Whatsapp icon Whatsapp

Qual é a cor da água?

A água é uma substância parcialmente transparente e capaz de absorver os comprimentos de onda mais longos da luz, como o vermelho, o laranja e o amarelo.
O azulado da água surge pela absorção da luz visível. A água consegue absorver comprimentos de onda próximos do vermelho e do laranja.
O azulado da água surge pela absorção da luz visível. A água consegue absorver comprimentos de onda próximos do vermelho e do laranja.

Qual é a cor da água?

A água não é capaz de emitir luz visível. Assim como diversas substâncias e corpos ao nosso redor, como o ar, as paredes, as nuvens, as árvores, entre outros, ela somente reflete a luz que incide sobre ela, portanto, dizemos que a água é uma fonte secundária de luz.

Também chamados de corpos iluminados, as fontes secundárias de luz possuem sua cor definida pela luz que as ilumina, e a água não é uma exceção. O tom azulado da água surge em razão de sua capacidade de absorver a porção da luz correspondente aos maiores comprimentos de onda do espectro visível: as cores “quentes”, como o vermelho, amarelo e laranja. Chamamos de espectro visível todas as cores que podemos enxergar.

Veja também: Cinco curiosidades sobre as cores

A luz solar é policromática, ou seja, nela podemos encontrar todos os comprimentos de onda correspondentes à luz visível, compreendidos entre o vermelho e o violeta. Quando a luz visível percorre grandes profundidades de água, a absorção pelo meio aquoso torna-se expressiva, e os outros comprimentos de onda, como o azul e o violeta, são refletidos pelas moléculas de água em um processo chamado de espalhamento. Uma consequência natural disso é que, quando olhamos para a água em um copo de vidro, ela nos parece quase transparente. Quanto maior a profundidade da água, mais luz ela absorverá. Águas rasas, portanto, tendem a ser mais transparentes.

A absorção da luz pela água depende do comprimento de onda da luz. Em água pura, por exemplo, a luz vermelha consegue chegar a profundidades de até 15 m; a luz amarela, até 30 m; a luz laranja, por sua vez, percorre até 50 m antes de ser absorvida. A luz azul é aquela que consegue penetrar mais longe, iluminando até 100 m de profundidade. A partir dessa distância, por mais cristalina que seja a água, não veremos qualquer luz visível.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)


Outras cores para a água

Algumas impurezas, como micro-organismos e sais minerais, diluídas na água podem diminuir ainda mais a transmissão de luz. Essas impurezas também podem absorver a luz de forma diferente, alterando a tonalidade da água. Em regiões costeiras, por exemplo, é comum que a água do mar apresente tons esverdeados ou até mesmo marrons.

Outro fator interessante é que, quando agitada, a água tende a refletir mais luz. Isso ocorre porque a agitação da água favorece a diluição de gases atmosféricos em seu interior, formando pequenas bolhas. Essa diluição de gases diminui a absorção de luz pela água, tornando a reflexão da luz mais evidente. É por isso que as cristas das ondas apresentam tons claros, próximos ao branco. De forma similar, justifica-se a coloração branca do gelo. Quando a água inicia seu processo de fusão, o congelamento começa de fora para dentro, aprisionando moléculas de gás nas regiões centrais do gelo.


Quando as ondas quebram, observamos uma coloração branca por causa do aumento da refletividade da luz, graças à diluição de gases no interior da água.

pornliz suckporn porndick
Publicado por Rafael Helerbrock

Artigos Relacionados

A Óptica e as cores dos objetos
Você sabe como nossos olhos são capazes de perceber as diferentes cores? Clique aqui e veja a relação da Óptica com esse fenômeno.
Cinco curiosidades sobre as cores
Aprenda mais sobre o comportamento das cores com este texto que traz cinco curiosidades que você talvez nunca tenha visto!
Conceitos importantes de Óptica
Você tem dificuldade para entender alguns conceitos relativos à óptica? Clique aqui e entenda alguns dos principais tópicos desse ramo da Física.
Decomposição da luz branca
Veja aqui a decomposição da luz branca, fenômeno no qual a luz policromática se decompõe em infinitas cores monocromáticas.
video icon
"Fuga de cérebros no Brasil e no mundo" escrito em ilustração de um cérebro carregando malas para representar a ideia de fuga de cérebros
Geografia
Fuga de cérebros no Brasil e no mundo
Assista à videoaula e entenda o que é o fenômeno da fuga de cérebros. Conheça as causas da fuga de cérebros e como esse movimento se estabelece no Brasil e no mundo.

Outras matérias

Biologia
Matemática
Geografia
Física
Vídeos
video icon
videoaula brasil escola
Biologia
Transgênicos
Você sabe o que são alimentos transgênicos? Não se engane, eles estão mais presentes do que você imagina!
video icon
Videoaula Brasil Escola
Química
Alotropia
Não deixe de assistir nossa aula para fixar tudo o que você estudou sobre alotropia!
video icon
Videoaula Brasil Escola
Filosofia
Batman
Que tal assistir ao vídeo para uma análise ética sobre o herói?