas provocados pela ação do vento.
Publicado por: Eduardo de Freitas
Assuntos relacionados
As ilhas de calor concentram-se nos grandes centros urbanos por conta da dificuldade de dispersão do calor nesses espaços
Ilhas de Calor
Entenda o que o são Ilhas de Calor, suas causas, consequências e onde se elas concentram.
70% da superfície do nosso planeta é formada por água
Hidrosfera
Conheça o conceito e a importância da hidrosfera, bem como as suas diferentes características e peculiaridades.
Placa alertando para o perigo de um tsunami, na Tailândia
Tsunami
Você sabe como se forma um tsunami? Clique aqui e descubra essa e outras informações sobre esse fenômeno!
As variações observadas na atmosfera ao longo de um dia dizem respeito às condições do tempo de um determinado lugar.
Qual é a diferença entre tempo e clima?
Descubra a diferença entre tempo e clima. Saiba quais são as definições de cada um, bem como os elementos que os influenciam. Veja também o que é previsão do tempo.
Nas bacias sedimentares, as rochas organizam-se em camadas
Bacias Sedimentares
O conceito, a formação, as características e a importância das bacias sedimentares.
Mesmo formadas em diversas direções, as ondas do mar, por causa da refração, sempre se quebram paralelas na praia
Formação das ondas do mar
Compreenda como, mesmo movendo-se em diversas direções na sua formação, as ondas do mar sempre se quebram paralelas ao chegar à costa.
Constelação Órion conhecida como Três Marias
Constelações
Constelações, o que é constelação, as constelações antigamente, a determinação do zodíaco, o que é o zodíaco, as constelações boreais, a utilização das constelações, a constelação mais popular do Brasil.
Planície do Pampa, localizada entre Brasil e Argentina
Planícies
Aprenda mais sobre a forma de relevo conhecida como planície, que é encontrada não só em território brasileiro, mas também em todo o mundo. Este texto abordará a definição de planície, os processos que a originaram e suas particularidades. Venha conhecer também a maior planície alagável do mundo.
Construção destruída por um terremoto na Turquia
Terremotos
O conceito, os níveis de intensidade e as causas possíveis dos terremotos.
Os maremotos podem gerar terríveis catástrofes
Maremoto
Qual é a definição de maremoto? Quais são as suas causas? Qual é a diferença entre maremoto e tsunami? Clique aqui e descubra!
É injetado álcool puro na veia dos micos para que fiquem quietos.
Tráfico de animais
Tráfico de animais, o que é tráfico de animais, a captura dos animais silvestres, como os animais são transportados, o tráfico de animais no Brasil, perigos da criação de animais silvestres.