Movimento progressivo e retrógrado
No estudo do movimento uniforme, existe a determinação da função horária da posição, equação que fornece a posição em que se encontrará um móvel após certo intervalo de tempo. A função horária da posição para o movimento uniforme é dada por:
s = s0 + v.t
s: Posição final;
s0: Posição inicial;
v: Velocidade;
t: Instante de tempo.
Os movimentos dos móveis sempre obedecem a uma orientação, seguindo uma reta numerada que indicará o sentido do aumento e da diminuição das posições. Como exemplo, podemos citar as placas indicadoras de quilometragem nas rodovias que mostram ao motorista qual é a posição ocupada por ele em relação a um ponto de origem denominado de marco inicial. Se o motorista afasta-se do marco inicial, os valores de sua posição aumentam; mas se ele se aproxima do ponto zero, seus valores de posição diminuem.
-
Movimento progressivo
O movimento de um móvel será classificado como progressivo se a sua velocidade estiver no mesmo sentido do crescimento dos valores das posições. Nesse caso, a velocidade será considerada um número maior que zero (v > 0).
Assim sendo, a função horária da posição deve ser usada como: s = s0 + v.t.
Como a função horária do movimento uniforme é uma função do primeiro grau, o gráfico para o movimento progressivo é uma reta crescente.
-
Movimento retrógrado
O movimento de um móvel será classificado como retrógrado se a sua velocidade estiver no sentido oposto ao crescimento das posições. Nesse caso, a velocidade será considerada um número menor que zero (v < 0).
Assim sendo, a função horária da posição deve ser usada como: s = s0 – v.t.
Como a função horária do movimento uniforme é uma função do primeiro grau, o gráfico para o movimento retrógrado é uma reta decrescente.