Whatsapp icon Whatsapp

Lei de Snell-Descartes

A lei de Snell-Descartes relaciona os ângulos formados entre os raios de luz e a reta normal com os índices de refração dos meios em análise.
Por conta da refração sofrida pela luz na passagem do ar para a água, se tem a sensação de que o objeto está partido
Por conta da refração sofrida pela luz na passagem do ar para a água, se tem a sensação de que o objeto está partido

A refração é o fenômeno óptico caracterizado por uma alteração na velocidade da luz em decorrência da mudança de meio de propagação.

Índice de refração

O índice de refração caracteriza cada meio de propagação da luz, revelando a intensidade da alteração da velocidade das ondas luminosas geradas. Esta grandeza adimensional é determinada pela relação entre a velocidade da luz no vácuo (c) e a velocidade da luz no meio em análise (v).

Se um determinado meio de propagação possui índice de refração igual a 1,5, isso significa que, ao penetrar neste meio, a luz possuirá uma velocidade 1,5 vezes menor que sua velocidade máxima no vácuo (3,0 x 108 m/s).

Ângulos de incidência e refração

A imagem abaixo mostra um raio de luz sofrendo refração, passando de um meio com índice de refração n1 para outro meio com índice n2.

Ângulos da refração

A reta normal (N) é perpendicular à superfície de separação entre os meios 1 e 2. O ângulo θ1 é denominado ângulo de incidência, e sempre é formado entre o raio de luz incidente e a reta normal. O ângulo θ2 é denominado ângulo de refração, e sempre é formado entre o raio de luz refratado e a reta normal.

Caso o raio de luz passe para uma região de maior índice de refração, ocorrerá diminuição no valor da velocidade, e então ele se aproximará da reta normal. Se o raio de luz mudar para uma região de menor índice de refração, ocorrerá aumento no valor da velocidade, e então ele se afastará da reta normal.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Lei de Snell-Descartes

Proposta em 1621 pelo matemático Villebrord Snell e pelo filósofo René Descartes, a conhecida lei de Snell-Descartes relaciona os ângulos de incidência e refração com os índices de refração dos meios envolvidos.

Esta lei determina que o produto do seno do ângulo formado entre o raio de luz e a reta normal e o índice de refração do meio deve ser constante. A partir da imagem anterior, podemos escrever esta lei da seguinte forma:

Caso o raio de luz passe para uma região de maior índice de refração, ocorrerá diminuição no valor da velocidade, e então ele se aproximará da reta normal. Se o raio de luz mudar para uma região de menor índice de refração, ocorrerá aumento no valor da velocidade, e então ele se afastará da reta normal.

Exemplo:

(UEFS BA) Um raio luminoso incide sobre a superfície de separação entre o ar e o vidro com um ângulo α = 60° e refrata com um ângulo β = 30°, como mostra a figura.

Considerando sen30º = cos60º = 0,5; sen60º = cos30º = 0,87; o índice de refração do ar igual a 1 e o índice de refração do vidro igual a n, então o valor de n é igual a

01. 1,48

02. 1,57

03. 1,63

04. 1,74

05. 1,83

Resposta:

A partir da aplicação da lei de Snell-Descartes, podemos definir o índice de refração do vidro.

Publicado por Joab Silas da Silva Júnior

Artigos Relacionados

Decomposição da luz branca
Veja aqui a decomposição da luz branca, fenômeno no qual a luz policromática se decompõe em infinitas cores monocromáticas.
Difração
Clique aqui e saiba mais sobre o fenômeno da difração. Descubra como ele ocorre e quais são os seus tipos.
Fibra óptica
Clique aqui, saiba para que serve a fibra óptica, descubra como ela funciona e conheça suas vantagens e desvantagens.
Refração atmosférica
A refração atmosférica é um fenômeno que acontece com bastante frequência. Confira!
Refração da Luz
Refração da Luz, o que é refração, características da refração da luz, Índice de refração absoluta, Índice de refração relativa, Leis da refração, Lei de Snell.
Refração da luz
Você sabe o que é a refração da luz? Saiba o que é esse fenômeno óptico, conheça as fórmulas da refração e confira alguns exercícios resolvidos sobre esse tema!
Refração de ondas
Veja aqui a definição de refração de ondas e como pode ser calculado o desvio na direção de propagação da onda refratada.
video icon
Escrito"Sociedade do consumo" sobre uma imagem de várias pessoas reunidas com várias sacolas de compras como representação da Sociedade do consumo.
Sociologia
Sociedade do consumo
Uma sociedade formada principalmente por consumidores pode ter consequências profundas na forma de viver da humanidade. Veja esse e outros aspectos da sociedade do consumo.