Whatsapp icon Whatsapp

Meios de propagação da luz

Meios de propagação da luz podem ser opacos, translúcidos ou transparentes. Quando a luz atravessa esses diferentes tipos de meios ópticos, ela sofre parcialmente os fenômenos ópticos de transmissão, refração, absorção, reflexão etc., de acordo com as características ópticas de cada meio.

Veja também: Instrumentos ópticos - facilitam a visualização de determinados objetos

Meios ópticos

Todo meio em que a luz se propaga pode ser chamado de meio óptico. Uma vez que luz é uma forma de onda eletromagnética, ela também é capaz de se propagar no vácuo, e, de fato, esse é o meio em que ela se propaga com a maior velocidade conhecida, c = 299.792.458 m/s (o símbolo c é usado para a velocidade da luz).

Existem meios ópticos opacos, translúcidos e transparentes.
Existem meios ópticos opacos, translúcidos e transparentes.
  • Tipos de meios ópticos

Existem basicamente três tipos de meios ópticos, são eles os meios opacos, translúcidos e transparentes. Não há uma distinção clara entre eles, uma vez que, em quaisquer meios ópticos, a luz pode sofrer transmissão, reflexão e absorção parcial. Além disso, quando se classifica um meio quanto à propagação da luz em seu interior, devemos ter claro em nossas mentes que essas propriedades são válidas para aquela frequência de luz.

Um exemplo disso é o nosso corpo, que permite uma passagem parcial de luz vermelha. Quer fazer o teste? Acenda a lanterna do seu celular e tampe-a com um dedo. Você perceberá que somente a luz vermelha é capaz de atravessá-lo, nesse caso, uma vez que o dedo não é completamente transparente à luz vermelha, dizemos que ele é translúcido para ela.

Meios opacos

Os meios opacos são aqueles que não possibilitam a transmissão da luz. Quando iluminamos uma placa de metal, por exemplo, nenhuma porção da luz é capaz de atravessá-la, portanto, trata-se de um meio opaco. Perceba que o meio opaco não é um meio sem brilho, mas sim um meio que não permite que a luz o atravesse.

Exemplos: metal, madeira, gesso, papelão, osso etc.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Meios translúcidos

Meios translúcidos são aqueles em que a luz pode ser transmitida. Nesses meios, a luz é parcialmente absorvida, além disso, quando olhamos através deles, conseguimos enxergar a silhueta dos objetos, no entanto, não os enxergamos com definição. Nos meios translúcidos, a passagem da luz é irregular, ou seja, a luz que emana deles tem direções diferentes dos raios de luz que incidem sobre eles.

Exemplos: neblina, papel vegetal etc.

Meios transparentes

Os meios ópticos transparentes são aqueles em que a luz pode ser transmitida com pouca ou nenhuma absorção (no caso do vácuo). Nesses meios, quase toda luz é transmitida e enxergamos os objetos com grande facilidade. Além disso, quando a luz atravessa um meio transparente, sua trajetória permanece regular.

Exemplos: ar, alguns tipos de vidro, água pura etc.

Veja também: Espectro eletromagnético - o que é, o que significa e como funciona

Exercícios sobre meios de propagação da luz

Questão 1) (IFCE) Considere as seguintes afirmativas.

I. Os meios transparentes são meios em que a luz os percorre em trajetórias bem definidas, ou seja, a luz passa por esses meios regularmente.

II. Nos meios translúcidos, a luz não se propaga. Esses meios absorvem e refletem essa luz, e a luz absorvida é transformada em outras formas de energia.

III. Nos meios opacos, a luz não passa por eles com tanta facilidade como nos meios transparentes: sua trajetória não é regular.

É(são) verdadeira(s):

a) apenas I
b) apenas II
c) apenas III
d) I e III
e) II e III

Gabarito: Letra A

Resolução:

Vamos analisar as alternativas:

I – VERDADEIRA
II – FALSA: A luz não se propaga somente nos meios opacos.
III – FALSA: A trajetória da luz não é regular nos meios translúcidos.

Questão 2) (UEL) Considere as seguintes afirmativas:

I- A água pura é um meio translúcido.
II- O vidro fosco é um meio opaco.
III- O ar é um meio transparente.

Sobre as afirmativas acima, assinale a alternativa correta.

a) Apenas a afirmativa I é verdadeira.
b) Apenas a afirmativa II é verdadeira.
c) Apenas a afirmativa III é verdadeira.
d) Apenas as afirmativas I e a III são verdadeiras.
e) Apenas as afirmativas II e a III são verdadeiras.

Gabarito: Letra C

Resolução:

Vamos analisar as alternativas:

I – FALSA: A água pura é transparente.
II – FALSA: O vidro fosco é um meio opaco.
III – VERDADEIRA

Publicado por Rafael Helerbrock

Artigos Relacionados

Decomposição da luz branca
Veja aqui a decomposição da luz branca, fenômeno no qual a luz policromática se decompõe em infinitas cores monocromáticas.
Fenômenos Opticos
Clique aqui e conheça as características dos fenômenos ópticos!
Interação luz-matéria
Este artigo apresenta os diferentes efeitos que acontecem na interação luz-matéria. Conheça aqui os conceitos de meios transparentes, translúcidos, opacos e absorvedores.
Luz e visão
Veja aqui um breve estudo que relaciona a luz à nossa visão e que aborda também os conceitos de visão adotados da Antiguidade até os dias de hoje.
Meios: Transparentes, Translúcidos e Opacos
Meio Transparente, Meio Translúcido, Meio Opaco, Propagação da luz, Absorção a luz, Reflexão da luz, Vácuo, Fenômenos da física, Energia, Conversão de energia, Formas de energia.
Natureza da luz
Conheça as diversas teorias a respeito da natureza da luz e qual é a mais aceita atualmente.
Ondas eletromagnéticas
Clique aqui e entenda o que são as ondas eletromagnéticas, aplicadas no cotidiano em celulares e na transmissão via satélite.
Refração da luz
Você sabe o que é a refração da luz? Saiba o que é esse fenômeno óptico, conheça as fórmulas da refração e confira alguns exercícios resolvidos sobre esse tema!
video icon
"Matemática do Zero | Relações métricas no triângulo retângulo" escrito sobre fundo azul
Matemática do Zero
Matemática do Zero | Relações métricas no triângulo retângulo
Nessa aula veremos que a partir de um triângulo retângulo podemos determinar a altura relativa à hipotenusa e as projeções dos catetos. Para calcular essas medidas, deduziremos fórmulas através de semelhança de triângulos. Essas fórmulas possuem como nome RELAÇÕES MÉTRICAS NO TRIÂNGULO RETÂNGULO.