Whatsapp icon Whatsapp

Momento ou Torque de uma Força

Ao trocar o pneu de um carro utilizamos uma chave (chave de rodas em formato de L) que, em contato com a porca que prende a roda e estando sob a ação da força aplicada por nós (força resultante/decomposição deve ser perpendicular ao braço da chave), produz a rotação da porca, permitindo-nos a retirada da roda e a troca do pneu.

A retirada da porca com a chave citada torna-se mais fácil à medida que aumentamos o “braço” da chave, exigindo-nos menor quantidade de força para que possamos executar um mesmo trabalho.

Ações que executamos no cotidiano, como abrir uma porta, trocar o pneu de um carro utilizando uma “chave de rodas”, dentre outras circunstâncias, exigirá de nós menor quantidade de força se o braço da “alavanca” for aumentado.

A grandeza física associada ao movimento de rotação de um determinado corpo em razão da ação de uma força é denominada torque, ou seja, o torque é definido como o produto da força f aplicada em relação a um determinado ponto (polo) pela distância que separa o ponto de aplicação dessa força ao ponto (polo).
Interpretaremos a expressão matemática T = F.d na qual T será positivo se a rotação ocorrer no sentido horário, pois se ocorrer no anti-horário, será negativo. A partir da figura 1.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)


A alavanca será rotacionada em virtude da aplicação da força F.

Eis o conceito que justifica o motivo da maçaneta da porta de sua casa ficar longe da dobradiça (polo), pois se estivesse próxima necessitaríamos de mais força para abri-la ou fechá-la.
Caso ainda tenha dúvida acerca das aplicações desta grandeza; tente abrir uma porteira aplicando a força bem próxima das dobradiças e verá o resultado.

Publicado por Frederico Borges de Almeida
Assista às nossas videoaulas

Artigos Relacionados

Determinando o valor do campo gravitacional
Este artigo apresenta uma maneira simples de determinar o valor do campo gravitacional da Terra ou de um planeta qualquer.
Diferença entre dinamômetro e balança
Entenda aqui um pouco mais sobre a diferença entre um dinamômetro e uma balança.
Função horária da aceleração no MHS
Estudo do movimento oscilatório: determinando a função horária da aceleração no MHS.
Hidrodinâmica
Clique aqui e conheça quais sãos os estudos da hidrodinâmica!
Vetores unitários
Veja aqui como realizar matematicamente operações com vetores unitários e confira alguns exemplos.